Além de seguir normas que prevejam garantias de disponibilidade dos sistemas, segurança dos dados e diminuição das despesas com energia, gestores de TI devem utilizar a mudança no banco de dados para testar ou implementar um plano de contingência no negócio. 

Aposta de muitos CIOs para reduzir os custos da TI, a consolidação ou migração de data center é cada vez mais constante nas empresas. Para que deem certo e tragam resultados para o negócio, contudo, os processos de adaptação desses ambientes devem seguir normas que contemplem garantias de disponibilidade, segurança dos dados e redução das despesas com energia e infraestrutura de TI. 

Além disso, os projetos de migração de data center ou consolidação precisam passar pela aprovação do comitê gestor de contingência da empresa. E mesmo durante as mudanças no data center, os colaboradores da organização precisam manter suas capacidades de acesso remoto às informações armazenadas. 

Para atingir o patamar ideal de ambiente e segurança para movimentação do data center, seguem algumas dicas: 

  1. Cuide para que a disponibilidade de acesso às hospedados no data center não sejam afetadas. Mesmo durante o processo de migração ou consolidação, os usuários precisam contar com dados e sistemas duplicados. Isso evita que a eficiência das operações seja afetada pelo processo.
  2. Além de garantir o abastecimento de energia necessário para a migração do data center, busque fornecedores e mecanismos que disponibilizem ferramentas que ajudem a reduzir o custo da energia alocada para a nova estrutura.
  3. Nunca confie plenamente nos meios virtuais de backup. Tenha sempre suas informações mais valiosas armazenadas em HDs externos, pen drives, Fitas, nuvem, entre outros.
  4. Utilize essa mudança no data center para aprimorar ou criar um plano de contingência para o negócio. Garantir a operabilidade da companhia é um dos maiores desafios dos gestores de TI atualmente.

Fale com um especialista

Fale com um especialista agora, e tenha a melhor solução de TI para sua empresa.

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais: