O levantamento é resultado da aplicação do instrumento TMP (Team Management Profile), que identifica os papéis preferidos dos indivíduos no desempenho das funções de trabalho. Ao todo, a ferramenta identifica oito papéis principais: consultoria, inovação, promoção, desenvolvimento, organização, produção, inspeção e manutenção.
Enquanto os papéis produção (24%) e organização (34%) somam os 58% dos entrevistados, apenas 9% dos profissionais são abertos a novas idéias e procuram inovar as operações. Esse grupo é representado pelos perfis consultoria (3%) e inovação (6%).
Diferentemente dos tipos predominantes, há poucos profissionais orientados para questões humanas e para o impacto social das decisões, característicos dos perfis manutenção (2%), consultoria (3%) e inspeção (4%).
“É importante ressaltar que a competitividade do mercado tende a influenciar fortemente os ambientes corporativos, orientados para resultados e, desta forma, valorizam profissionais com alta capacidade de realização. Como conseqüência, há poucos profissionais dedicados a questões internas, que geram impacto nos resultados apenas de maneira indireta”, analisa Ricardo Rabello, diretor da área de avaliação e diagnósticos da Fellipelli.
As funções de trabalho são avaliadas da seguinte forma:
– Manutenção: define, implementa, comunica e reforça a prática de: propósito, compromisso, princípios, visão, responsabilidade social, políticas e valores da organização.
– Consultoria: Coleta informações, avalia, entende, aberto a novas idéias, define e pergunta as questões adequadas.
– Inovação: Diverge, avalia possibilidades, apóia mudanças, inova, desafia o “status quo”, conecta idéias com necessidades e necessidades com idéias.
– Promoção: Influencia, convence, explica, impressiona, identifica aliados, vende internamente e externamente e constrói a imagem.
– Desenvolvimento: Testa, analisa, converge informações, identifica valor, define riscos e avalia recursos.
– Organização: Estrutura, planeja, agenda, mapeia, estabelece sistemas e processos e gerencia recursos.
– Produção: Implementa, operacionaliza, finaliza, realiza, garante eficácia e eficiência.
– Inspeção: Especifica, define indicadores de sucesso, pratica “feedback”, confere, assegura qualidade, garante lealdade aos padrões de eficiência e faz auditoria.