No atual contexto mundial, em que envolve uma economia cada vez mais digital e conectada, uma organização usa a tecnologia para aumentar a eficiência, reduzir custos e ampliar a receita.

Entre uma empresa tradicional e outra que busca se consolidar na atual Transformação Digital, há uma diferença distinta entre sua experiência em tecnologia e suas prioridades com segurança de dados.

A menos que uma empresa esteja ciente do que distingue as duas, ela permanecerá suscetível a ataques, ações judiciais e erros comprometem sua marca no mercado.

O uso massivo de dados pelas empresas

O coração que constitui uma empresa de tecnologia ou que dependa diretamente de recursos tecnológicos para sua existência, são os dados. Atualmente existem três tendências que continuam a impulsionar a coleta incessante de dados nos próximos anos:

  1. Armazenamento onipresente e barato;
  2. Dispositivos e sensores de IoT cujos custos continuam em queda;
  3. Computação barata e disponibilidade crescente de modelos de aprendizado de máquina Inteligência Artificial que podem ser adaptados para previsões em um mercado competitivo.

Com as oportunidades a favor das empresas em relação ao uso massivo de dados, qual seria uma possível desvantagem ou um risco associado?

Três coisas para estar ciente

Há três considerações importantes sobre segurança de dados a serem lembradas à medida que o volume e a velocidade das informações aumentam.

Primeiro, saiba que mais dados significam uma área de superfície maior para violações de dados. Parece óbvio, mas sem um gatilho econômico para destacar o custo do aumento do armazenamento de dados, não há verificações e equilíbrios para monitorar ou controlar a coleta de dados.

Além disso, com o advento da nuvem híbrida e do multicloud, os dados são espalhados, tornando uma visão abrangente da superfície total de ataque de dados geralmente ausente.

Segundo os direitos do cliente sobre a eliminação e transferência de dados. Com regulamentos cada vez mais direcionados a proteção do consumidor, a exemplo da LGPD, a conscientização do consumidor está aumentando.

Dois dos recursos mais importantes que aparecem nas manchetes são o direito de solicitar uma limpeza dos dados e o direito de solicitar uma cópia dos dados coletados sobre si mesmo.

Observe que, quanto mais dados uma empresa tiver de seus consumidores, mais demorado e oneroso será para atender às demandas dos direitos do consumidor.

E a terceira consideração de segurança de dados a ser lembrada é o uso indevido ou intencional de intermediação de dados. Basta lembrar o escândalo Cambridge Analytica-Facebook, pela qual as empresas fizeram a coleta e intermediação de dados sem a permissão explícita dos usuários.

Cerca de dois anos depois, existem mais empresas coletando dados do que nunca, geralmente escondidos do consumidor inocente, mas acontecendo de qualquer maneira.

Assumindo o controle sobre a segurança dos dados

O que uma empresa pode fazer para não ser vítima desses erros de segurança de dados? Aqui estão alguns movimentos a serem considerados.

Limite conscientemente a quantidade de dados que estão sendo coletados

Embora isso possa parecer contra-intuitivo, dado o ambiente competitivo, ele fornece uma justificativa e introspecção sobre quais dados são importantes para as operações da empresa e direciona o foco nos negócios.

Implemente um processo de gerenciamento de ciclo de vida de dados transparente e rigoroso

Mesmo que a quantidade de coleta de dados não diminua drasticamente, a implementação de um processo de gerenciamento do ciclo de vida dos dados garante que a classificação, avaliação e destruição dos dados manterão a organização protegida contra invasores digitais.

Faça a coisa Certa

Adotar à intermediação de dados, tanto na compra quanto na venda, pode se tornar um grande problema para os negócios da empresa, portanto, vá com calma.

A Lei Geral de Proteção de Dados está chegando este ano, portanto, mesmo que uma empresa queira ultrapassar os limites, lembre-se de que os limites estão ficando mais rígidos.

As empresas que prosperam são aquelas que usam regulamentos como ponto de partida, mas elevam a barreira ética acima desse limite para gerar transparência continua demonstrando um real valor ao cliente e um rigoroso processo de governança.

Para saber mais sobre segurança e proteção de dados para sua empresa e clientes, entre em contato com a equipe da Tripletech.

Sobre Tripletech IT Solutions

A Tripletech IT Solutions atua no mercado corporativo sempre em busca da excelência dos serviços prestados na área de Tecnologia da Informação, destacando-se nesse segmento por acompanhar as constantes evoluções e tendências de mercado. A empresa é formada por profissionais com ampla expertise adquirida ao longo dos anos no mercado de TI.

Nosso foco é sempre oferecer a melhor solução de acordo com a necessidade na medida certa para cada tipo de ambiente em cada cliente, tratando a TI de uma forma ampla, objetiva e sem complicações. Valorizamos e investimos no capital humano, nosso produto mais valioso.