O chamado “moving”, serviço especializado em realocação física e lógica do data center, é a forma de garantir a movimentação de seus equipamentos de forma segura e ágil, por meio de processos.
Mudança é uma tarefa cheia de incertezas e receios, pode ser na vida pessoal ou profissional.
Olhando para o ambiente de data center, aonde envolve infraestrutura, informações, segurança, em um primeiro momento é algo caótico, principalmente pela criticidade que é o data center de uma empresa. Porém, com o método utilizado e experiência conquistada, a mudança acaba sendo um momento planejado com garantia e agilidade.
O serviço de movimentação de data center garante a transição de forma segura e ágil, por meio de processos detalhados. Geralmente, o serviço de mudança de data center é utilizado para:
- Transferência de data center para terceiros
- Mudança do data center para outros andares, e/ou novo endereço
- Realocação da infraestrutura após uma fusão de empresa
- Quando é necessário reforma o ambiente
Ou seja, qualquer atividade que envolva deslocamento físico ou lógico, tem elevada criticidade.
O processo de Moving envolve checklist de diversos de itens, dos mais simples aos mais complexos. Além do conhecimento necessário nos principais fabricantes de Tecnologia, é preciso muito planejamento para executar as atividades de forma ordenada e simultânea. Para isso, os pacotes de trabalho são desenhados cuidadosamente. O tempo para realizar um Moving, depende muito da quantidade e complexidade do data center, podendo levar uma semana até seis meses de planejamento.
Para entender melhor, abaixo vamos descrever algumas etapas do planejamento:
Documentação: inventário e identificação de todos os componentes do data center atual, levantamento fotográfico, posição dos equipamentos e racks, topologia física e lógica de interligação dos equipamentos e sistemas. Além do trajeto dos equipamentos com a dimensão de escadas e corredores.
Previsão do tempo: probabilidades de chuvas no dia da movimentação. De tal forma que os riscos de umidade e condensação, por exemplo, sejam mitigados.
Embalagem: utilização de embalagem conforme recomendação dos fabricantes, utilizando plástico bolha antiestático e manta de isolamento térmico e caixas apropriadas para o transporte.
Trajeto: análise das rotas e tempo de percursos, interdições de vias e rotas alternativas, entre outros fatores.
Aqui foram apresentados apenas alguns itens que são levantados por nossa equipe. Nossa equipe é formada por gestores, engenheiros, analistas treinados em serviço de moving data center.
Algumas empresas realizam a mudança de seu data center com equipe própria, com o objetivo da reduzir os custos. Porém, por ser uma tarefa de missão crítica e que exige muito planejamento – não pode haver falhas.
Contar com um parceiro experiente e especializado, não tem preço. Afinal, qual o valor das informações seu data center?
Precisa de um fornecedor de Moving Data Center?
Acompanhe a Tripletech nas redes sociais:
![]() |
![]() |
![]() |