A computação em nuvem e o uso estratégico da TI híbrida para estimular a inovação estão trazendo mudanças em organizações de todos os portes e formatos. Embora os usuários finais possam não estar cientes disso, você, o profissional de TI, provavelmente está passando por uma nova era de trabalho marcada pela demanda – uma era em que sua organização está aproveitando os serviços de nuvem e a TI híbrida para se tornar mais inovadora, econômica, ágil e interconectada que nunca.Conheça 03 dos desafios da TI híbrida neste post.

Maior complexidade da infraestrutura

De acordo com a pesquisa, 64% dos profissionais de TI de empresas de grande, médio e pequeno porte concordam que a TI híbrida introduz maiores complexidades de infraestrutura em suas responsabilidades no dia a dia. A mudança contínua da nuvem em termos de volume, velocidade e variedade de serviços traz a promessa de inovação, mas também acarreta novos níveis de responsabilidade.

Isso está transformando os papéis e responsabilidades dos profissionais de TI no dia a dia. O volume e a velocidade dos novos serviços e tecnologias de nuvem estão possibilitando uma variedade de opções que, por sua vez, acarreta maior responsabilidade. Por exemplo, você pode provisionar uma solução no local e entregar e-mail via Exchange ou pode consumi-la como serviço de nuvem da Microsoft® via Microsoft Office 365® Business Premium, da Google® via G Suite e até mesmo do recém-anunciado pacote de produtividade para escritório da Amazon, entre outros.

Falta de controle e de visibilidade do desempenho da infraestrutura baseada em nuvem

Além de enfrentar a complexidade nos serviços de infraestrutura de nuvem, também existem problemas de visibilidade e controle que devem ser tratados. Uma descoberta surpreendente, entretanto, é que 48% dos profissionais de TI entrevistados sentem que precisam de controle e visibilidade, necessários ao sucesso de seus projetos. Os profissionais de TI devem trabalhar em sintonia com os gerentes para garantir e implementar um conjunto de ferramentas abrangente a fim de obter controle e visibilidade de toda a infraestrutura de TI híbrida.

Lacuna de habilidades da equipe de TI

O terceiro maior desafio associado a ambientes de TI híbrida é que 43% de todos os profissionais de TI reconhecem a existência de uma lacuna em termos de habilidades no setor – o que agrava o aumento da complexidade da infraestrutura e a falta de visibilidade. Tradicionalmente, certificações da Cisco®, Oracle®, Microsoft® ou VMware® comprovavam que você era capaz de fazer malabarismos específicos a cada fornecedor para solucionar quaisquer problemas nesses ambientes. No entanto, no mundo da TI híbrida, em que volume, velocidade e variedade imperam, fica cada vez mais difícil se especializar nas várias soluções viáveis disponíveis. Aí reside a lacuna de habilidades, que estará presente onde quer que você trabalhe.

Apesar disso, persiste a necessidade de entregar soluções em qualquer lugar, a qualquer hora pelo preço certo. Diferentes provedores podem oferecer serviços de natureza semelhante, mas com nomes e especificações diferentes, cabendo a você normalizar essas experiências e colocá-las em prática. Por exemplo, se estiver trabalhando em aplicativos em camadas para um site transacional de comércio eletrônico, você pode criar um projeto em várias camadas totalmente local ou pode optar pela TI híbrida e migrar o aplicativo e os serviços na Web para a nuvem, enquanto mantém os dados do cliente no local.

À medida que o tempo passa e mais serviços e opções são disponibilizados, será mais importante do que nunca preparar seu trabalho para a nuvem. Com a contínua convergência das funções de TI tradicionais baseadas em silos, concentre-se em cultivar conjuntos de habilidades fundamentais que conduzam você à nuvem, como ferramentas de monitoramento/gerenciamento de TI híbrida, arquitetura de aplicativos distribuída, automação e análise de dados. Informe-se nas comunidades de colegas para entender melhor e pôr em prática de forma mais rápida as diversas variantes e abstrações tecnológicas, como construtos definidos por software, contêineres, microsserviços e arquitetura sem servidor. Por fim, estabeleça o monitoramento como uma função básica de TI, também conhecida como monitoramento como disciplina, para impulsionar uma estratégia de gerenciamento de TI mais proativa e eficaz.

A conclusão é que, enquanto profissional de TI, você precisa se armar com um novo conjunto de habilidades, ferramentas e recursos para ser bem-sucedido à medida que a era da TI híbrida continua a evoluir. E, embora os desafios da nuvem ainda persistam em um futuro próximo, as organizações devem desenvolver planos de integração futura, garantir uma visibilidade centralizada de todos os ambientes e trabalhar ativamente para ajudar os profissionais de TI a eliminar a lacuna em termos de habilidades.

fonte

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais:
Siga-nos no Facebook Tripletech Siga-nos no Twitter, Tripletech Siga-nos no Linkedin, Tripletech