Firewall Vulnerabilidade

Muitas organizações obtém um retorno inadequado dos seus investimentos em firewalls, um número cada vez maior de ataques às redes, combinado com a quantidade crescente de conjuntos de regras, contribuem para o alto custo de operação de uma arquitetura de firewall, além da falta de eficácia contra as vulnerabilidades.

O gerenciamento de firewalls é uma das maiores dificuldades em segurança da informação enfrentadas pelas organizações, quanto mais regras são inseridas no firewall, mais difícil fica gerenciá-lo, tornando-o cada vez menos eficaz.

Essas regras não protegem a organização com mais eficiência, mas o melhor gerenciamento delas e a melhoria da tecnologia de firewall sim.

As novas formas de ataques de cibercriminosos e softwares maliciosos (malaware) como o ransomware, tornaram-se um desafio para empresas de consultoria de TI, consultores de segurança da informação e empresas pelo mundo todo, e no Brasil não é diferente.

Firewalls com tecnologia antiga dependem de incômodas regras técnicas que complicam a capacidade das organizações de auditar e controlar as exigências de conformidade.

Com isso, as empresas de TI e as organizações arcam com custos mais elevados de mão de obra especializada, pois precisam dedicar funcionários à atualização das regras de firewall ou à identificação de problemas de acesso ou disponibilidade. Além disso, muitos ataques à rede geram violações de dados, fazendo com que as organizações arquem com custos elevadíssimos na tentativa de recuperá-los.

Dependendo do ataque hacker sofrito pela empresa, bem como o nível de vazamento de informações é possível que a empresa sofra com sanções e processo, principalmente agora com adoção da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

Existe uma enorme defasagem entre o firewall tradicional e o nível de proteção exigido pela maioria dos ambientes corporativos

Os firewalls devem oferecer recursos abrangentes de segurança sem aumentar a complexidade da infraestrutura de TI. Além disso, o gerenciamento de regras deve ser simplificado e fiscalizar o cumprimento das políticas reais de segurança de negócios para que as organizações se beneficiem ao máximo.

 

Pesquisas recentes apontam ainda que:

  • A empresa em média sofre aproximadamente 300 ataques à rede por ano, ao passo que 10% das organizações já sofreram mais de 1.200 ataques por ano
  • Entrevistados indicaram que os prejuízos causados por violações de dados valeram mais de 75% dos seus custos de operação de arquiteturas de firewall
  • Quem possui grandes conjuntos de regras de firewall admite que o gerenciamento dessas regras reduz a agilidade em sua área de negócios
  • As regras de firewall continuam aumentando ao ponto de chegar a milhares ou dezenas de milhares. Quanto maior for o conjunto de regras de um firewall, mais complexo será o gerenciamento dessas regras e mais difícil será mantê-las atualizadas e evitar lacunas de proteção.

 

Empresas que estão realmente preocupadas com a segurança da TI e a segurança das informações de seus clientes, tem adotado novas tecnologias de Firewall Next-Generation Firewall (NGFW) de fabricantes como a Fortinet, uma das maiorias empresas de segurança do mundo.

Através de soluções de segurança de Firewall NextGen, empresas tem alcança um nível de proteção de dados e informações, que garante maior transparência, tranquilidade para a empresas, funcionários e clientes.

  • Quer mudar de patamar na segurança da sua empresa?
  • Seu Firewall é da nova geração?
  • Como estão as regras de seu Firewall?

Fale com um especialista

Fale com um especialista agora, e tenha a melhor solução de TI para sua empresa.

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais: