A solução Cisco Meraki destaca-se da concorrência, uma vez que toda a gestão dos equipamentos é realizada através de uma plataforma que assenta cloud, não existindo assim a necessidade de adquirir controladoras .

Na passada semana apresentamos aqui alguns equipamentos que fazem parte do portfólio Cisco Meraki.

Vamos conhecer algumas das funcionalidades disponibilizadas pela plataforma de gestão na nuvem.

Cisco Meraki, implantação, venda e suporte

Para quem conhecer e realizar alguns testes a Cisco Meraki disponibiliza um Demo aqui.

Primeiros passos – Cisco Meraki

Ao contrário das soluções wifi “convencionais”, que precisam de controladoras locais, a solução da cisco Meraki apenas necessita que o administrador de rede registre seus equipamentos na plataforma de gestão para que comece a fazer gestão.

Para começar o utilizador deverá criar uma conta no próprio site da Meraki e depois entrar com as credenciais definidas.

Login cisco meraki, venda, implantação e suporte nas soluções cisco meraki

Depois de registrar os equipamentos por número de série (ou por número de compra), o administrador de rede deverá criar uma rede (escolhendo a opção Create a Network) e depois indicar os parâmetros solicitados.

Criando redes com Cisco Meraki

Depois de criar a rede e indicar quais os equipamentos associados, vamos configurar algumas funcionalidades. Vamos usar como exemplo a configuração de rede wireless, comece definindo o SSID (nome da rede) – a solução suporta ate 16 SSIDs diferentes.

Para isso basta ir a Wireless > Configure > SSIDs e depois indicar o nome da rede, tipo de criptografia e demais parâmetros.

Configuração de wireless cisco meraki

Apesar de ser uma solução baseada na Cloud network, ela permite a realização de todas as configurações básicas e avançadas necessárias para garantir a melhor segurança de rede (num próximo tutorial iremos mostrar como podemos associar um servidor RADIUS da própria Instituição/empresa a esta solução).

Ao nível do endereçamento e tráfego, esta solução é fantástica. Para se ter uma ideia, o administrador de rede não necessita de ter um serviço DHCP na rede (no entanto, é também possível fazer uso da infraestrutura/serviços já implementados na empresa. A solução tem ainda suporte para modo bridge, Layer 3 roaming e outros.

Além dos recursos apresentados, a solução também tem suporte para VLAN Tagging, parâmetro fundamental para quem tem a rede segmentada ao nível de Vlans.

Cisco meraki implantação de dhcp, vlan, layer3 roteamento,bridgeFinalizando, seleção de bandas em uso (2,4 Ghz e 5Ghz, ou apenas 5 Ghz).

Configuração de banda de uso wireless, cisco meraki

Após realizadas as configurações anteriores, basta ativar o SSID e temos a rede wireless pronta. Para ver os clientes associados à rede, basta acessar  Network-wide > Monitor e depois Clients.

Nessa interface podemos ver os clientes associados à nossa rede assim como a banda usada, tipo de sistema em uso, endereço ip, política atribuída e demais informações.

tela network wide, cisco meraki

Terminamos por aqui, fique ligado nos próximos posts! Ate mais.

Precisa de informações sobre implantação de Soluções Cisco Meraki?

fale conosco, podemos ajudá-lo com o crescimento de sua empresa

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais:

Siga-nos no Facebook Tripletech Siga-nos no Twitter, Tripletech Siga-nos no Linkedin, Tripletech