como migrar de email corporativo com segurança

Como qualquer migração, a mudança de solução de e-mail corporativo necessita de planejamento, atenção e experiencia. Como o serviço de email corporativo é o principal meio de comunicação, alguns pré-requisitos devem ser adotados para que a migração ocorra de forma segura e sem paradas ou instabilidades.

Nesse artigo, entenda quais são os principais pontos de atenção e como migrar de forma segura seu serviço de e-mail.

O digital já faz parte de nossas dia a dia, a maioria de nós, possuímos um smartphones, uma conta em alguma rede social, e-mail particular.

Sendo assim, a principal forma de comunicação das empresas é através do meio digital. As empresas se relacionam com seus clientes através do mundo digital, via redes sociais, WhatsApp. Embora se utilize as redes sociais para fazer o primeiro contato com os consumidores, o e-mail tem sido o principal meio de comunicação. Isso ocorrer por alguns fatores como:

  • O envio e recebido de dados é seguro;
  • Todos os e-mails geram um histórico das tratativas e podem ser usados como provas legais;
  • Maior interação com seu público-alvo, através de solução de e-mail marketing, bem com o envio de extratos, alertas e demais informações que seus clientes precisem;
  • E-mail corporativo cria maior credibilidade entre sua empresa e seus clientes durante as tratativas;

Desta forma, o serviço de e-mail corporativo é essencial para o bom relacionamento empresarial, tanto para B2B (Business to Business) ou B2C(Business to Consumer).

E quando o serviço de e-mail não está mais atendendo? O que fazer?

Em uma situação em que o serviço de e-mail não atende mais as necessidades da empresa, por uma questão de falta de recursos, falhas do provedor atual ou redução de custos, a migração deve ocorrer sem perda de dados e histórico.

O auxílio de uma consultoria de TI ou especialista é importante, assim garantindo que a migração ocorra da melhor maneira possível.

Migração de e-mail segura

Para uma migração segura de seu e-mail corporativo além da expertise necessária na tecnologia, é fundamental entender as etapas de uma migração, além de conhecer o que realmente deve ser migrado. Tenha em mente que com o conhecimento adequado e seguinte o processo de migração, a empresa alcançara a melhor performance, reduzindo espaço desnecessário com o melhor custo-benefício.

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Abaixo segue um exemplo de planejamento com 12 etapas para ter uma migração adequada.

  1. PREPARAÇÃO

– Reunião de kick-off, com alinhando dos pontos chaves;

– Análise, avaliação, mapeamento e planejamento;

– Definição do plano de migração.

  1. COMUNICAÇÃO

– Informe as áreas envolvidas sobre a migração e o plano.

– Envie documentação com fases do projeto.

Ações:

  1. Importar perfis de usuários para o novo serviço de e-mail;
  2. Teste de funcionalidade e carga inicial de dados;
  3. Pré-carregamento de dados de correio;
  4. Teste de integrações;
  5. Importação final de perfil e habilitação de aprovisionamento duplo;
  6. Mudança de tráfego (web, IMAP / POP e SMTP);
  7. Teste e homologação de migração de usuários beta;
  8. Criar usuários no novo serviço de e-mail;
  9. Migração de dados de todos os usuários;
  10. Exceções e tarefas pós-migração.

Essas são algumas etapas básicas para uma migração adequada, porém outros processos e etapas podem ser adicionados, dependendo do tipo de migração e projeto.

Ainda tem dúvidas de como migrar seu serviço de e-mail corporativo?

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