Ransomware

Apesar da redução dos ataques de ransomware ainda é cedo para baixar a guarda. A redução ocorreu em parte devido muitas empresas e usuários buscarem forma de se protegerem dos ataques, porém uma nova onda de ataques para que está a caminho. 

Para se ter uma ideia, em 2018, a atividade de ransomware caiu 59% no Reino Unido, porém alguns meses depois o problema voltou com força total, chegando há um aumento de 195% no primeiro semestre do ano (2019). Isso foi causado principalmente por criminosos que usavam o Ransomware como serviço e por kits de malware de código aberto.

Números semelhantes ocorreram em 2020, com picos em 2021. A previsão por parte de especialistas do setor de cibersegurança, apontam que ainda em 2021 e estendendo-se  para 2022 os ataques de Ransomware devem se intensificar à medida que os invasores estão intensificando o tempo de coleta de informações sobre suas vítimas. A previsão se agrava com os recentes vazamento de informações de milhares de pessoas.

OS CIBERCRIMINOSOS NÃO DESISTIRAM DE SUA BUSCA POR OBTER DADOS ILEGALMENTE, INFORMAÇÕES VALIOSAS E PROPRIEDADE INTELECTUAL

Na corrida contra o cibercrime sua empresa não pode ficar para trás. Compartilhar informações sobre ameaças com os funcionários, clientes e parceiros, crie uma cultura de segurança da informação dentro da sua organização.

Sua empresa deve buscar a adequação a LGPD (Lei geral de proteção de dados) pelo motivo de reforça a segurança de TI e a melhoria dos processos internos no momento de manipular dados e informações da empresa ou de clientes.

Desde sistemas financeiros, contábeis, varejistas, todas as empresas em diferentes setores executam aplicativos críticos ao negócio. A interrupção de acesso a esses softwares é o principal alvo dos invasores, devido à sua importância operacional diária e informações contidas, estejam local ou em nuvem.

Sendo assim, o equipe de TI, principalmente os especialistas em segurança da informação, devem adotar uma proteção mais rigorosa a esses aplicativos baseado em análise de riscos, garantindo acesso restrito somente aos usuários necessários e assegurando que, independentemente dos ataques que acontecem no perímetro da organização, eles vão continuar funcionando sem impactar as operações de negócio.

PREVISÕES PARA OS PRÓXIMOS ANOS

O mundo de hoje altamente conectado, cria mais oportunidades para cibercriminosos e o ambiente de TI é um alvo em potencial: redes locais, nuvem, dispositivos móveis e dispositivos de IoT e entre outros.

Entretanto, usando tecnologias como firewall NextGen, antivírus de última geração, auditoria, políticas de backup e adequação a LGPD, empresas de todos os tamanhos podem se proteger contra futuros ataques.

PREVISÕES DE CIBERSEGURANÇA PARA 2021/22

  • Ransomware direcionado
  • Os ataques de phishing vão além do e-mail
  • Ataques de malware móvel aumentam
  • A ascensão do seguro cibernético
  • Mais dispositivos IoT, mais riscos
  • Volumes de dados disparam com 5G
  • A Inteligência Artificial vai acelerar as respostas de segurança
  • Segurança na velocidade do DevOps
  • As empresas repensam sua abordagem de nuvem

RANSOMWARE PRESSIONA AINDA MAIS PELA RESPOSTA A INCIDENTES

De acordo com o relatório da IBM X-Force Threat 2018, que analisou dados de centenas de milhões de terminais e servidores protegidos em quase 100 países, revelou que houve um aumento de 424% nas violações relacionadas à infraestrutura de nuvem, em grande parte devido a erro humano e configuração inadequada.

O relatório mostra que erros inadvertidos, como infraestrutura de nuvem mal configurada, foram responsáveis ​​pela exposição de quase 70% dos incidentes de segurança.

Além dos servidores em nuvem mal configurados, os usuários atraídos por ataques de phishing representavam um terço dos incidentes de segurança, que inclui usuários clicando em um link ou abrindo um anexo com código malicioso, geralmente lançada por criminosos cibernéticos.

Isso nos leva a necessidade de antecipar esses ataques e ampliar ainda mais a capacidade de resposta a incidentes das organizações-alvo, pois os cibercriminosos continuarão a evoluir suas táticas para o que se mostra mais lucrativo.

À medida que avançamos para os próximos anos, a prevenção aos ataques de ransomware e a resposta a incidentes são as áreas onde o crescimento do investimento em segurança da informação pode fazer a diferença, para uma empresa bem sucedida.

Sobre Tripletech IT Solutions

A Tripletech IT Solutions atua no mercado corporativo sempre em busca da excelência dos serviços prestados na área de Tecnologia da Informação, destacando-se nesse segmento por acompanhar as constantes evoluções e tendências de mercado. A empresa é formada por profissionais com ampla expertise adquirida ao longo dos anos no mercado de TI.

Nosso foco é sempre oferecer a melhor solução de acordo com a necessidade na medida certa para cada tipo de ambiente em cada cliente, tratando a TI de uma forma ampla, objetiva e sem complicações. Valorizamos e investimos no capital humano, nosso produto mais valioso.

Entre as soluções de segurança que implementados destacamos a fabricante Fortinet, líder no segmento de appliance voltado para segurança e soluções UTM (Gerenciamento unificado de ameaças).

Fale com um especialista

Fale com um especialista agora, e tenha a melhor solução de TI para sua empresa.

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais: