O Twiiter tem por volta de 305 milhões de usuário ativos por mês – uma das mídias sociais mais populares da atualidade.

No entanto, assim como qualquer site com muitos usuários, é visto como possibilidade de lucro pelos cibercriminosos. Por isso, é preciso garantir a segurança e a proteção de seu perfil da melhor forma possível. Aqui vão algumas dicas que ajudarão a manter sua conta a salvo.

Dicas de segurança com sua conta no twitter

Senhas

Como já mencionamos diversas vezes, uma boa senha é vital para qualquer uma das suas contas. Não escolha uma fácil de adivinhar ou muito simples. Nunca reuse senhas e troque-as regularmente. Para saber se sua senha é forte o suficiente dê uma olhada no Kaspersky Secure Password Check.

Privacidade

Diferentemente de outras mídias sociais, o Twitter possui uma política de privacidade bem simples: sua conta pode ser completamente privada e seus tweets podem ser vistos apenas por pessoas aprovadas por você, ou públicos. As configurações de privacidade escolhidas e como você usa sua conta são fatores determinantes para garantir sua privacidade e segurança.

Enquanto a privacidade é inegavelmente importante, existem certos tipos de perfis que devem ser públicos, como os de celebridades, empresas e contas anônimas humorísticas. Já quando o assunto é uma conta pessoal, a escolha não é tão óbvia. Apesar de sempre recomendarmos o caminho mais seguro (conta privada), com o Twitter não é simples assim.

Por exemplo, se os conteúdos que você tuita não abordarem informações pessoais, não há problema em manter sua conta pública. Mas se você não tem muita certeza quanto a isso, usar as configurações privadas pode ser o caminho mais seguro. Lembre-se, tweets em uma conta pública podem ser vistos pelo mundo inteiro.

Além disso, é importante notar que a imagem do seu perfil e sua biografia podem ser vistos por qualquer pessoa, independentemente de suas configurações de privacidade, por isso não revele qualquer informação privada nesses campos.

Você também pode bloquear usuários específicos, impedindo-os de visualizar seus tweets. Clique em qualquer tweet da pessoa que deseja bloquear, clique em “mais” e “bloquear”.

Essa opção pode ser bastante útil, caso sua conta não seja privada e você queira impedir que alguém visualize suas mensagens, ou quando um bot não para de mencionar seu perfil.

O Twitter começou a permitir recentemente que pessoas sejam mencionadas em fotos. Essa opção pode ser alterada, limitando apenas para pessoas que você segue. Também há a possibilidade de restringir completamente a menção em fotos, não permitindo que ninguém, nem amigos próximos, marque seu perfil em fotos.

Segurança e dicas com conteudo postado em facebbok, twitter, sms

País e localização

Configurar o país da sua conta pode ser interessante para encontrar outras pessoas com a mesma localização. Para habilitar essa opção, vá para suas configurações, em “conta”. Ache a aba “conteúdo” e logo abaixo está a opção de alteração de país.

De qualquer forma, por mais útil que seja ter sua conta associada ao seu país, pode ser perigoso ser específico sobre sua localidade. O Twitter disponibiliza uma opção que permite associar sua localização precisa com seus tweets. Para desabilitá-la, acesse suas configurações e selecione a opção que diz “privacidade e segurança”. Abaixo em “privacidade”, você verá uma opção que indica “adicionar a localização aos tweets”, desmarque essa opção e mantenha sua localização segura.

Segurança

O Twitter não difere de nenhum outro site no que diz respeito a links suspeitos. Se você não sabe o que é, não abra. Fique alerta.

Caso você acabe clicando em um link malicioso, ou se sua conta for hackeada por qualquer outra razão, mude sua senha o quanto antes. Essa é a melhor forma de assegurar que sua conta permaneça segura em situações como essas. Para fazer isso, acesse suas configurações na aba “senha” em que uma opção de mudança de senha ficará disponível. E se por acaso, você notar que alguém foi hackeado, informe essa pessoa imediatamente e aconselhe a mudança de senha.

Ate mais!