Hoje, existem dezenas de teorias sobre a melhor forma de atrair clientes.

Conte uma história, dizem uns. Use imagens, dizem outros.

Mas e se a resposta for muito mais simples? E se a resposta for simplesmente apelar para algumas coisas que são tão fundamentais e essenciais como os cinco sentidos?

Na realidade, o marketing eficiente é simples assim. Conhecido como marketing sensorial, chegou para ficar até mesmo no mundo digital.

Mas afinal, o que é marketing sensorial?

Antes de falarmos sobre marketing sensorial, devemos definir a marca sensorial, que é um tipo de marketing que apela a todos os sentidos.

A marca sensorial é a marca que utiliza os sentidos dos clientes para influenciar comportamentos e habitos de compras.

Já o marketing sensorial são as técnicas usadas para atingir e influenciar os sentidos dos seus clientes em relação a marca.

Como sabemos os cinco sentidos são: visão, audição, paladar, tato e olfato. O marketing sensorial é simplesmente o processo de conquistar a confiança e a atenção de um cliente, apelando para cada um desses cinco sentidos.

A presença do marketing sensorial tornou-se incontestável dentro do planejamento estratégico em empresas do mundo todo.

Por que o marketing sensorial funciona?

Atualmente, marketing é tudo sobre a experiência do cliente. Isto é válido desde o design do seu site até a criação de seus produtos. Enquanto o cliente não obtém uma grande experiência de consumo, nada mais importa.

Como você pode imaginar, o marketing sensorial está totalmente ligado a esse conceito.

Tudo está convergindo em melhorar a experiência do cliente, e o marketing sensorial tornou-se uma tática para muitas marcas globais. Por exemplo, a Abercrombie & Fitch e o Dunkin Donuts, ambos usaram o marketing sensorial para aumentar as vendas em um ponto de venda da Coréia do Sul em 29%

O marketing sensorial fornece uma experiência completa. Por esse motivo, destaca-se como uma forma unicamente interativa de conquistar a atenção do público. Um dos maiores erros de marketing que uma marca pode cometer é atender apenas a um único sentido de cada vez.

Como apelar para os sentidos do seu público

Embora o Dunkin ‘Donuts possa parecer um candidato óbvio para o marketing sensorial, você pode questionar a adequação da sua marca ao processo. Felizmente, essa tática é muito adequada para uma variedade de setores. Veja como aplicá-lo ao seu:

Emocione-se com eles

As emoções estão em alta no marketing mais do que nunca. Se você quer fazer seus clientes acreditarem na sua marca, você deve começar fazendo um apelo emocional. Marcas como a Airbnb fazem isso lindamente, com sua campanha Belong Anywhere.

Pense desta forma: quanto mais profundamente você puder se conectar emocionalmente com seus clientes, maior a probabilidade de eles se lembrarem da sua marca. Isto, consequentemente, também lhe dará a oportunidade de apelar para os outros sentidos.

Jogue com o sentido do olfato

Quando a Dunkin Donuts usou o marketing sensorial na Coreia do Sul, lançou um cheiro de café no ar enquanto tocava um jingle da empresa. Mesmo que isso pareça um pouco extremo demais para a sua marca, ainda há maneiras de jogar com o olfato de seus clientes. Duas opções inteligentes incluem colocar anúncios com fragrâncias nas principais revistas ou usar uma fragrância proprietária em suas lojas.

O cheiro é um sentimento poderoso, e testes mostraram que cheiros agradáveis ​​podem melhorar o humor em 40%. Coloque uma identidade olfativa em sua marca e cative seu público.

Uma nota sobre o uso do cheiro em seu marketing: certifique-se de que a fragrância utilizada seja agradável, sem excessos. Enquanto um perfume tem o potencial de criar memórias positivas, ele tem o mesmo potencial para repelir o seu público. Aborde este sentido com cautela e sensibilidade.

Brinque com o toque

O toque é um sentido poderoso e o mais fácil para a maioria das marcas capitalizar. Há quase sempre um jeito da sua marca aproveitar a textura. Isso pode significar desde o uso de cartões de alta qualidade para seus gift cards, até esforçar-se para garantir que seus produtos sejam agradáveis na mão de um cliente.

Não importa como você faça, certifique-se de não negligenciar essa oportunidade sensorial essencial em seu marketing.

Faça bonito

A visão é, naturalmente, um dos sentidos mais poderosos do mundo da publicidade. Felizmente, também é a mais fácil de explorar. Para valorizar a visão, certifique-se de que o site da sua empresa seja bonito e atraente para os clientes, ou contrate um profissional para projetar suas mídias sociais e gráficos de publicidade.

A cor é um grande componente da visão, e marcas como Coca-Cola e McDonalds encontraram maneiras de usar cores para promover o reconhecimento da marca para seus produtos.

Se você ainda não tem um esquema de cores para sua empresa, agora é um ótimo momento para criar um. Contrate um profissional ou uma empresa de design se você não se sentir confortável fazendo isso sozinho. Como a cor diz muito sobre sua marca, esta é uma etapa de marketing que vale a pena investir.

Não se esqueça do som

O som assume muitas formas na publicidade. Pode ser uma música ambiente ou um slogan que você não consegue tirar da cabeçam, ou até mesmo a vinheta do plantão da Globo. Hoje, a publicidade sensorial exige que todas as marcas encontrem uma maneira de usar o som em seus esforços de branding. Ainda que pareça difícil, você pode ter certeza que sempre há um caminho para de fazer isso.

Considere sua marca de varejo favorita, por exemplo, e na sua próxima visita a uma loja preste bastante atenção no que está tocando.

Marketing sensorial para ajudar a construir sua marca

Atualmente, aproveitar o marketing sensorial é uma das formas mais inteligentes para as marcas desencadearem emoções e manterem o engajamento. Além disso, é um recurso disponível para marcas de todos os setores e especialidades. Portanto, independentemente de você vender roupas ou produtos de tecnologia, essa é uma tática que você pode (e deve) usar para expandir sua marca.

Projetado para colocar a importância da experiência do cliente na vanguarda, o marketing sensorial é um método poderoso para qualquer empresa que deseja tornar suas interações com os clientes mais significativas e atraentes. Além disso, é acessível e fácil de usar e, quando acertado, tem o potencial de reformular sua estratégia de marketing.