Como o SD-WAN permite que as empresas operem de maneira mais eficiente, reduzindo custos.

Novas tecnologias de rede que podem melhorar o desempenho desde uma pequena empresa estão sendo constantemente desenvolvidas. No entanto, a maioria das empresas já possui infraestrutura existente. Isso significa que as tecnologias emergentes enfrentam uma batalha difícil para serem adotadas e precisam agregar muito valor. Uma dessas tecnologias emergentes é a rede definida por software, mais comumente conhecida como SD-WAN. Uma previsão recente do IDC (International Data Corporation) estima que o mercado global de SD-WAN poderá ter uma taxa de crescimento anual composta de 69,6% , atingindo mais de US $ 8 bilhões até 2021.

O que é o SD-WAN?

O SD-WAN é uma solução relativamente nova de rede de longa distância (WAN), que usa virtualização de software para fornecer conectividade em vários locais, semelhante ao MPLS (Multiprotocol Label Switching), ao mesclar vários serviços em um único dispositivo de hardware.

O conveito de SD-WAN pode ser pensado como um ‘sucessor’ para as VPNs (redes virtuais privadas), que nada mais é do que uma solução baseada em software que fornece nativamente segurança IPSec (Internet Protocol Security). No entanto, enquanto uma VPN padrão só pode existir entre duas localidades, o SD-WAN pode conectar qualquer número de localidades através de uma rede virtual pela Internet aberta.

Além disso o SD-WAN inclui vários recursos adicionais, como segurança, QoS (qualidade de serviço), rede local (LAN) e Wi-Fi, eliminando a necessidade de aquisição, manutenção e suporte de dispositivos separados.

SD-WAN: reduzindo custos de infraestrutura

Os principais custos de rede geralmente são elevados devido a necessidade de infraestrutura com provedores e dispositivos de conexão de dados, o que significa que a expansão para multiplas localidades pode tornar-se inviável para pequenas e médias empresas.

A simplificação de infraestrutura através do uso de SD-WAN é uma alternativa viável para empresas de qualquer tamanho reduzirem seus custos. Isso acontece por meio de dois mecanismos: reduzindo os requisitos de hardware e trabalhando com a infraestrutura existente.

Ao configurar uma nova localidade você precisa de hardware de conectividade. Resumidamente, isso significa roteamento, segurança, dispositivos WAN e outros dispositivos de borda, aumentando o investimento inicial necessário. Além disso, os requisitos de espaço e energia no local, bem como a manutenção contínua, significam que os custos de investimento podem subir.

O SD-WAN pode substituir a maioria dos dispositivos de borda de rede com um único dispositivo, combinando fluxos de dados de segurança, roteamento, Ethernet, banda larga e rede celular (4G e, em breve, 5G) em um único dispositivo, reduzindo drasticamente os custos de configuração do site remoto.

Com soluções tradicionais de WAN, a infraestrutura de conectividade pode chegar ao ponto de inviabilizar sua implantação em locais remotos, muitas vezes tornando os localidades pequenas pouco rentáveis.

O SD-WAN, por outro lado, pode ser usado com qualquer infraestrutura de conectividade, desde conexões Ethernet de nível comercial até conexões de celular para locais pequenos e remotos, permitindo que as empresas alinhem os custos de infraestrutura com as necessidades de cada site.

SD-WAN faz melhor uso de seus recursos

Outro papel que o SD-WAN pode desempenhar na redução de custos é através de uma melhor utilização dos recursos existentes, tanto humanos como de rede.

A ideia da SD-WAN reduzir os custos nos processos pode parecer uma solução difícil, mas a tecnologia inclui vários recursos de gerenciamento centralizado que podem desempenhar um papel na redução da carga de TI em localidades menores e na redução das necessidades de viagens.

Em primeiro lugar, o SD-WAN incorpora recursos de ZTP (Zero Touch Provisioning, ou provisionamento de toque zero), o que significa que a implementação pode ser tratada com um mínimo absoluto de envolvimento do engenheiro, reduzindo o tempo necessário e o nível de pessoal necessário.

Em segundo lugar, os recursos de gerenciamento centralizado do SD-WAN permitem que configurações e correções sejam enviadas de forma centralizada, sem necessidade de qualquer interação direta. Isso significa que um engenheiro de rede remoto pode implantar uma atualização de serviço em todas as localidades da sua rede em minutos em vez de dias, evitando que eles tenham que viajar para o local.

Em terceiro lugar, o uso de um único dispositivo, em vez de vários dispositivos, reduz o grau de manutenção necessário e significa que leva muito menos tempo para diagnosticar falhas que possam surgir.

Quando se trata de infraestrutura, muitas organizações maiores usam uma infinidade de tecnologias WAN, algumas mais caras do que outras. MPLS e Ethernet ponto-a-ponto, por exemplo, oferecem incrível conectividade entre sites, mas a um custo maior do que o MPLS.

O SD-WAN também pode ser aplicado a esses links dedicados, e ao mesmo tempo rotear o tráfego de Internet utilizando conexões de dados de menor custo e menos críticas para os negócios. Isso permite que sua empresa faça melhor uso dos recursos de conectividade em vez de ter que aumentar a capacidade de conexões caras para lidar com um aumento do tráfego da Internet.

Esse roteamento oferece à SD-WAN uma vantagem adicional em relação à conectividade tradicional quando se trata de confiabilidade. Com um único dispositivo controlando o roteamento em todas as conexões, se uma única conexão falhar, o dispositivo SD-WAN roteará o tráfego automaticamente para uma conexão alternativa, evitando qualquer tempo de inatividade, perda ou receita.

Tornando-se ecologicamente sustentável ao cortar custos

As empresas estão procurando cada vez mais formas ecologicamente corretas de operar e administrar sua infraestrutura de negócios, reduzindo os custos ao mesmo tempo. A SD-WAN oferece essa oportunidade ao reduzir o tamanho da infraestrutura de redes e das necessidades de viagens.

Fundamentalmente, diminuir a infraestrutura significa reduzir as emissões de carbono à medida que você consome menos energia. Os dispositivos WAN definidos por software substituem vários outros dispositivos de rede, resultando em uma redução substancial no consumo direto de energia.

Essa redução de appliances vem com um efeito colateral que afeta os custos e o carbono: reduz as necessidades de resfriamento. Cada dispositivo em uma sala de servidores significa mais calor, o que significa que é necessário mais resfriamento e é impossível resfriar uma sala de servidores sem um sistema de ar condicionado de alto consumo. Com o SD-WAN substituindo vários dispositivos por um único dispositivo de borda, isso se traduz em uma necessidade de resfriamento consideravelmente menor, reduzindo os custos e as emissões.

Os recursos de gerenciamento remoto e a facilidade de instalação oferecidos pela SD-WAN também diminuem outra importante fonte de consumo de carbono: viagens de funcionários. Entre as opções de implantação e o gerenciamento remoto, os engenheiros só precisarão viajar para locais remotos em casos extremos, reduzindo o tempo de inatividade relacionado a viagens e o consumo de carbono.

O SD-WAN também pode incorporar recursos adicionais de trabalho remoto (Home Office), tornando mais fácil do que nunca para o seu negócio suportar o trabalho flexível, novamente reduzindo a carga nos meios de transporte e no planeta.

SD-WAN reduz o custo do crescimento

Fundamentalmente, as empresas querem crescer. Crescimento significa sucesso e mais oportunidades de lucro. O crescimento em empresas com multiplas localidades é geralmente caro e desajeitado, com custos de infraestrutura e de rede que aumentam rapidamente. O SD-WAN ajuda a reduzir a maioria desses custos.

Novos sites terão menos funcionários inicialmente, portanto, uma conexão 4G ou de banda larga rapidamente implantada pode ser mais adequada do que uma conexão ponto a ponto ou MPLS, ambas mais caras e com um tempo de implantação muito maior.

O SD-WAN permite que você conecte um novo site, independentemente do tipo de conexão usado. A solução também permite que você reduza os custos de largura de banda balanceando a carga em vários links, enquanto também fornece o controle de selecionar a prioridade de consumo de cada link. Além disso, ele permite que você reduza os custos de conectividade na nuvem, estendendo uma VPN para a nuvem para o consumo direto de serviços de forma segura com NFV (Network functions virtualization, ou virtualização de funções de rede).

Finalmente, o SD-WAN também reduz os custos de hardware de um novo site, com um único dispositivo substituindo vários outros, resultando na redução das necessidades de TI do site. Um único engenheiro é capaz de implantar e conectar rapidamente um dispositivo SD-WAN, e a maioria das tarefas de gerenciamento e manutenção pode ser feita remotamente.

O SD-WAN, portanto, oferece múltiplos benefícios econômicos para empresas de todos os portes e, excepcionalmente, às empresas de pequeno porte conectividade de WAN a custos menores para suportar seu crescimento, ao mesmo tempo em que oferece a empresas maiores formas de aproveitar melhor seus recursos e oportunidades para reduzir as despesas de TI.

A Tripletech possui uma solução completa que permite ligar todas as pontas das suas localidades, provendo desde a concepção do projeto até a implantação com engenheiros especializados em tecnologias Fortinet e Cisco. Fale com nossos especialistas hoje mesmo.