7 formas de alcançar seu público-alvo com segmentação de interesses

O grupo Facebook é a maior rede social atualmente, sendo assim ter uma conta no Facebook é um pré-requisitos para que sua empresa consegui ter a presença digital necessária para ter novos clientes. No entanto, uma conta empresarial não faz sentido, a menos que você consiga atingir seu público-alvo, ou seja os usuários que vão consumir seus produtos e serviços. Há várias maneiras de fazer isso, algumas são simples e outras um pouco mais trabalhosa.

O artigo está divido em:

  1. Tenha uma página corporativa no Facebook
  2. Crie post e envolva-se com o público
  3. Analise a concorrência no Facebook
  4. Publique atualizações regulares
  5. Ofereça ofertas exclusivas
  6. Crie um grupo no Facebook
  7. Anuncie no Facebook Ads

Vamos conhecer como alcançar seu público. Boa Leitura!

1. Tenha uma página corporativa no Facebook

A maioria das empresas já tem um site empresarial na internet, porém é se deseja ampliar seu alcance, é necessário ter uma página no Facebook.

Muitas empresas já têm uma página de negócios no Facebook, no entanto, alguns negócios usam a página pessoal, do dono ou alguém próximo para divulgar seus serviços e produtos. O ideal é ter uma página dedicada ao seu negócio, assim você separa sua vida pessoal, da profissional. Além disso, quando você cria uma página empresarial, terá acesso a recursos profissionais, como relatórios, quantidade de visitas, postagens mais acessadas e outros.

2. Crie post e envolva-se com o público

Crie conteúdo para seu site empresarial no Facebook, é uma forma de você divulgar seus produtos e serviços e manter o público atualizado e engajado com seu negócio.

Interagir com seu público, é uma outra forma de mostrar interesse mútuo, assim você consegue a atenção e engajamento para sua página corporativa, aumentando a taxa de conversão.

Dica: Ao interagir com seus visitantes, você aumenta a probabilidade de eles indicarem sua empresa, produtos e serviços para amigos e familiares. Uma indicação não tem preço!

3. Análise da concorrência no Facebook

É importante você entender o que sua concorrência tem feito no marketing digital e nas redes sociais, assim você pode traçar um planejamento de marketing mais assertivo, além de ter insight de novos posts e anúncios para o Facebook Ads.

Dica: existem muitas empresas que não são seus concorrentes, mas oferecem coisas que são relevantes para a sua empresa e seus clientes.

4. Publique atualizações regulares

Quando você posta regularmente, você está reforçando sua presença no Facebook e no marketing digital, alcançando novo usuários diariamente, além da possibilidade de algum visitante que já é frequentador de sua página, compartilhe sua postagem.

Uma página empresarial que não tenha atualizações, acaba sendo desengajada. A própria inteligência do Facebook monitora a interação dos visitantes e publicações da página, dependendo da frequência, o mecanismo do Facebook acaba reduzindo seu alcance, quando você publica algo depois de muito tempo sem atualizações.

Dica: Não exagere. Você precisa descobrir quantas atualizações por dia (ou por semana) são apropriadas para seu público-alvo. Através da análise e relatórios que existem no Facebook Business você entenderá melhor os horários e dias que seu público interage mais com suas postagens.

5. Ofereça ofertas exclusivas

Outra tática de marketing digital é oferecer aos seus clientes, ofertas exclusivas de seus serviços e produtos através do Facebook. Você pode criar campanhas e anúncios que serão executados dentro da plataforma do Facebook por tempo limitado. Você pode oferecer produtos ou serviço de forma gratuita, como forma de incentivo a eles comprarem outros produtos.

Como exemplo, vamos supor que a Empresa X seja uma consultoria em banco de dados. Como oferta exclusiva, ela oferece uma auditoria ao banco de dados, apenas para os 50 primeiros visitantes que entrarem em contato pelo Messeger do Facebook.

Usando o exemplo acima, pode ser aplicado a um centro automotivo, que também realizará uma vistoria no veículo dos 30 primeiros visitantes que chamarem pelo Messeger.

6. Crie um grupo no Facebook

Outra forma de você manter seus clientes engajados e atualizados é através de grupos do Facebook, quando você cria um grupo você acaba criando o sentimento de comunidade entre seus clientes. Esse tipo de grupo funciona muito bem quando seu negócio tem relevância com algum Hobby ou atividade.

7. Anuncie no Facebook Ads

Quando você tem um site de negócios no Facebook, você pode cria anúncios para alcançar não apenas seus clientes e visitantes habituais, mas todo o ecossistema do Facebook. Você pode criar anúncios personalizados com fotos, vídeos, com botões de “saiba mais”, “compre agora”. Esses anúncios vão ser exibidos em toda a plataforma do Facebook, conforme as configurações que você realizar no Facebook Business.

Existe um ponto muito positivo nos anúncios do Facebook Ads, que é a possibilidade de criar público específico. Através da ferramenta Facebook Business e segmentação você defini o tipo do seu público usando informações como localização, idade, sexo, profissão etc.

Com base nas informações você constrói o público que tem mais chance de interagir com sua empresa.

Por exemplo, você tem uma empresa de TI em São Paulo ou um centro automotivo, através da segmentação você pode criar um público específico para uma determinada região. Usando o exemplo acima, a empresa de TI em São Paulo, quer fazer anúncios para os moradores da cidade de São Bernardo do Campo, simplesmente se cria o público com o segmento de região.

Imaginou as possibilidades de público e segmentação que você pode criar?

Embora o Facebook tenha a possibilidade de segmentar o tipo do público, ainda falta alguns interesses que não aparecem no momento de criar os anúncios. Essa limitação geralmente faz com que seu público não seja totalmente específico, o ponto negativo é que muitas vezes seus anúncios são veiculados para pessoas que não tem interesse, inevitavelmente você acabará gastando algum dinheiro com usuários que não estão adequado ao seu anúncio ou público-alvo.

Para resolver esse problema existe a solução Explorador FB de interesses, é um software que utiliza APIs do Facebook, para desbloquear milhares de interesses que por padrão ficam invisíveis para você, durante a criação de seus anúncios. Uma solução de baixo custo que aumenta seu ROI com anúncios do Facebook Ads.

As ferramentas do Facebook Business são amigáveis e de fácil utilização. No entanto, o uso eficaz pode ter uma curva de aprendizado elevada. Para maximizar o retorno é importante realizar campanhas pagas no Facebook, isso ajudará a criar um público rapidamente.

Utilize a solução Explorador FB de interesses para criar seu público ideal e minimizar os custos com anúncios, melhorando seu ROI.

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