Além de seguir normas que prevejam garantias de disponibilidade dos sistemas, segurança dos dados e diminuição das despesas com energia, gestores de TI devem utilizar a mudança no banco de dados para testar ou implementar um plano de contingência no negócio.
Aposta de muitos CIOs para reduzir os custos da TI, a consolidação ou migração de data center é cada vez mais constante nas empresas. Para que deem certo e tragam resultados para o negócio, contudo, os processos de adaptação desses ambientes devem seguir normas que contemplem garantias de disponibilidade, segurança dos dados e redução das despesas com energia e infraestrutura de TI.
Além disso, os projetos de migração de data center ou consolidação precisam passar pela aprovação do comitê gestor de contingência da empresa. E mesmo durante as mudanças no data center, os colaboradores da organização precisam manter suas capacidades de acesso remoto às informações armazenadas.
Para atingir o patamar ideal de ambiente e segurança para movimentação do data center, seguem algumas dicas:
- Cuide para que a disponibilidade de acesso às hospedados no data center não sejam afetadas. Mesmo durante o processo de migração ou consolidação, os usuários precisam contar com dados e sistemas duplicados. Isso evita que a eficiência das operações seja afetada pelo processo.
- Além de garantir o abastecimento de energia necessário para a migração do data center, busque fornecedores e mecanismos que disponibilizem ferramentas que ajudem a reduzir o custo da energia alocada para a nova estrutura.
- Nunca confie plenamente nos meios virtuais de backup. Tenha sempre suas informações mais valiosas armazenadas em HDs externos, pen drives, Fitas, nuvem, entre outros.
- Utilize essa mudança no data center para aprimorar ou criar um plano de contingência para o negócio. Garantir a operabilidade da companhia é um dos maiores desafios dos gestores de TI atualmente.
Fale com um especialista
Fale com um especialista agora, e tenha a melhor solução de TI para sua empresa.
Acompanhe a Tripletech nas redes sociais: