Este artigo aborda a importância da segurança e garantia dos dados em empresas, com foco no sistema de gerenciamento de banco de dados SQL Server. O destaque principal é dado à atividade de backup, que desempenha um papel fundamental na preservação dos dados em caso de falhas ou perdas.

Diagnóstico de Banco de Dados

A segurança e garantia dos dados são fatores importantes em qualquer empresa. Quando nos referimos a um sistema de gerenciamento de banco de dados como o SQL Server, uma das principais atividades a serem realizadas é o backup.

Existem vários tipos de backups que podem ser utilizados para criar uma estratégia eficiente, focando na segurança dos dados, tempo de restauração em caso de falhas, tempo de perda de dados, entre outros aspectos.

A primeira divisão a ser feita é em relação ao estado da base de dados no momento do backup, e existem duas opções:

  1. Base Online (Quente) – Consiste na utilização de formas de backups disponíveis no SQL Server.
  2. Base Offline (Frio) – Consiste em copiar os arquivos físicos.

Segue abaixo uma árvore das possibilidades de backup:

Lembre-se:

  • Backups diferenciais requerem a restauração prévia de um backup completo, sendo que o backup diferencial é restaurado em cima dele.
  • Para o backup de log, é necessário que o modelo de recuperação da base de dados seja “Full” ou “Bulk-Logged”.

Além das opções mencionadas acima, existem outras alternativas que podem ser utilizadas para aprimorar toda a estratégia de backup.

  1. Backup com compressão – Esta opção está disponível apenas no SQL Server 2008 Enterprise ou superior. Realiza o backup comprimindo os dados, diminuindo o tamanho do arquivo de backup e ocupando menos espaço em disco.
  2. Copy-Only – Esta opção realiza um backup sem interromper a sequência de backups, ou seja, é apenas uma cópia que não influenciará nos backups diferenciais retirados após um backup copy-only. Assim, as páginas alteradas desde o último backup completo não copy-only serão preservadas.
  3. Mirror – Realiza o mesmo backup simultaneamente em destinos diferentes.

Isso é apenas um resumo dos recursos de backup existentes. O SQL Server oferece muitos recursos para criar uma estratégia de backup eficiente e adequada às necessidades do negócio. No entanto, é importante contar com o auxílio de um profissional que conheça a solução e todas as funcionalidades para elaborar a estratégia correta de acordo com a política da sua empresa.

Fale com um especialista

Fale com um especialista agora, e tenha a melhor solução de TI para sua empresa.

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais: