Atualmente, a Tecnologia da Informação (TI) continua desempenhando um papel crucial no setor de saúde. De acordo com uma pesquisa recente, as expectativas e necessidades dos profissionais de TI na área da saúde estão em constante evolução.

O Cenário Atual

Nos últimos anos, a tecnologia na área da saúde tem se desenvolvido rapidamente, e essa tendência não mostra sinais de desaceleração. De acordo com um estudo, 95% dos profissionais de TI da área da saúde acreditam que, nos próximos anos, a comunicação e a integração dos sistemas de informação continuarão sendo um ponto crítico. Esse movimento se deve ao compromisso das organizações em atender às regulamentações governamentais que exigem um uso mais eficiente dos sistemas de saúde.

A evolução das necessidades

Para esta pesquisa, foram entrevistados profissionais de TI da área da saúde, a fim de obter uma visão abrangente das necessidades do setor. Os resultados, divulgados em um relatório recente, revelam tendências intrigantes. 

A era da Telemedicina

Uma das principais conclusões do estudo é que 74% dos participantes listaram o acompanhamento automatizado de aplicações de pacientes como uma prioridade. Isso reflete a crescente ênfase na telemedicina e na necessidade de monitorar remotamente a saúde dos pacientes.

Tecnologias colaborativas em ascensão

Outro dado relevante é que 64% dos entrevistados apontaram que ferramentas como avaliação por voz, vídeo e texto colaborativo são tecnologias cruciais que terão um impacto significativo em seus trabalhos nos próximos anos. Essas ferramentas possibilitam uma comunicação mais eficaz entre os profissionais de saúde, melhorando a colaboração e, consequentemente, a qualidade do atendimento ao paciente.

A visão dos Especialistas

Conversando com especialistas, revelou que os médicos buscam maior eficiência e colaboração no processo de atendimento à saúde.

A saúde é um serviço prestado por uma equipe, e cada vez mais essa equipe não pode se encontrar pessoalmente, seja devido ao tamanho do hospital, à natureza do sistema hospitalar ou à necessidade de fornecer cuidados à distância”, comenta um dos especialista. 

Benefícios do Investimento Tecnológico

Quando questionados sobre os resultados esperados com o investimento em tecnologia, 74% dos entrevistados esperam que ela melhore a qualidade do atendimento de saúde e a responsabilidade em relação aos pacientes. Além disso, 67% consideram as comunicações móveis altamente benéficas, pois têm o potencial de melhorar o atendimento ao paciente, reduzindo o tempo de resposta.

O Impacto das Comunicações por Vídeo

A pesquisa também destacou que as comunicações por vídeo na indústria de saúde podem ter o maior impacto em áreas importantes, como consultas médicas e telemedicina. Ambos continuam sendo os principais focos quando se trata de melhorar a qualidade do atendimento e a acessibilidade aos cuidados médicos. 

Desafios a serem Superados

Os participantes da pesquisa também discutiram os desafios que enfrentam para proporcionar um melhor atendimento aos pacientes. Cerca de 32% apontaram os gastos com pessoal além do limite clínico como a maior preocupação. Outros 25% mencionaram a falta ou escassez de comunicação eficaz entre a equipe como seu maior desafio.

Conclusão

O setor de saúde está passando por uma transformação digital significativa, impulsionada pela evolução constante da tecnologia. A adoção de registros médicos eletrônicos e a ênfase na telemedicina e na colaboração entre profissionais de saúde estão moldando o futuro da assistência médica. À medida que as organizações de saúde continuam a investir em tecnologia, a qualidade do atendimento ao paciente deve melhorar significativamente. Portanto, é fundamental que os profissionais de TI da área da saúde estejam preparados para atender às crescentes demandas do setor.

Fale com um especialista

Fale com um especialista agora, e tenha a melhor solução de TI para sua empresa.

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais: