Cada departamento da empresa precisa ser representado por uma pessoa-chave, que entenda do negócio e tenha respaldo dentro de sua equipe

Nos últimos anos, a área de segurança da informação sofreu grandes alterações. Boa parte delas foi forçada pela mudança de comportamento dos hackers, que vem buscando outras formas de ataque como sequestro de dados. Outra transformação foi a consciência de que o sucesso da segurança passa também pelo treinamento de todos os funcionários da empresa e não só pela implementação de soluções de segurança de TI, como firewall, acesso remoto – VPN, antivírus.

Com as novas tendências, as empresas começaram a perceber que devem priorizar a questão comportamental para uma política de segurança bem-sucedida. E a melhor forma de começar é levar os funcionários para conhecerem melhor as tecnologias e participarem de decisões. A simples imposição de regras pode prejudicar o ambiente da empresa e fazer com que a política seja incompreendida pelos funcionários.

Cada departamento da empresa deve ser representado por um colaborador, que entenda do negócio e tenha respaldo em seu setor. Essa pessoa seria a responsável por esclarecer as regras para seus colegas e, por participar da elaboração. Dessa forma, ele seria um defensor da política de segurança. “Sem a participação desses usuários, qualquer medida de segurança tende a ser um fracasso”.

A nova atitude colaborativa das empresas faz parte de uma segunda fase, que é a governança da segurança da informação, encarada como um dos vetores da governança corporativa. No entanto, a alta gestão não pode ficar de fora dos trabalhos. Quando as políticas são formuladas sem a participação dos principais executivos, os funcionários acabam não aderindo, mesmo que haja treinamentos.

Fale com um especialista

Fale com um especialista agora, e tenha a melhor solução de TI para sua empresa.

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais: