Neste artigo, abordaremos um tema crucial para as empresas modernas: a segurança dos bancos de dados. Frequentemente, as organizações enfrentam desafios ao encontrar o equilíbrio entre desempenho e segurança, o que pode expor dados sensíveis a invasões e ataques cibernéticos.

Exploraremos os principais tópicos como, a importância de conhecer o ambiente do banco de dados, a necessidade de implementar medidas de proteção adequadas e a importância da boa higiene do banco de dados.

Serviço de genrenciamento de banco de dados

Frequentemente, eles pecam nas questões de desempenho e segurança: veja como encontrar um equilíbrio na visão de diversos especialistas

Gestão de riscos de TI muitas vezes se resume a identificar dados críticos e fornecer mais proteção a eles. No entanto, quando se trata de banco de dados, muitas empresas retrocedem ao utilizar certas fórmulas.

O desempenho do banco de dados muitas vezes tem prioridade sobre a segurança em muitas empresas, mesmo que o ideal seja manter um equilíbrio entre os dois aspectos, esse é o problema de muitas empresas. Administradores de Banco de Dados, “DBAs” e desenvolvedores de aplicativos frequentemente não têm tempo ou não querem lidar com segurança de TI, o que acaba aumentando os custos de desenvolvimento de produtos. Eles são pressionados a adicionar mais aplicações e funcionalidades, lidar com o aumento do volume de dados e isso acaba aumentando os ciclos de testes.

Com isso surge dúvidas! O que é prioridade? Devemos abandonar recursos? Devemos adicionar camadas extras de segurança para garantir a proteção dos dados?

Invasões, ataques e hackers podem se aproveitar dessa dificuldade de priorização dentro do departamento de TI. Eles podem acessar dados que não deveriam e lançar ataques SQL para explorar a vulnerabilidade dos links dos aplicativos do banco de dados, comprometendo o sistema de gerenciamento e obtendo acesso a informações estratégicas.

A única maneira de garantir a proteção é colocar a segurança dos dados críticos como a principal preocupação. Isso começa com três princípios básicos de proteção do banco de dados: 

Conhecer a si mesmo

Muitas empresas não conseguem proteger dados de missão crítica simplesmente porque não entendem como as partes móveis de seu ambiente de banco de dados funcionam. Para ter controle efetivo, a equipe de TI deve ter um claro entendimento de onde estão as informações mais importantes e como elas são utilizadas.

Você pode ter armazenamento de dados, mas pode ter muitas aplicações interligadas. E você pode não saber quem está usando os sistemas se tiver concedido muitos privilégios. Você pode nem saber onde estão os dados críticos e se eles foram copiados para fora do sistema ou movidos para testes em outro lugar.

Algumas etapas valiosas incluem realizar digitalizações não autorizadas nos bancos de dados que podem ter sido criados por outros departamentos, documentar os esquemas de privilégios e classificar os bancos de dados da empresa de acordo com os riscos. Isso pode auxiliar a obter o máximo proveito do investimento em segurança do banco de dados.

Uma vez que a equipe de TI saiba onde estão os bancos de dados, é possível garantir que as medidas de segurança estejam configuradas e atualizadas, além de utilizar avaliações de vulnerabilidade para determinar o nível de proteção necessário. Por exemplo, eles podem decidir se desejam uma supervisão constante por meio do monitoramento de software para rastrear o que os usuários fazem com as informações armazenadas a todo momento.

Se as equipes de TI não encontram todos os bancos de dados espalhados por suas infraestruturas, podem se surpreender se outra pessoa os encontrar. Um exemplo disso é um hacker encontrar um banco de dados e publicar as informações ou vender esses dados. Esse tipo de situação é muito constrangedor para uma empresa e para seus clientes.

O medo de impactos no desempenho é a principal razão pela qual as equipes de TI não utilizam ferramentas de monitoramento e auditoria. A primeira geração dessas ferramentas ganhou uma reputação entre os DBAs por causar lentidão no banco de dados e falhas de segurança. Os fornecedores de segurança de TI tentaram corrigir esses problemas, mas o medo ainda persiste.

As aplicações desses bancos de dados geralmente envolvem tarefas críticas, como atendimento ao cliente, onde o desempenho é altamente visível.

Database Care

Seu banco de dados saudável e monitorado por uma equipe especializada em SQL Server e Oracle Database

DBA Remoto

Seu banco de dados em mãos especializadas. Tenhas as melhorias práticas do mercado aplicadas em seu SQL Server ou Oracle Database

Boa higiene do banco de dados

Hackers podem explorar senhas não alteradas, privilégios excessivos concedidos aos usuários, falta de correção em dados críticos e falhas no gerenciamento das configurações do banco de dados. É essencial que as empresas alterem as senhas padrão, forneçam privilégios adequados aos usuários e gerenciem corretamente as configurações do banco de dados.

Muitos administradores, DBAs e desenvolvedores deixam a senha padrão inalterada para agilizar a administração e integração com as aplicações. No entanto, essa atitude também facilita a invasão de sistemas e o acesso aos dados da empresa.

Todos os bancos de dados vêm com nomes de usuários padrão e senhas que tornam a instalação mais fácil. Um invasor pode usar o Google para compilar uma lista de combinações e usá-las de forma maliciosa, como fazer download ou deletar tabelas do banco de dados. Eliminar esses padrões, como nomes de usuários e senhas, torna a correção fácil e acessível, melhorando assim a postura de segurança da empresa. Talvez por ser algo óbvio, muitos departamentos de TI não se preocupam em verificar isso.

Distribuir muitas credenciais também pode criar vulnerabilidades internas. Quando há falta de tempo e recursos, as empresas não se dedicam a definir quem é, o que pode acessar ou qual banco de dados. Em vez disso, concedem privilégios a grupos inteiros, o que faz com que as mesmas pessoas executem as mesmas tarefas no banco de dados. Da mesma forma, muitas empresas ainda enfrentam desafios com atualizações e gerenciamento de vulnerabilidades.

No entanto, as empresas também não podem se dar ao luxo de deixar bases de dados críticas sem correção. Uma vez lançadas, as informações sobre correções ficam disponíveis para qualquer pessoa, o que significa que os invasores terão que realizar engenharia reversa das correções para criar invasões bem-sucedidas contra servidores não atualizados.

Qualquer esforço de segurança no nível do banco de dados pode não ser uma tarefa fácil de enfrentar por si só, dada a escala com que muitas empresas operam.

Através da segmentação e compartimentalização de bancos de dados, as equipes de TI podem implementar controles ao redor das informações mais importantes. Esse modelo de segurança “garoto na bolha” estabelece um perímetro interno em torno das máquinas mais sensíveis, explicou Lloyd.

 

Nenhum banco de dados é uma ilha

É crucial proteger as camadas de aplicativos que acessam o banco de dados, pois os invasores frequentemente exploram vulnerabilidades por meio de ataques SQL. As equipes de segurança devem trabalhar em conjunto com administradores, DBAs e gerentes de aplicativos para implementar as devidas validações no banco de dados e evitar vulnerabilidades. Os times de TI devem considerar todos os ângulos de ataque ao planejar a segurança do banco de dados.

Garantir a proteção do banco de dados não é uma tarefa fácil, especialmente considerando o tamanho das infraestruturas de muitas empresas. No entanto, é necessário implementar estratégias de segurança cuidadosas em todos os níveis, desde a configuração e monitoramento dos bancos.

Proteja seus dados com facilidade! Se você está tendo dificuldades para implementar níveis adequados de segurança em seu banco de dados, ou se não possui equipe ou tempo hábil para lidar com melhorias de segurança, a Tripletech está aqui para ajudar.

Nossa equipe especializada pode cuidar da segurança do seu banco de dados, desde a alteração de senhas e gerenciamento de privilégios até a correção de dados críticos e configurações adequadas.

Não arrisque a segurança dos seus dados. Entre em contato conosco hoje mesmo e tenha a tranquilidade de saber que seus dados estão protegidos.

Fale com um especialista

Fale com um especialista agora, e tenha a melhor solução de TI para sua empresa.

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais: