Segurança. Essa é a palavra que define o Firewall UTM. Contudo, antes de nos aprofundarmos sobre o tema precisamos entender um pouco melhor sobre o que é um Firewall, e qual a sua finalidade.

Firewall é uma palavra em inglês, que se traduzida ao português significa parede de fogo. Ele é um dispositivo de uma rede de computadores cuja finalidade é aplicar uma política de segurança em um determinado ponto de uma rede de computadores.

Esse dispositivo de segurança pode ser encontrado tanto no formato de software quanto no formato de hardware, sendo que a combinação de ambos é chamado de appliance.

A complexidade da sua instalação é bastante variável. Sendo que para isso é preciso levar em consideração diversos fatores como o tamanho da rede, a política de segurança, a quantidade de regras que controla o fluxo de entrada e saída de informações, bem como o grau de segurança desejado.

O sistema Firewall teve sua origem no final dos anos 80, quando a internet ainda era uma tecnologia que estava acabando de nascer. Antes dos Firewall os responsáveis por controlar a segurança de uma rede eram os roteadores usados no final dos anos 80.

A evolução do Firewall

Com o crescimento repentino e cada vez mais rápido da internet novos desafios relacionados à segurança foram aparecendo. Dessa forma houve uma exigência de aperfeiçoamento da tecnologia por trás do Firewall com o objetivo de atender essas novas demandas do mercado.

Nesse sentido, novos recursos começaram a ser adicionados aos dispositivos que faziam o papel do Firewall, e então surgiu o Firewall UTM, uma consequência natural da evolução desse sistema.

UTM é uma sigla que significa Unified Threat Management que traduzido para o português quer dizer Gerenciamento Unificado de Ameaças. Essa sigla surgiu no IDC (Instituto de Pesquisa de Mercado), e este produto mostrou-se extremamente vantajoso pois fundiu diversas tecnologias em um único appliance.

Desse modo, podemos dizer que o Firewall UTM nada mais é que um dispositivo de hardware ou software que tem por finalidade unir uma série de dispositivos de segurança, possuindo os seguintes recursos:

  • Firewall;

  • Antivírus;

  • Sistema preventivo de invasão de rede;

  • Sistema de balanceamento de links;

  • Rede virtual privada;

  • Controle de acesso wireless;

  • Entre outros.

Esses recursos podem variar de acordo com o fornecedor do Firewall UTM, sendo que para cada fornecedor poderá haver mais ou menos recursos dos que acima citamos.

Firewall UTM x Firewall NGFW

O Next Generation Firewall surgiu devido à necessidade das empresas em fundir a funcionalidade de filtragem de pacotes e portas com a funcionalidade do IPS, além da capacidade de identificar e detectar tráfegos maldosos na camada de aplicativos.

O NGFW, nesse sentido, tem a capacidade de detectar e bloquear ataques mais sofisticados, com a aplicação de políticas de segurança nos níveis de aplicativo, porta e protocolo.

Já o Firewall UTM, por outro lado, é capaz de filtrar o conteúdo da rede, detectando vírus, balanceando a carga e prevenindo a perda de dados.

As pequenas e médias empresas da atualidade estão cada vez mais procurando por Firewall UTM. Isso ocorre pelo fato de tais empresas não buscarem apenas um produto multifuncional, mas também uma ajuda especializada para gerenciar o dispositivo e ajudar com a política de segurança.

Já as empresas maiores que possuem maior possibilidade de investimento em tecnologia, bem como uma equipe própria de TI, acabam optando pelo NGFW em virtude dos recursos avançados e do melhor desempenho que este sistema possui.

Implemente o melhor firewall do mercado

Além de produtos fornecemos soluções totalmente gerenciadas otimizadas para o seu OPEX. Não se preocupe com aquisição, implantação, monitoramento e renovação. Fazemos todo o trabalho para você.

Principais vantagens do Firewall UTM

O Firewall como já dissemos é uma excelente opção para pequenas e médias empresas por possuir uma abordagem completa e escalável visando proteger a rede de maneira fácil e simples de gerenciar.

Dentre as vantagens desse sistema podemos destacar a visibilidade. Pois, ao unir várias ferramentas de tecnologia em um único Dashboard o sistema torna a proteção da rede da empresa muito mais simples. Dessa forma a visibilidade de dados, aplicações e usuários é muito maior, pois elimina problemas com filtragens ineficientes.

Uma outra vantagem do Firewall UTM é o seu desempenho. Afinal ele possui uma engenharia inteligente, que fornece uma baixa latência, possuindo um alto rendimento. Com isso a empresa consegue identificar rapidamente conteúdos maliciosos, no mesmo momento em que faz uma varredura de possíveis ameaças em outras áreas.

Por fim, podemos também enaltecer como uma importante vantagem do Firewall UTM a sua produtividade. Pois ele reduz a probabilidade de falhas e quedas inesperadas, aumentando dessa forma a produtividade de todos os setores da empresa.

Iptables não são suficientes

Muitas empresas normalmente cometem o equívoco de não colocar um sistema Firewall UTM, optando por apenas usar o Iptables. Contudo, essa ferramenta apenas cria regras de Firewall e NAT somente.

E diante da evolução dos crimes digitais essa ferramenta poderá não ser suficiente. Pois é preciso analisar o tráfego, inspecionar os acessos, controlar quem pode ou não acessar a rede, entre outras funções que essa ferramenta não fornece.

Minha empresa precisa de um Firewall UTM então?

Todas as empresas da atualidade precisam do Firewall UTM. Pois investir nesse sistema é uma decisão estratégica para proteger os dados do seu negócio, além é claro de reduzir a perda de tempo e recursos no combate aos riscos digitais.

Como já dissemos anteriormente o Firewall é uma excelente opção para micro e pequenas empresas, pois permite um gerenciamento bastante simplificado e seguro, tornando-se assim uma excelente opção para seu negócio.

Onde posso adquirir um Firewall UTM?

Apesar de não ser tão simples comprar um Firewall UTM, existem no mercado empresas de tecnologia que podem ajudar você nessa questão.

É importante salientar que o principal fabricante desta tecnologia é a Fortinet Inc. Sendo que a empresa que efetuará a instalação e manutenção do sistema deverá ser credenciada desse fornecedor.

A Fortinet também possui um sistema de certificação para as empresas autorizadas. Nesse sentido para adquirir um Firewall UTM basta realizar uma pequena pesquisa na internet e avaliar se a empresa que você está consultando possui esse certificado.

Agora que você já sabe o que é um Firewall UTM e como ele pode proteger a rede da sua empresa, e também como escolher e avaliar uma empresa para instalar, chegou o momento de proteger o seu negócio e instalar o Firewall UTM na sua empresa.

Procurando a solução Fortinet ideal?

Trabalhamos com todo o portifolio Fortinet: Fortigate, Forticare, FortiAnalyzer, FortiAuthenticator, FortiWifi, FortiAP, FortiManager.