Sigla em inglês para rede de longa distância definida por software, a SD-WAN é vista por muitos como o carro-chefe da próxima geração de soluções de rede. Isso porque oferece às empresas que migram para essa tecnologia diversos benefícios, que vão da maior agilidade e desempenho dos aplicativos à redução de custos e segurança de rede.

Capaz de atender à crescente demanda do armazenamento em nuvem, a SD-WAN é alternativa às arquiteturas de rede convencionais, que não foram criadas para atender a negócios que guardam dados e ferramentas de trabalho na nuvem. Além de solucionar o problema do aumento da necessidade de banda larga para conexões com sistemas baseados em multi-clouds.

Em expansão, as previsões indicam que o segmento de SD-WAN crescerá 59% ao ano até 2021, se tornando um mercado de US$ 1,3 trilhões. Entre os muitos benefícios que motivam esse expressivo crescimento, estão a possibilidade de acesso mais fácil a aplicativos baseados em nuvem e SaaS (software como serviço) para filiais distribuídas geograficamente e frente de trabalho móvel.

A seguir, listamos outras vantagens de migrar para a WAN definida por software e também apresentamos um dos principais desafios para quem usa essa tecnologia. Continue a leitura!

5 benefícios da SD-WAN para as empresas

Conheça cinco dos benefícios de implantar a rede de longa distância definida por software na sua empresa:

1. Experiência de acesso a aplicativos aprimorada

À medida que as empresas expandem seu portfólio de nuvem e SaaS, as filiais e os funcionários remotos dependem cada vez mais da Internet para acessar os aplicativos de trabalho. No entanto, a Internet pública é uma rodovia congestionada e insegura, incapaz de priorizar, por si só, o tráfego de rede.

Sendo assim, é muito comum que o uso da rede para acessos não relacionados ao trabalho consumam a largura de banda necessária para aplicativos essenciais, como ERPs e CRMs ou serviços de força de vendas.

Para solucionar tal problema, a SD-WAN:

  • associa os princípios do roteamento baseado em aplicativo ou baseado em contexto para otimizar a conexão de localidades remotas à nuvem pública, privada ou híbrida
  • possibilita que as organizações definam a importância de cada aplicativo (priorizando aplicativos essenciais aos negócios e escolhendo a melhor forma de acesso para isso)
  • determina a combinação ideal de usuários, aplicativos e tipos de conectividade para fazer o roteamento de tráfego de rede inteligente.

2. Agilidade para a área de TI

A SD-WAN traz os princípios do armazenamento em nuvem para as redes corporativas, assim as equipes de TI podem implantar, provisionar e dimensionar dinamicamente os recursos sob demanda.

Imagine que sua empresa queira incluir mais três escritórios de vendas no exterior. Com a nuvem, é apenas uma questão de minutos para você adicionar três novos usuários à sua assinatura do Office 365.

A WAN definida por software permite ainda que você provisione políticas de acesso aos aplicativos na filial e políticas de segurança à sua equipe de vendas, por meio de um gerenciamento centralizado. O que antes levaria dias ou semanas, agora é uma tarefa que a equipe de TI pode executar rotineiramente.

3. Simplificação da gestão de TI

Em um ambiente de TI complexo e em contínuo crescimento, a SD-WAN simplifica muito o gerenciamento, abstraindo o software da camada de hardware subjacente.

Isso facilita o gerenciamento das redes WAN e de ramificação da empresa, centralizando a gestão, o que facilita o trabalho da equipe de TI de monitorar, configurar e implantar a rede corporativa nas filiais.

As equipes de TI não terão mais que gastar milhões de reais e incontáveis horas no envio e instalação de hardware e software em cada novo endereço da empresa, além de providenciar recursos de TI qualificados para supervisionar as operações nesses locais.

4. Redução de custos com infraestrutura de rede

Com a SD-WAN, as empresas podem optar por utilizar a conexão de Internet mais barata disponível e convertê-la em um canal de dados corporativos de alto desempenho seguro.

Empresas que já possuem a conectividade MPLS existente podem aproveitar tanto o MPLS quanto a banda larga para criar uma WAN híbrida, automatizada e inteligente, que pode oferecer QoS (qualidade de serviço) de nível corporativo, ao mesmo tempo que reduz gastos e complexidade. Isso gera uma significativa redução de custos de infraestrutura de rede.

5. Implementação mais rápida

Aplicativos baseados em nuvem e SaaS facilitam a conexão de novos usuários e filiais. Com o SD-WAN essas facilidades são estendidas para a infraestrutura de rede, até mesmo em localidades onde o MPLS não está disponível.

A SD-WAN também aumenta consideravelmente a agilidade do gerenciamento da rede através da abordagem baseada em software. Isso permite que a área de TI:

  • provisione rapidamente acesso à rede e aplicativos para usuários em qualquer lugar do mundo
  • adicione dinamicamente novas funções de rede e segurança
  • altere e implemente serviços
  • dimensione a capacidade conforme as demandas do negócio.

O desafio da segurança com a SD-WAN

Uma das vantagens da SD-WAN é a conectividade segura e automatizada entre filiais, e filiais-matriz (ou nuvem privada). Contudo, a mudança para multi-cloud (múltiplos fornecedores de nuvem) e a adoção de acesso direto à Internet em toda a WAN exigem que a equipe de TI reestruture toda a sua postura de segurança para proteger os negócios.

Embora a segurança básica da SD-WAN seja semelhante aos recursos suportados pelos equipamentos de rede tradicionais, vários recursos avançados não são suportados pela maioria dos produtos SD-WAN disponíveis no mercado.

Serviços como IPS (sistema de prevenção de intrusão), controles específicos de conteúdo, filtragem de URL e proteção anti-malware não são oferecidos por muitos fornecedores de equipamentos SD-WAN. Alguns deles não estão nem mesmo preparados para oferecer recursos de detecção e resposta a incidentes.

Para a maioria dos segmentos de negócios que estão em busca de soluções SD-WAN, especialmente varejo, serviços financeiros e de saúde, esse é um grande desafio. A natureza do negócio torna cada filial uma parte essencial e integrante da estratégia empresarial, e proteger esses locais é igualmente vital para a estabilidade dos negócios.

Organizações que exigem maior nível de segurança devem procurar por soluções SD-WAN seguras, que ofereçam NGFW (firewall de próxima geração) e UTM (gerenciamento de ameaças unificado) nativamente dentro da plataforma, a fim de evitar brechas e problemas na integração de soluções de segurança entre terceiros, além da complexidade adicional de gerenciamento.

Em resumo, as organizações precisam encontrar uma solução SD-WAN segura que entregue recursos avançados de WAN e segurança embarcados, em uma única plataforma de software nativa, para que as equipes de TI possam projetar, implantar e operar toda a WAN corporativa de maneira centralizada.

Agora que você conheceu benefícios e desafios de migrar para a WAN definido por software, saiba mais sobre como a SD-WAN pode reduzir os custos com TI na sua empresa.