Terceirização é a melhor pratica para concentrar seus esforços na atividade-fim. Porém, requer cuidados

As empresas que não querem perder mercado, precisam dar foco em seu core business, assim mantendo sua posição no mercado cada vez mais competitivo.

Nesse cenário, a terceirização tem papel fundamental. Contudo, entregar atividades não estratégicas para o negócio a uma MSP (Managed Service Provider), mas não menos importantes para a empresa, é uma responsabilidade que requer cuidados para não criar dores de cabeça para o business.

A seguir, sete pontos de maior relevância que devem ser buscados na empresa de outsourcing de TI, assim obtendo mais tranquilidade e segurança:

1. Gestão de relacionamento

A MSP deverá estar apta acompanhar através de processos e regularidade o relacionamento entre empresa e consultoria de TI e reagir de modo efetivo, caso perceba qualquer tipo de desalinhamento. Tem, ainda, a atribuição de atuar como um facilitador em casos de emergências ou de eventuais urgências.

2. Documentação dos processos

A empresa tem de manter documentação  atualizada para munir sua equipe técnica com as informações necessárias, colhidas durante a elaboração e a execução de projetos. Tem por função, manter o conhecimento adquirido com o cliente em todas as fases do projeto. Facilitam a tomada de decisão para qualquer alteração no projeto ou mudança de escopo.

3. Gestão de risco e de atendimento às normas regulatórias


A empresa prestadora de serviços gerenciados de TI deve estar em compliance com as normas regulatórias. Estar em constante busca por adaptação dos processos internos às regulamentações e orientado à eliminação de riscos, além de garantir o alinhamento dos processos de disponibilidade e de segurança à regulamentação vigente. 

4. Gestão de metas

A empresa deve ter as metas alinhadas com foco nos fatores custo, qualidade e inovação. Ter capacidade de fornecer e apoiar o processo como um todo desde a concepção, planejamento e encerramento dos projetos. Com base em prioridades e critérios nas diferentes fases de projetos.

5. Gestão de serviços e de inovação

Deve buscar constantemente a inovação, acompanhar as tendências, de forma a apresentar para o cliente melhorias, garantindo competitividade. Estar atenta às informações que auxiliem nas decisões e em eventuais abandonos de tecnologias e processos.

6. Saúde financeira

Deve estar empenhada em manter os resultados financeiros da organização.

7. Controle de continuidade de serviços

A empresa de terceirização de TI deve ser capaz de gerenciar interrupções nos serviços ou indisponibilidade. Essa função consolida as atribuições de governança, de processos operacionais de controle e de escalabilidade em um constante monitoramento sobre o fluxo de trabalho.

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