Principais erros que os usuários cometem ao analisar desempenho, segurança, custos e o efeito da computação em nuvem nas áreas de TI

A computação em nuvem (cloud computing), pode levantar uma série de dúvidas. Enquanto as consultorias de TI investem mais em solução em nuvem, algumas empresas continuam receosas em relação aos riscos que esse modelo pode trazer.

A seguir, acompanhe cinco equívocos comuns relacionados ao desempenho, segurança, gestão de custos e os efeitos da cloud computing.

  1. Computação em nuvem vai estimular o desemprego em TI

Quando as empresas colocam as aplicações na nuvem, por consequência, algumas atividades que estavam nas mãos da TI passam para um fornecedor de TI. Com isso, se espera uma redução nas equipes de TI. Contudo, o que se vê em alguns casos é exatamente o contrário.

O risco de desemprego para os profissionais de TI é baixo. Isso porque, mesmo para as empresas que migrarão boa parte das soluções para o cloud, a equipe de tecnologia ainda será necessária para gerenciar, monitorar e integrar os serviços de TI.

A migração para a nuvem, exigi novas habilidades dos gestores de TI. Os profissionais terão de se preocupar com gestão de fornecedores, para avaliar os serviços corretamente, selecionar, monitorar, gerenciar e contratar as consultorias de TI. 

  1. A nuvem traz grandes reduções de custo

A redução de custo com a migração do ambiente de TI para nuvem é realmente atraente, se você levar em consideração aquisições com hardware, infraestrutura e renovação de suporte e licenciamento, o valor fica melhor ainda.

Mas alguns pontos devem ser considerados como:

  • Qual o nível de atendimento está sendo contrato?
  • Quais são os custos legais da migração para cloud?
  • O fornecedor de cloud está em compliance com a LGPD?
  • Meus servidores e dados estão localizados no meu país?
  • Os dados armazenados na nuvem estão seguros?
  • Terei custos adicionais de licenciamento, após a migração?

São perguntadas que devem ser analisadas, para saber se realmente você está tendo redução de custos.

Guia - Saiba o que é Cloud Computing

Nesse material saiba como você e sua empresa podem tirar o máximo dessa tecnologia!

 

  1. Desempenho para cloud nunca é um problema

Só porque a organização usa um provedor de cloud não significa que possa ignorar a sua própria infraestrutura de TI e esperar uma grande performance. Após a migração de algum aplicativo para nuvem, pode ser necessário reavaliar o tráfego da rede e as configurações das máquinas virtuais.

É muito importante está apoiado com uma consultoria de TI experiente em migração para nuvem, visto que o desempenho pode ser um problema quando migrar uma aplicação. É recomendado realizar um size do ambiente de TI para definir as configurações das máquinas que estarão na nuvem.

Talvez seja necessário aumentar links ou mesmo instalação de aceleradores de WAN para consegui o mesmo desempenho da infraestrutura interna. 

  1. A nuvem é fácil de configurar e gerenciar

Alguns fornecedores de TI defendem que ao migrar para a nuvem acaba a necessidade de gestão por parte da área de TI da empresa usuária. Mas, na prática, os clientes que migraram para solução cloud dizem que as coisas não funcionam bem assim.

O tipo de gestão muda, o gestor de TI não precisa mais se preocupar com problema de hardware, falta de energia, mas sim com a capacidade, desempenho, garantir o controle dos dados.

  1. Ignorar problemas de segurança

Quase todo o sistema de computador pode ser hackeado, infelizmente. Não é diferente para a nuvem. A mesma política de segurança de TI que você já utiliza dentro da sua infraestrutura deve ser levada para o cloud, a grande diferença é que alguns recursos e permissão são mais difíceis de serem acessados. Se um sistema interno tem falhas de seguranças e bugs, não é porque foi migrado para cloud que as falhas e bugs vão desaparecer. Isso vale para senhas fracas em aplicações e sistemas.

Engenharia social também funciona em ambiente cloud, então é importante manter o programa de treinamento e conscientização de segurança de TI em dia!

Fale com um especialista

Fale com um especialista agora, e tenha a melhor solução de TI para sua empresa.

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais: