Mobilidade e acesso remoto a informações do paciente exigem que hospitais reforcem a segurança em suas redes de dados e busquem sistemas mais seguros

Existe uma preocupação muito grande com segurança da informação por parte dos hospitais, clínicas médicas, bem como todo o setor da saúde, porém o grande problema é que mesmo possuindo equipes de TI extremamente competentes, a segurança dessas informações não depende somente das instituições, mas também dos fornecedores de TI.

“Boa parte dos ataques ocorrem nos próprios softwares e não nas redes, visto que é mais fácil atacar o sistema onde há maior probabilidade de se encontrar falhas, pois o próprio sistema irá prover as informações. Por esse motivo, é preciso que os provedores de sistemas também tenham uma preocupação com a segurança”.

Não adianta o departamento de TI investir em firewall, backup, antivírus e demais tecnologias de segurança da informação, se o sistema hospitalar tem falhas que não são tratas.

Se segurança de TI não fosse algo extremamente crítico e os softwares trabalhassem em um ambiente seguro, talvez uma simples ferramenta de criptografia, sistemas de usuário e senha resolveriam o problema, mas quando se trata de mobilidade e acesso web as instituições de saúde estão disponibilizando todo esse sistema para o mundo, o que significa ser atacado de qualquer lugar do mundo. “É uma escala muito maior de risco, pois há uma maior possibilidade de ataques, uma vez que essa escala se torna mundial. Uma pessoa de outro pais pode entrar em sua rede simplesmente para dizer que o sistema é falho”.

Existe dois pontos fundamentais para a segurança das informações:

  1. Não basta ter uma equipe de TI competente, é preciso ter um sistema confiável e frequentemente atualizado.
  2. É sempre trabalhar em cima de riscos para avaliar todos os tipos de falhas e ataques que seu sistema pode sofrer. “Segurança de TI é algo que deve estar na cabeça de todos, do Diretor de tecnologia do hospital, bem como no fornecedor de tecnologia”.

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