O gerenciamento de serviços ou serviços gerenciados como também é conhecido, envolve a administração dos ativos de TI de uma organização, como servidores, armazenamento, equipamentos de rede, computadores de terminal e assim por diante.

Os serviços gerenciados envolvem inúmeras ferramentas, práticas e políticas diferentes destinadas a apoiar as metas de negócios, manter a segurança, monitorar o desempenho de aplicativos e serviços.

Além disso, rastrear e planejar a capacidade de recursos, atender aos requisitos de conformidade regulatória ou de governança de negócios, também fazem parte dos objetivos dos gerenciamentos de serviços de TI, fazendo com que as empresas possam se dedicar aos seus objetivos de negócio.

Os benefícios dos serviços gerenciados de TI

Na sua essência, os Serviços Gerenciados de TI permitem que empresas em crescimento libere continuamente a capacidade de uma equipe de TI de nível empresarial. As organizações podem escolher quais serviços eles desejam gerenciar pelo MSP (Managed Service Provider) e quais eles desejam manter internamente.

Diferente do modelo tradicional de interrupção e correção do suporte, o MSP fornece gerenciamento geral, monitoramento e suporte proativo da rede corporativa e de qualquer componente de hardware e software que o cliente desejar. Isso inclui atuar como contato com fornecedores de suporte de terceiros para hardware e aplicativos específicos, conforme necessário.

Um MSP também pode procurar maneiras de otimizar o desempenho geral de todo o sistema. Por exemplo, o MSP pode recomendar a transferência de um aplicativo de software para a nuvem (privada ou pública) para eliminar um servidor desatualizado que está diminuindo a velocidade das operações comerciais.

Além disso, um MSP considera os sistemas de TI como ferramentas de negócios, da mesma forma que o gerenciamento local faria, buscando economia e otimização em todas as áreas funcionais. O foco está no ciclo de vida da infraestrutura de TI, agora e no futuro.

Os serviços de ti gerenciados são adequados para os meus negócios?

A solução de serviços gerenciados é ideal para muitas empresas que desejam habilitar suas operações e liberar seus recursos para se concentrar em seu principal valor comercial, no entanto, existem alguns sinais reveladores que indicam que as empresas atingiram o nível certo de maturidade para poderem se beneficiar de um relacionamento de serviços gerenciados.

Como em qualquer decisão de negócios, é prudente analisar o estado atual da sua organização e tomar uma decisão informada.

Os principais indicadores de que é a hora certa para um provedor de serviços gerenciados incluem:

  • Sua empresa opera em tempo real para atender às necessidades do cliente e não pode tolerar períodos de inatividade prolongados.
  • Os custos crescentes das operações de TI são um problema que você precisa resolver para prever melhor a modelagem de custos.
  • Você deseja centralizar serviços e disponibilizá-los para filiais e trabalhadores remotos
  • Proteger dados, transações, comunicações e dispositivos é uma prioridade para sua organização.
  • Sua empresa está lutando para recrutar ou treinar a equipe de TI nos inúmeros sistemas que sua empresa usa.
  • Gerenciar e manter a infraestrutura de TI atual é uma dor de cabeça, especialmente quando se trata de planejamento do ciclo de vida.
  • Você não tem certeza da melhor direção estratégica quando se trata de atualizar a infraestrutura existente.
  • O escopo ou o volume das operações de negócios está mudando e você precisa que sua organização seja o mais ágil possível.
  • Novas tecnologias são necessárias para permitir o crescimento do seu negócio.
  • Deseja expandir para novos mercados e precisa de sistemas robustos para dar suporte à mudança.
  • Precisa estabilizar o orçamento de TI e planejar os custos ao longo do ano.
  • Você precisa dos recursos técnicos existentes focados em funções críticas de negócios, em vez de gerenciamento de rede e suporte ao usuário de primeiro nível.

Uma das razões mais estratégicas para o uso de um MSP é o acesso aos recursos de gerenciamento de rede, juntamente com uma equipe de especialistas em TI altamente treinados, sem ter que fazer um grande investimento inicial.

Para saber mais sobre como os serviços gerenciados podem ajudar sua empresa, entre em contato com a equipe da Tripletech.

Sobre Tripletech IT Solutions

A Tripletech IT Solutions atua no mercado corporativo sempre em busca da excelência dos serviços prestados na área de Tecnologia da Informação, destacando-se por acompanhar as constantes evoluções e tendências de mercado. A empresa é formada por profissionais com ampla expertise adquirida ao longo dos anos no mercado de TI.

Nosso foco é sempre oferecer a melhor solução de acordo com a necessidade para cada tipo de ambiente em cada cliente, tratando a TI de uma forma ampla, objetiva e sem complicações. Valorizamos e investimos no capital humano, nosso produto mais valioso.