A botnet Zeus é uma das mais prolíficas na internet e nos meios de comunicação. Ultimamente, tem havido muito poucos relatos sobre os aspectos em torno Zeus, como novas pesquisas e e a derrubada da rede Troyak.

Naturalmente, esta é uma ótima notícia. No entanto, ainda falta conscientização e as notícias sobre a Zeus estão tornando as pessoas mais conscientes do grau de sofisticação do submundo do cibercrime. Infelizmente, em muitos dos relatórios há erros recorrentes. Estes relatórios falam sobre a “botnet Zeus”, o que é um reflexo impreciso da realidade.

A realidade é que há muitos, muitas botnets Zeus diferentes, todas mantidas por cibercriminosos diferentes. A quantidade de botnets Zeus pode estar na casa das centenas. Os criminosos por trás do vírus irão vendê-lo a qualquer um, que então pode começar sua botnet própria. Indo ainda mais longe, existem alguns ramos laterais da Zeus mantidos por outros criminosos.

Dada esta situação, não é improvável que as máquinas em uma grande empresa possam estar infectadas com variantes do bot Zeus, que são controladas por criminosos cibernéticos diferentes e, portanto, pertencem a diferentes botnets Zeus.

Leia o artigo completo no Securelist.

Fonte: Qual é a botnet Zeus de verdade?