SQL Server, Otimizando o banco de dados. Administrador de Banco de Dados, gerando um relatório do database

No artigo a seguir, você encontrará informações sobre a otimização do desempenho do SQL Server, voltadas para desenvolvedores, consultores DBA e administradores de banco de dados que atuam em consultorias. Se você está cansado de lidar com consultas que demoram muito para serem executadas, este artigo é para você! Abordaremos diversas atividades essenciais para melhorar a performance do seu banco de dados Microsoft SQL Server.

 

Alguns dos principais tópicos abordados incluem:

  • Verificação da velocidade do servidor SQL Server
  • Ajuste de desempenho das queries
  • Ajuste de desempenho dos índices
  • Ajuste das configurações do SQL Server

Boa Leitura.

Você é um desenvolvedor, consultor DBA SQL Server ou um administrador de banco de dados que atua em uma consultoria de banco de dados?

Está cansado de ficar preso a queries SQL que demoram muito para serem executadas?

VOCÊ PRECISA COM URGÊNCIA OTIMIZAR O DESEMPENHO DO SQL SERVER

Abaixo seguem algumas atividades que você deve realizar para melhorar a performance do seu banco de dados SQL Server!

  1. Verifique a velocidade do servidor SQL Server
  2. Ajuste o desempenho das queries
  3. Ajuste o desempenho dos índices
  4. Ajuste as configurações do SQL Server

Medindo o desempenho do SQL Server

Quando os usuários vêm até você e dizem que suas consultas estão lentas, que as aplicações e sistemas estão demorando para retornar as pesquisas, você, como um administrador de banco de dados, precisa verificar se realmente o problema é no banco de dados ou em outra parte do ambiente de TI.

Esse script livre pode ajudá-lo a verificar a velocidade do banco SQL Server – sp_BlitzFirst®

Como otimizar consultas SQL

Se você tem um aplicativo interno e tem permissão para fazer a otimização da query, aqui estão algumas maneiras de localizar as consultas de longa execução no SQL Server e, em seguida, como aumentar seu desempenho. Primeiro, precisamos encontrar quais consultas otimizar, e aqui estão as ferramentas de ajuste de desempenho de consulta que utilizo:

Use o cache do SQL Server para saber quais queries você deve ajustar primeiro.  Através do Script do artigo (SQL Server com lentidão, o problema pode ser na query) você poderá realizar essa consulta. Você não precisa instalar nada para verificar o cache do SQL Server e funciona em todas as versões com suporte do SQL Server de 2008 em diante. Até funciona na nuvem! Ele lhe dará as principais consultas que consomem muitos recursos.

O script gratuito sp_WhoIsActive, vai mostrar quais queries estão sendo executadas, consultas mais lentas e mais rápidas, e pode ajudá-lo a encontrar o bloqueador principal quando as coisas estão ruins.

Database Care

Seu banco de dados saudável e monitorado por uma equipe especializada em SQL Server e Oracle Database

DBA Remoto

Seu banco de dados em mãos especializadas. Tenhas as melhorias práticas do mercado aplicadas em seu SQL Server ou Oracle Database

Como fazer o ajuste de desempenho do índice

Se você não tem permissão para otimizar as queries SQL, mas ainda precisa melhorar a performance do banco de dados, pode ser necessário otimizar o nonclustered indexes e covering indexes. Isso pode aumentar o desempenho de uma consulta SQL sem precisar reescrevê-la.

O Script gratuito sp_BlitzIndex®, verifica a integridade do banco de dados. Mostra índices ausentes, índices não usados, duplicatas, heaps e outros, assim ajudando a entender o motivo do desempenho do SQL Server está prejudicado.

Administradora de banco de dados SQL Server, em um escritório realizando consultas SQL, analisando dados

Ajuste de desempenho das configurações e hardware do SQL Server

Surpreendentemente, muitas das configurações padrão do SQL Server podem levar a um desempenho ruim. Vamos conversar sobre o que você precisa fazer:

O sp_Blitz®, verifica a integridade do servidor e pode detectar gargalos comuns de desempenho.

Alguns ajustes simples de configuração podem resultar em aumentos de desempenho de 20 a 30%, sem gastar nenhum dinheiro extra.

Precisa da otimização do banco de dados SQL Server ?

  • Não tem tempo para aprender ou otimizar o banco de dados ?
  • Precisa melhorar a performance do banco de dados de forma rápida?

A Tripletech é uma consultoria de TI localização em São Paulo, atuamos em todo o Brasil com consultoria em banco de dados, temos mais de 15 anos de experiência em serviços gerenciados de TI.

Somos especialistas em Banco de dados SQL Server e Oracle Database. Nosso serviço de DBA Remoto e Database Care atua de forma rápida na causa raiz dos problemas de performance e integridade do seu banco de dados.

Trabalhei com clientes em todo o mundo, do Google ao Stack Overflow e até clientes muito menores – mas que se importavam da mesma forma com o desempenho e a confiabilidade do SQL Server.

 

Fale com um especialista online e saiba como podemos otimizar seu banco de dados.

 

Fale com um especialista

Fale com um especialista agora, e tenha a melhor solução de TI para sua empresa.

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais: