alta Disponibilidade de e-mail empresarial

E-mail Corporativo – 5 Dicas para manter a disponibilidade

O e-mail empresarial, deixou de ser apenas uma sistema para troca de mensagens. Atualmente além da comunicação com o mercado, usuário interno, terceiros, fornecedores e parceiros, o serviço de e-mail empresarial tem função de sincroniza e compartilhar agenda, calendário, compromissos e tarefas. O e-mail corporativo deixou de ser utilizado apenas como correio eletrônico e passou a ser uma solução de colaboração mais importantes no dia a dia das empresas.

É comum ouvirmos colaboradores dizendo que “não consigo trabalhar” quando ocorre uma falha e o serviço de e-mail e outras funcionalidades ficam fora do ar. Dessa forma, a alta disponibilidade do e-mail corporativo é um dos pilares que mantém a performance empresarial.

Pensando no serviço de e-mail, segue cinco dicas para auxiliar os administradores de rede a manterem o e-mail da empresa sempre disponível. O artigo está divido em:

  1. Cuide de seu servidor de e-mail
  2. Análise e configure sua infraestrutura de storage
  3. Proteja-se contra falhas de rede
  4. Solução de replicação de dados para prevenção e recuperação de desastres
  5. Considere a virtualização ou cloud

Espero que as dicas ajudem a manter a produtividade da sua empresa! Boa leitura.

  1. Cuide de seu servidor e-mail

Um servidor de e-mail ou file server, servidor de aplicações é composto por diversos itens como CPU, memória, conhectores e demais componentes. Sendo assim, nos casos onde sua empresa tem um servidor de e-mail físico, utilize produtos de qualidade e certificados de marcas reconhecidas no mercado de TI. Tenha um contrato válido de suporte e manutenção do hardware e um serviço de monitoramento 24/7 assim, evitando paradas em caso de incidentes.

De qualquer forma, quando ocorre uma falha do sistema, é indispensável que sua empresa tenha política de redundância, onde comtempla informações, hardware e peças, garantindo a possibilidade de rapida recuperação do ambiente de TI.

Com o sistema híbrido é possível ter uma solução completa, onde parte do sistema de e-mail está fisicamente na empresa e a redundância está em nuvem. Como exemplo podemos citar o Exchange Online, Office 365, IceWarp.

  1. Análise e configure sua infraestrutura de storage

O gestor de TI deve compreender a diferença entre o armazenamento de informação local e dados compartilhados. Com o mapeamento da base de dados e informações da empresa, é possível entender o tipo de informação assim, tratando a informação de forma adequada. Com esse levantamento em mão é possível manter o ambiente de storage seguro, além disso, o gestor de TI otimizará melhor o sistema de storage, reduzindo custos desnecessários.

  1. Proteja-se contra falhas de rede

Além de redundância de conexões com servidores, o sistema de e-mail deve ter redundância de switches, roteadores e links de internet. Só assim, seu ambiente de TI e sua solução de e-mail será tolerante a falhas de TI.

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  1. Solução de replicação de dados para prevenção e recuperação de desastres

Em caso de incidente e pensando como pode ser prejudicial para as operações da empresa, duas são as medidas para reduzir seus impactos.

  • Redundância de dados – quando um site fica instável e fica fora do ar, a redundância entra em ação e em poucos minutos o site volta ao ar. A mesma solução pode ser usada para seus dados.
  • Replicação de servidores – é a capacidade de duplicar o servidor, tendo à capacidade de acessá-lo remotamente e automaticamente após uma falha no sistema. Desta forma, no mesmo instante em que um incidente derrube um site ou servidor de e-mail, outro servidor entrará em ação, para que a operação não perceba a falha.

Para as empresas que tem uma solução de e-mail em nuvem, a recuperação de falhas e desastres é quase instantânea. Com funcionalidade de recuperação de e-mail praticamente em tempo real.

  1. Considere a virtualização ou cloud

A virtualização de servidores ou a migração do servidor de e-mail para nuvem, torna mais fácil a gestão, monitoramento, recuperação de falhas e testes de infraestrutura e sistemas.

  • Solução de virtualização – falhas de hardware são tratados de forma instantânea, muitas vezes imperceptível para os funcionários e para a empresa. Manutenção ou melhorias, podem ser realizados durante horário comercial, sem interferir na produtividade da empresa. Ambiente de homologação e testes, pode ser criado e configurado de forma rápida.
  • Solução em cloud, sua preocupação com infraestrutura, hardware, licenciamento fica reduzida, a gestão do ambiente é realizado através de painéis de administração e controles. A criação de novas aplicações ou servidores é feita com apenas alguns clientes.

 

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