Ao longo dos últimos anos as soluções de redes disponíveis no mercado têm evoluído significativamente, tendo adquirido mais “inteligência”, garantindo assim a melhor confiabilidade, capacidade e disponibilidade.

Um das soluções que se destaca nesta área é a da Cisco Meraki uma vez que é baseada em cloud e oferece um conjunto enorme de funcionalidades.Com nome grego e o carimbo de uma referência mundial em redes e comunicações, Cisco Meraki é uma solução que vem sido bastante comentada pelos corredores do universo de TI. Mesmo não sendo algo realmente novo, ainda pipoca de vez em quando com aquele ar de mistério e interesse que só as novidades são capazes de provocar.

Cisco Meraki, solução de gerenciamento em nuvem e simplificada

Cisco Meraki: sua história

A Meraki foi fundada em 2006 por dois estudantes do MIT em Mountain View, Califórnia, trabalhando com produtos para distribuição de redes wireless e cabeadas para pequenas e médias empresas. Logo se mudaram para São Francisco e, em 2007, realizaram a campanha Free the Net, espalhando dispositivos pela cidade para oferecer internet gratuita aos transeuntes – em julho de 2008, já eram 100.000 pessoas utilizando o serviço, mas desde então o Free the Net foi descontinuado.

A solução Meraki é gerenciada através da Nuvem, não existindo assim a necessidade de serem adquiridas controladoras/appliances (libertando também o nosso Datacenter de mais um equipamento e também um reflexo na fatura de energia). A Cisco enxergando uma oportunidade comprou a empresa em 2012 e a incorporou ao seu portfólio pelo valor de 1.2 bilhão de dólares.

Conheça um pouco mais sobre a historia da Cisco Meraki clique aqui

Mas quais as vantagens de uma solução wireless baseada em Cloud?

São inúmeras as vantagens de ter uma solução de rede gerenciada a partir da nuvem, das quais se destacam:

  • Rapidez de instalação
  • Solução escalável, confiável e segura
  • Recursos integrados e sempre atualizados
  • Escalável a partir de pequenas filiais
  • Redução significativa dos custos operacionais
  • Possibilidade de gerenciamento toda a rede através de um dispositivo móvel

Cisco Meraki, Dashboard em qualquer lugar

Sob a bandeira da Cisco, a agora Cisco Meraki se tornou uma linha de access points voltados para profissionais que buscam simplicidade, facilidade e praticidade. Os dispositivos possuem o gerenciamento totalmente baseado na nuvem, o que agiliza qualquer manutenção/configuração a ser feita, e dançam ao som das redes 802.11ac e 802.11n com a facilidade de um ícone da música pop (também possuem rádios 2.4GHz e 5GHz e sensibilidade de recepção incrementada).

Ou seja, os access points da linha permitem que alguém instale e configure uma rede wireless de forma incrivelmente dinâmica, pois boa parte do processo acaba sendo automatizado (os APs puxam automaticamente as configurações da rede). Há, claro, a preocupação com segurança, sanada pelos constantes escaneamentos e proteções contra ameaças.

O que mais coloca valor em cima do nome “Cisco Meraki“, entretanto, é a visibilidade que a rede oferece: através de um painel de controle intuitivo, é possível ver quantos usuários estão conectados, quem são, que dispositivo estão usando, quanto estão usando de banda, quais aplicativos estão abertos e muito mais. Uma enxurrada de informações para as empresas interpretarem e criarem políticas de acesso mais eficientes em cima, otimizando tanto a experiência do usuário final quanto a segurança da rede.

Plataforma de gestão

A partir da plataforma de gestão da Cisco Meraki em cloud o administrador pode gerenciar, monitorar, configurar qualquer equipamento a partir de qualquer lugar, seja a partir do Desktop ou através do seu dispositivo móvel.

Dashboard gerenciado na nuvem, cisco meraki

Através da plataforma o administrador consegue definir políticas de acesso, obter relatórios de utilização (por dispositivo, por sistema operativo, por aplicação, etc)

Dashboard smartphone, table, cisco meraki

Tudo isso através da nuvem, o que acaba reduzindo o custo e a complexidade de alocar as tradicionais controladoras, além de permitir que basicamente qualquer alteração na rede seja feita de basicamente qualquer lugar. É uma solução de ponta que coloca embaixo do mesmo teto WAN, LAN, Wireless LAN e gerenciamento de dispositivos móveis – sendo que esse teto é um painel de controle simples e eficiente.

Ficou interessado?

Saiba como podemos ajudá-lo

Clique e Fale Conosco!

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais:
Siga-nos no Facebook Tripletech Siga-nos no Twitter, Tripletech Siga-nos no Linkedin, Tripletech