Proteção. Essa é a palavra que define o sentimento de quem busca um Antivírus no mercado. E diante de tanta oferta e exposição fica difícil saber por qual antivírus optar.

Normalmente a primeira dúvida que temos é se realmente vale a pena pagar por um Antivírus. Se realmente ele irá proteger o nosso computador contra todas as pragas digitais que se avolumam, como vírus, malwares, spywares, ransomwares entre outros.

É justamente para tirar essa dúvida que analisamos os últimos testes completos e tradicionais da consagrada especialista de segurança digital AV-Comparatives.

Essa organização mundial independente é consagrada no mundo todo e faz esse teste há vários anos realizando comparativos entre os mais renomados antivírus pagos do mercado.

Embora o surgimento de dispositivos capazes de usar a internet tenha realmente mudado a vida do usuário, eles deram aos especialistas em segurança digital uma grande dor de cabeça.

E mesmo que já tenhamos passado quase 20 anos da virada do século, ainda estamos bem longe de derrotar os criminosos cibernéticos que jogam vírus, malwares, phishing, spywares por toda a internet, bem como roubam os nossos dados.

Um dos casos mais recentes de invasão que chamou a atenção nacional foi relacionado ao Ministro da Justiça, o Juiz Sérgio Moro, que teve as suas conversas em telegram invadidas por Hackers e divulgadas nacionalmente.

Precisa de Antivirus para sua casa?

Se você precisa de proteção para a sua casa, você pode adquirir diretamente do site da Kaspersky no botão abaixo

Como são realizados esses testes?

Os testes são realizados entre os 10 antivírus pagos mais renomados do mercado. Afinal, os antivírus gratuitos não são capazes de cumprir a mesma função dando a segurança esperada para o usuário.

Note que mesmo as empresas que fazem versões gratuitas dos antivírus também possuem versões pagas. E nessas versões, digamos, mais robustas é oferecido camadas de segurança extra, além é claro de diversos outros recursos adicionais.

Desse modo, podemos então dizer que um antivírus pago realmente melhor que um antivírus gratuito. Nesse sentido, se você quer realmente proteger o seu computador é importante optar por uma versão paga.

Entretanto, no momento da escolha vem sempre a dúvida sobre qual antivírus escolher. E neste ano houve algumas alterações no ranking medido pela AV-Comparatives. Para realizar essa análise foram realizados testes foram avaliados as seguintes marcas:

  • Avira
  • Avast
  • AVG
  • Bitdefender
  • ESET
  • F-Secure
  • K7 Total Security
  • Kaspersky
  • McAfee
  • Panda
  • Norton (Symantec)
  • Tencent
  • Total Defense
  • Trend Micro
  • VIPRE

Para serem realizados os testes a AV-Comparatives avaliou 5 categorias diferentes onde realizou os testes em todos os Antivírus que acima citamos. São elas:

  • Proteção em tempo real
  • Performance
  • Teste de detecção de falsos-positivos
  • Detecção
  • Proteção contra malware

Dentro de cada uma dessas categorias foram consideradas 4 faixas de pontos para classificar os Antivírus, sendo elas:

  • Faixa 1 – 10 pontos
  • Faixa 2 – 8 pontos
  • Faixa 3 – 6 pontos
  • Faixa 4 – 2 pontos

Vamos agora aos resultados em cada uma das categorias analisadas pela empresa, classificando os antivírus em cada uma delas.

Proteção em tempo real

Esse é um dos mais importantes testes que deve ser levado em consideração antes de optar pela compra de um Antivírus. É este teste que mostra qual antivírus tem mais capacidade de proteger e evitar que seu computador seja infectado.

Desse modo, o antivírus monitora o acesso à máquina em tempo real, monitorando arquivos, downloads, e-mails, entre outros. Para se chegar ao resultado foram feitos mais de 230 testes, sendo que todos são baseados em internautas comuns.

Comparativo de proteção em tempo real dos principais antivírus
Nesse teste o melhor antivírus foi o Kaspersky que detectou todas as ameaças, ou seja, 100%, sem nenhuma incidência de falsos-positivos. Os antivírus F-Secure e Trend-Micro também apresentaram 100% de eficiência, contudo apresentaram 5 e 13 falsos-positivos respectivamente.

Os outros antivírus em algum momento permitiram o comprometimento do sistema, sendo que o McAfee obteve destaque negativo neste quesito. O Bitdefender apresentou 99,7% de eficiência não apresentando nenhum falso-positivo.

O Avira também apresentou um bom desempenho com 99,7% de eficiência, contudo apresentou 13 falsos-positivos. ESET, K7, Panda e Total Defense apresentaram desempenho abaixo dos 99%.

Performance

Esse também é um excelente teste para você que está buscando por um antivírus. Pois, ele mede o impacto que o software causa no seu computador, deixando-o mais lento, e consequentemente atrapalhando o seu trabalho.

Para se realizar este teste foram avaliados os seguintes computadores: Lenovo E560 com uma CPU Intel Core i5-6200U, 8 GB de RAM e SSD, com Windows 10 RS3 de 64 bits limpo.

Para que se fosse permitido impactos reais dos serviços e recursos em nuvens, os testes foram realizados através de uma conexão ativa com a internet. Sendo avaliados, desse modo, a cópia de arquivo, compactação e descompactação, instalação e desinstalação de aplicativos, abertura de aplicativos, download de arquivos e sites de navegação.

Comparativo de performance dos principais antivírus
Neste gráfico, quanto maior for as barras mais rápido é o antivírus para ser utilizado no seu computador. Ou seja, menos ele irá afetar o desempenho do seu micro ou notebook.

De acordo com a AV-Comparatives, acima de 15 pontos é considerado ótimo, de 10 a 15 pontos bom, e de 5 a 10 pontos regular.

Neste teste houve destaque para as marcas F-Secure, Trend Micro e Avira que atingiram pontuações acima dos 10 pontos. Na sequência, com 8 pontos vieram Kaspersky e Bitdefender.

Com seis pontos ficaram Panda, Norton, AVG, Avast e Total Defense. Os destaques negativos foram para Tecen, McAfee, VIPRE, K7 e ESET que sequer conseguiram atingir os 5 pontos, ficando com 2 pontos cada.

O resultado nesse quesito mostrou como os antivírus ainda precisam serem aprimorados para garantir um maior desempenho dos usuários no momento em que usam o computador para lazer ou trabalho. Sendo que a maioria deles mostrou que deixa o PC mais lento.

Seu escritório possui antívirus?

Se sua empresa possui até 50 dispositivos, você pode adquirir o antivírus Kaspersky direto do site

Detecção de Falsos Positivos

Esse é um teste que avalia basicamente dois pontos: Domínios que foram bloqueados incorretamente durante a navegação e arquivos que foram bloqueados incorretamente durante um processo de download ou instalação.

A importância de se testar em dois cenários se dá pelo fato de penalizar alguns produtos que se concentram especialmente em um dos dois tipos de métodos de proteção, o que acabaria gerando um resultado distorcido.

Comparativo de falsos positivos dos principais antivírus
Levando em consideração o critério de notas que adotamos no início deste artigo podemos destacar o ESET e o Kaspersky que apresentaram desempenho com nota 10. Salientando, que diferente do gráfico anterior, neste gráfico quanto menor a barra melhor o desempenho do Antivírus.

Os antivírus Avira, Bitdefender, Total Defense, VIPRE e McAfee seguiram sequencialmente com notas 8. AVG, Avast, F-Secure, Norton e Tencent obtiveram nota 6 cada um. E o destaque negativo nesta categoria foi para K7, TrendMicro e Panda que obtiveram apenas nota 2.

O Kaspersky foi o antivírus de maior destaque, pois quando cruzamos a informação do falso positivo com a proteção ele supera o ESET, e mostra-se como uma excelente opção para quem busca um antivírus de alto rendimento.

Detecção de arquivos

Neste teste avalia-se a capacidade de detecção de pragas virtuais nos arquivos do computador. Deixando claro que esse teste vale somente para um PC com a internet ativa. Sendo que quando o PC está desconectado a taxa de detecção é na maioria dos casos bem diferente.

Nesse sentido, para que o usuário tenha um antivírus agindo de forma eficaz é fundamental a conexão com a internet para mantê-lo atualizado e aproveitando recursos de cloud da ferramenta (se ela possuir tal recurso).

Comparativo de detecção de arquivos dos principais antivírus
Como podemos observar no gráfico acima, praticamente todos os antivírus analisados obtiveram uma boa pontuação nesse quesito. Com destaque para Kaspersky, Tencent, Avast, Avira, F-Secure e Bitdefender que obtiveram 99,9% de desempenho.

Sequencialmente vieram os antivírus McAfee com 99,8% e AVG, ESET e TrendMicro com 99,6%. Quando aplicada a pontuação descrita no começo deste artigo, os primeiros enquadraram-se na pontuação 10, o McAfee na pontuação 8 e os demais na pontuação 6. Sendo que nenhum ficou na faixa 2.

O resultado mostrou que basicamente todos os antivírus da atualidade estão bem preparados para detecção de pragas virtuais, embora muito ainda precise ser melhorado. Também neste ponto podemos destacar o Kaspersky como melhor custo benefício.

Quero falar com um especialista em antivírus

Se você precisa de uma solução corporativa para garantir a segurança da sua empresa, entre em contato conosco hoje mesmo.

Nossos especialistas em Kaspersky estão prontos para te ajudar.

Remoção de Malware

Sem sombra de dúvidas, os Malwares são na atualidade uma das pragas virtuais que mais causam dores de cabeça aos usuários. Eles são pequenos fragmentos de um programa projetados com objetivo de causar danos ou capturar dados da máquina.

Essa pequena praga além de causar danos ao seu computador ainda consegue roubar os seus dados. Como malware podemos citar os vírus, worms, cavalo de tróia e spywares. Nessa categoria, também pudemos notar um bom desempenho de praticamente todos os antivírus analisados.

Comparativo de remoção de malware dos principais antivírus
O destaque nessa categoria foi para Avast, AVG, Avira, Bitdefender, K7, Panda, Norton, Tencent, Total Defense, Trend Micro e VIPRE que apresentaram 100% de proteção contra Malwares e obtiveram nota 10 na classificação.

ESET, F-Secure, Kaspersky, McAfee apresentaram 99% de proteção contra essas pequenas pragas, e obtiveram classificação 8. Nenhum antivírus obteve classificação 6 ou 2 nesta categoria.

Esse teste mostrou que todas as marcas estão bastante atentas contra possíveis ataques criminosos que os computadores venham a sofrer. E estão aprimorando cada vez mais suas tecnologias no combate aos criminosos virtuais, conseguindo obter excelentes resultados nesse sentido conforme ficou demonstrado acima.

Diante da classificação qual o melhor antivírus pago em 2019?

Diante dos resultados apresentados pela AV-Comparatives, podemos dizer que o Avira apresentou a melhor média, sendo ela 9,6. Na sequência veio antivírus Kaspersky com nota 9,2.

A diferença de preço entre esses dois antivírus gira em torno de R$ 5,00 a R$ 10,00, sendo o Avira um pouco mais caro. Contudo, muitos usuários relatam que o Kaspersky possui um melhor rendimento em seus computadores.

Desse modo, podemos concluir que o Kaspersky é um dos melhores, senão o melhor custo benefício no que diz respeito à Antivírus no ano de 2019, perdendo na média apenas para o Avira, que por outro lado também possui um custo mais elevado.

Antivírus pago para Android

Assim como precisamos proteger o nosso Microcomputador e Notebook também precisamos proteger o nosso smartphone. Sendo assim existe no mercado inúmeros antivírus que fazem essa proteção.

Dentre os mais populares e melhores podemos citar o Avast e o Kaspersky. Sendo que a edição gratuita do Kaspersky para celulares oferece bloqueio contra SMS e ligações, bem como proteção contra roubo e ferramenta de verificação de infecções.

Já na versão paga, além das funcionalidades da versão gratuita o usuário pode contar com proteção em tempo real.

O Avast por outro lado oferece as mesmas funcionalidades do Kaspersky, conquanto dispõe também de um firewall para proteger a navegação, além de um útil recurso que permite que seja limpada a memória do aparelho com facilidade caso ele seja roubado.

A loja oficial da Kaspersky neste link possui uma versão exclusiva para proteger o seu celular.

Quero falar com um especialista em antivírus

Se você precisa de uma solução corporativa para garantir a segurança da sua empresa, entre em contato conosco hoje mesmo.

Nossos especialistas em Kaspersky estão prontos para te ajudar.

Avast ou Kaspersky, qual a melhor opção?

O Avast apesar de ser um antivírus bastante popular obteve média 8 no teste da AV-Comparative. O antivírus obteve um mal desempenho nos quesitos proteção, performance e falso-positivo.

Desse modo ao se comparar o Avast com o Kaspersky podemos concluir que esse último se apresenta como uma alternativa bem melhor em todas as questões no que tange proteção ao seu computador.

Nos testes o Avast mostrou-se apenas superior ao Kaspersky na detecção de Malwares. Contudo a diferença entre ambos foi de apenas 0,01% o que nos compete dizer que é praticamente ilusória essa diferença.

Nesse sentido, se você ainda está em dúvida sobre qual desses dois antivírus escolher, acreditamos que o teste pode ser um bom parâmetro para amparar a sua escolha.

Conclusão

Concluímos com esse artigo que de modo geral os antivírus estão cada vez mais se aperfeiçoando em todas as questões para combater os ataques criminosos que cada dia mostram-se mais sofisticados.

Contudo, antivírus como o K7 e Panda ficaram bem abaixo da média, mostrando-se insuficientes na proteção ao computador, sendo que ambos obtiveram uma média boa apenas na detecção de Malwares.

Sabemos que antes de optar por um antivírus deve-se levar em consideração inúmeros fatores, como preço, interferência na velocidade do computador, proteção, detecção de pragas virtuais entre outros.

E é nesse sentido que a AV-Comparatives desenvolve esses testes anualmente. Pois é através dele que os usuários poderão ponderar sobre as questões que mais procuram em um antivírus e optar pela opção que mais se adeque em seu perfil.

O único destaque negativo nos testes foi na questão performance, onde praticamente todos os antivírus deixaram a desejar. E essa é uma das questões fundamentais para quem usa o computador para trabalho ou para resolver questões que exigem uma certa rapidez.

Entretanto, levando em consideração todos os aspectos bem como o preço e custo benefício destacamos que o Kaspersky se apresenta como a melhor alternativa de antivírus para o ano de 2019.

O seu desempenho foi muito muito superior à todos, e sua média ficou apenas abaixo do Avira porque na detecção de Malware acabou apresentando uma eficiência de 99,99% comparado aos 100% do Avira, o que fez sua pontuação baixar de 10 para 8.

No entanto, quando avaliamos uma possível imprecisão que pode ocorrer, chegamos à conclusão que o Kaspersky possui o mesmo desempenho do Avira ou até melhor, sendo o seu preço mais acessível.

Dessa forma, concluímos esse artigo indicando o Kaspersky como o melhor antivírus para o ano de 2019 levando em consideração todos os aspectos analisados.

Você pode conferir maiores detalhes sobre os produtos Kaspersky em nossa página clicando aqui.

Quero falar com um especialista em antivírus

Se você precisa de uma solução corporativa para garantir a segurança da sua empresa, entre em contato conosco hoje mesmo.

Nossos especialistas em Kaspersky estão prontos para te ajudar.