Todos os dias trafegam cerca de 144 bilhões de e-mail no mundo, sendo 84 bilhões com fins profissionais. Isso apenas evidência um fato que eventualmente negligenciamos, a importância e a dependência do e-mail para as empresas.

Praticamente toda a comunicação é feita via e-mail, negócios são fechados, informações estratégicas são enviadas, solicitações recebidas, até seu ERP usa o e-mail. O e-mail está tão presente no cotidiano que mal avaliamos a quantidade de tempo que os colaboradores de uma empresa passam trabalhando com ele.

Ao longo do tempo, depois de ouvir várias histórias de empresas com problema de e-mail, percebi que existe alguns que são mais frequentes e que geralmente os usuários acabam dando um “jeitinho”. Veja abaixo:

Problemas comuns de email nas empresa

Poderia citar vários problemas e “soluções” que as pessoas criam, mas tem um lado mais grave nisso tudo que é o tempo desperdiçado em tarefas nada produtivas e não são causadas por problemas, mas sim por que a solução de e-mail não é adequada, com isso minimizando os ganhos da equipe.

 

Problemas comuns de email vs soluções para empresas

Isso falando do lado do usuário, mas tem as dificuldades enfrentadas pelo administrador desse sistema que precisa garantir a alta disponibilidade com apenas um servidor ou com uma empresa que não cumpre o acordo de nível de serviço (SLA), precisa proteger os dados mesmo com investimento baixo em hardware e software para backup ou com uma plataforma que “força” o usuário a usar o computador para armazenamento.

De forma resumida, é possível consolidar essas dificuldades em dois cenários:

  1. Servidor de e-mail “dentro de casa” – enfrentam grandes problemas com disponibilidade, custo de administração e renovação,  necessidade de expansão de volume constante, link de internet e backup.
  2. Servidor de e-mail fora de casa (Provedor) – Enfrentam grandes problemas com qualidade do serviço, recursos de colaboração, acesso em vários dispositivos, atendimento do suporte e segurança dos dados.

Independente do cenário, lidar com o alto volume de e-mails e com a necessidade crescente por produtividade tornou-se um desafio para as empresas. Veja como o Office 365 pode ajudar a resolver esses e outros desafios da sua empresa.

Fale conosco, e saiba mais sobre Office 365