
Vamos apresentar 6 dicas para se proteger contra Phishing.
O que é Phishing ?
Phishing é o método que hackers, cibercriminosos usam para enganar, manipular pessoas e usuários, assim conseguindo informações como usuário de login, senha e informações do cartão de crédito. Essa técnica é conhecida como engenharia social.
O ataque é feito através da comunicação eletrônica, como e-mail, sites, telefone ou mensagem em ferramentas de chat.
Guia - Segurança de TI para empresas
Nesse material aprenda como proteger a comunicação comercial, informações dos clientes, transações financeiras os dispositivos móveis que envolvem muito mais do que o controle de acesso à rede.
Saiba como se proteger dos ataques de Phising.
Este artigo contém:
- Verifique os e-mails com atenção
- Mantenha seus olhos abertos em redes sociais e app de mensagens
- Pare e pense antes de inserir as informações da conta bancária
- Use senhas diferentes
- Configure a autenticação de dois fatores para proteger as contas
- Use uma proteção confiável
Boa leitura!
- Verifique os e-mails com atenção
Sempre que receber um e-mail, não tenha pressa para respondê-lo ou seguir suas instruções. Você deve analisar se existe coerência no que está escrito no e-mail e busque sinais que possam revelar que o e-mail é uma tentativa de Phishing. Uma solução de e-mail profissional ajuda aumentar o nível de segurança de sua empresa.
- Mantenha seus olhos abertos em redes sociais e app de mensagens
Talvez você esteja acostumado a ouvir que Phishing ocorra apenas através de e-mails, porém as mensagens recebidas em redes sociais e aplicativos de mensagens tem o mesmo potencial de perigo. É possível encontrar links maliciosos em posts de amigos no Facebook, em comentários postados por embaixadores de marcas falsas no Twitter ou em DMs no Discord.
- Pare e pense antes de inserir as informações da conta bancária
Independentemente de como você acessou um site, observe se realmente você está no lugar certo antes de colocar seus dados e informações. Procure pelo site erros de digitação, imagens de má qualidade ou que não façam sentido. Lembre de verificar o endereço do site, se realmente é o site que você está querendo acessar. Fique alerta caso encontre no endereço do site hífen, números e letras, domínios estranhos.
- Use senhas diferentes
Sim, sabemos que é muito difícil usar senhas diferentes para cada site, aplicativo ou conta que você utiliza. Porém, adotando senhas diferentes e complexas com letras, caracteres especiais, números e com tamanho mínimo de 8 caracteres para cada acesso, você reduz significativamente a possibilidade de comprometer todas as suas contas, sites e aplicativos, caso você insira seu login e senha em um site de Phishing em algum momento. Por isso, é importante usar senhas exclusivas para cada site e aplicativo.
- Configure a autenticação de dois fatores para proteger as contas
Com a autenticação de dois fatores configurada, mesmo que um ataque de Phishing ocorra, e os hackers tenham acesso a suas senhas, você ainda pode estar seguro, visto que no momento que o cibercriminoso tentar acessar sua conta, o sistema pedirá o código de segurança da autenticação de dois fatores. Lembre-se, a autenticação de dois fatores deve estar configurada, por padrão vem desativada.
- Use uma proteção confiável
Buscar alerta de segurança, verificar cada link de internet, endereço de sites, a todo o momento é um trabalho cansativo e que consumo tempo. E tempo é dinheiro, certo?
Por esse motivo use uma solução de segurança que automatize a tarefa de analisar os alertas de perigo e que busque as últimas informações de segurança da informação e aplique automaticamente em seu computador e rede empresarial.
Com as soluções de segurança da Kaspersky você e sua empresa estão protegidos contra Phishing e outras ameaças virtuais.
Fale com um especialista
Fale com um especialista agora, e tenha a melhor solução de TI para sua empresa.
Acompanhe a Tripletech nas redes sociais: