Golpes Avançados com Clonagem de Voz por IA

Todos estão atentos aos e-mails fraudulentos que invadem nossas caixas de entrada diariamente. Contudo, uma nova ameaça se apresenta através de chamadas telefônicas e mensagens de voz. Os golpistas agora estão utilizando tecnologias avançadas de Inteligência Artificial para imitar a voz de pessoas conhecidas, criando assim, chamadas e mensagens de voz convincentemente falsas, phishing de voz (vishing). Este método, conhecido como “clonagem de voz”, se tornou mais acessível, permitindo que, com apenas uma pequena amostra de áudio, alguém possa replicar a voz de outra pessoa.

Nesse artigos vamos abordar:

  • Entendendo o Golpe de Clonagem de Voz
  • Como os Golpistas Operam
  • Como Evitar Golpes de Clonagem de Voz com IA

Boa Leitura!

Entendendo o Golpe de Clonagem de Voz

Imagine, no trabalho, você recebe uma mensagem de voz do seu chefe solicitando uma transferência urgente de dinheiro para um fornecedor referente a um projeto urgente. O pedido vem do nada. Mas são ordens do chefe, então você faz a transferência. Algumas horas depois, você vê seu chefe e confirma que enviou o pagamento. Mas há um grande problema… seu chefe não faz ideia do que você está falando! Acontece que a mensagem era falsa e você caiu em um golpe.

Em casa, você pode receber uma chamada telefônica ou correio de voz de um familiar em uma situação urgente, como um acidente ou uma emergência médica, pedindo dinheiro imediatamente. A voz é idêntica à da pessoa conhecida, os detalhes são convincentes, e a urgência da situação pressiona você a agir rapidamente. Mas, na realidade, você acaba de ser vítima de um golpe de clonagem de voz com IA.

Um usuário compartilhou recentemente no Scam Tracker, “Recebi uma chamada em janeiro de 2024. Pensei que fosse minha nora, ela disse ‘Oi, estou ligando para dizer que fui parada pela policia e agora estão me levando. Ela estava desesperada para que eu ligasse para o advogado imediatamente. Ela disse que tinha que ir agora porque estavam levando ela. A voz dela soava exatamente como a da minha nora.”

Com os EUA entrando na temporada de eleições de 2024, golpistas podem usar a tecnologia para imitar as vozes dos candidatos para influenciar eleitores ou potencialmente arrecadar “doações”.

Como os Golpistas Operam

Como os golpistas conseguem sua voz? Com apenas uma pequena amostra de áudio, obtida de mensagens públicas nas redes sociais ou até mesmo de ligações telefônicas gravadas, criminosos podem utilizar softwares de clonagem de voz para criar mensagens falsas convincentes. Seja simulando a voz de um superior no trabalho solicitando transferências financeiras imediatas ou imitando a de um ente querido em suposta situação de emergência, os golpistas exploram a confiança entre vítima e suposto remetente para efetuar fraudes.

Como Evitar Golpes de Clonagem de Voz com IA

Resista à vontade de agir imediatamente.

Não importa quão convincente uma chamada telefônica ou correio de voz possa parecer, desligue ou feche a mensagem se algo não parecer certo.

Verifique com a pessoa.

Ligue diretamente para a pessoa que alegou ter ligado para você com o número de telefone que você tem salvo. Não retorne a chamada para o número fornecido pelo chamador ou identificador de chamadas.

Questione.

Faça perguntas que apenas a pessoa verdadeira poderia responder. Golpistas dificilmente terão todas as respostas corretas.

Não envie dinheiro se estiver em dúvida.

Se o chamador pedir urgentemente que você envie dinheiro via um aplicativo de pagamento digital, Pix ou um cartão-presente, isso pode ser um sinal de alerta para um golpe. Se você transferir dinheiro para alguém e mais tarde perceber que é uma fraude, a polícia deve ser alertada.

Proteja suas contas. 

Seja no trabalho ou em casa, configure a autenticação de dois fatores para redes sociais, WhatsApp,  logins de e-mail e outras alterações nas configurações de e-mail. No trabalho, verifique as alterações nas informações sobre clientes, funcionários ou fornecedores.

Educação e Prevenção.

No ambiente de trabalho, promova treinamentos sobre segurança na internet e estabeleça políticas claras para a verificação de qualquer solicitação incomum. Crie uma política de confirmação para todas as solicitações de mudança e pagamento. Não confie apenas em e-mail ou correio de voz.

O avanço da tecnologia de Inteligência Artificial traz inúmeros benefícios, mas também novos desafios de segurança. Estar informado e preparado é a melhor defesa contra os golpes de clonagem de voz.

Proteja-se e ajude a proteger os outros compartilhando estas informações.

Fonte

Fale com um especialista

Fale com um especialista agora, e tenha a melhor solução de TI para sua empresa.

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais: