A SD-WAN fortalecerá a revolução do varejo com impactos financeiros e operacionais positivos

As empresas que lutam para competir no ambiente de varejo altamente competitivo de hoje estão fazendo isso por meio da transformação digital. Os clientes de hoje esperam que os varejistas combinem a conveniência das compras on-line com experiências tangíveis nas lojas (Omni Channel) e, para facilitar isso, os varejistas estão explorando uma ampla gama de tecnologias nas lojas.

De Wi-Fi gratuito a display digital, etiquetas eletrônicas de prateleiras, quiosques digitais e métodos de pagamento portáteis, as tecnologias na loja são vitais para os varejistas que competem por espaço na revolução do varejo. Mas não são apenas as tecnologias voltadas ao cliente que os varejistas estão implementando para melhorar a experiência do cliente. Em diversas empresas de varejo, a força de trabalho está se tornando mais ágil através do fornecimento de soluções de ensino à distância que, como as tecnologias voltadas para o cliente, podem ser implementadas a partir da matriz.

Esses investimentos estão aumentando a dependência da Wide Area Network (WAN) do varejista para fornecer experiências confiáveis, contínuas e satisfatórias. Com muitas dessas aplicações sedentes por velocidade de acesso, há um crescente requisito para soluções WAN que oferecem escalabilidade sem reduzir a disponibilidade. Sem essa solução, os varejistas experimentarão apenas maior lentidão de rede, o que pode impactar negativamente a continuidade dos negócios e a experiência do cliente.

SD-WAN (WAN definida por software) é a solução que os varejistas devem considerar se quiserem competir no ambiente de varejo que os clientes esperam. Aqui estão os principais benefícios do SD-WAN para varejistas prontos para dar o próximo passo:

Maior agilidade

À medida que os aplicativos essenciais e voltados para o cliente competem pela largura de banda, os varejistas têm a tarefa de garantir que haja largura de banda suficiente disponível para cada aplicativo, de forma confiável e sem problemas. Com o SD-WAN, os varejistas podem se beneficiar de princípios de gerenciamento mais inteligentes. Se imaginarmos que os dados trafegam pela rede como o tráfego em uma rodovia, é fácil imaginar problemas que possam ocorrer durante os horários de pico. Se o tráfego nas estradas é mais pesado em uma direção no período da manhã e mais pesado na direção oposta à noite, faria sentido mudar o fluxo de tráfego em algumas faixas, criando mais pistas no lado congestionado da estrada, assim todos os que estão viajando vão mais rápido.

O SD-WAN otimiza a rede para funcionar da mesma maneira, encontrando rotas mais dinâmicas para todos os dados que trafegam pela rede, priorizando o tráfego e as sessões fluindo pela rede para garantir que os aplicativos críticos tenham prioridade. O SD-WAN avalia dinamicamente as melhores rotas disponíveis com base no desempenho do link e nas características do aplicativo, direcionando o tráfego automaticamente pelas rotas mais adequadas. Aplicações críticas não são deixadas em filas de espera, são enviadas diretamente para o seu destino em uma rota mais eficiente.  

Maior segurança

As WANs tradicionais tendem a ter um roteador no local na extremidade da rede, o que significa que geralmente não há provisão de segurança dentro do roteador para garantir que os protocolos de segurança do varejista sejam aplicados ao tráfego em movimento entre a WAN e a LAN. Inevitavelmente, isso pode levar à necessidade de um firewall de próxima geração (NGFW) para lidar com as principais funções de segurança, como IDS/IPS, controle de aplicativos e recursos antivírus / antimalware.

O aumento da dependência do acesso à Internet do ambiente da empresa pode significar o aumento do risco de um problema de segurança. Podemos ver facilmente por que a segurança cibernética se tornou um tema importante para as organizações com o aumento da potencial violação da segurança de dados com impacto negativo na imagem da marca.

O SD-WAN foi projetado pensando em segurança. Ambas as implantações nuvem ou local lidarão com as necessidades de segurança de varejo de maneiras diferentes.

Ferramentas embutidas tornam o trabalho ainda mais fácil. Por exemplo, o gerenciamento central de políticas aumenta a escala e a consistência, enquanto a micro segmentação de aplicativos torna mais rápido e fácil impedir que um ataque se espalhe. Isso faz com que lidar com a segurança aprimorada necessária para operar em nosso mundo centralizado seja muito mais fácil e consome menos recursos.   

Os varejistas que tradicionalmente usam as redes MPLS estam familiarizados com as penalidades ao executar vários aplicativos de alto desempenho. Com o fluxo atual de aplicativos de alto desempenho na rede, esses custos só aumentarão. O SD-WAN supera isso por meio do aumento da conectividade de alto desempenho, permitindo que os varejistas executem vários aplicativos de alto desempenho de maneira confiável e econômica.

Com o aumento da conectividade de alto desempenho, o SD-WAN aumenta a confiabilidade de cada filial do varejista e isso é particularmente importante considerando a implementação de novos aplicativos em execução em cada filial e sendo controlados centralmente. Ao otimizar suas redes com o SD-WAN, os varejistas podem garantir que seus investimentos em transformação digital proporcionem retornos através de maior agilidade de rede, maior segurança e eficiência de custos.

Existem diversos modelos de SD-WAN e segurança de rede, mas apenas a Fortinet realmente combina segurança com SD-WAN.

A Fortinet, fornece recursos avançados de SD-Wan em seu produto líder de mercado FortiGate Next Generation Firewall (NGFW).

As soluções da Fortinet Fortigate fornecem o nível certo de serviço e segurança com seu sistema FortiOS 6.0 e o avançado SD-WAN para todas as aplicações, garantindo proteção contra ameaças em todas as unidades da sua empresa.

Fale com um especialista e esteja a frente da concorrência