O chamado “moving”, serviço especializado em realocação física e lógica do data center, é a forma de garantir a movimentação de seus equipamentos de forma segura e ágil, por meio de processos.

Mudança é uma tarefa cheia de incertezas e receios, pode ser na vida pessoal ou profissional.

Olhando para o ambiente de data center, aonde envolve infraestrutura, informações, segurança, em um primeiro momento é algo caótico, principalmente pela criticidade que é o data center de uma empresa. Porém, com o método utilizado e experiência conquistada, a mudança acaba sendo um momento planejado com garantia e agilidade.

O serviço de movimentação de data center garante a transição de forma segura e ágil, por meio de processos detalhados. Geralmente, o serviço de mudança de data center é utilizado para:

  • Transferência de data center para terceiros
  • Mudança do data center para outros andares, e/ou novo endereço
  • Realocação da infraestrutura após uma fusão de empresa
  • Quando é necessário reforma o ambiente

Ou seja, qualquer atividade que envolva deslocamento físico ou lógico, tem elevada criticidade.

etapas de uma mudança de data centerO processo de Moving envolve checklist de diversos de itens, dos mais simples aos mais complexos. Além do conhecimento necessário nos principais fabricantes de Tecnologia, é preciso muito planejamento para executar as atividades de forma ordenada e simultânea.  Para isso, os pacotes de trabalho são desenhados cuidadosamente. O tempo para realizar um Moving, depende muito da quantidade e complexidade do data center, podendo levar uma semana até seis meses de planejamento.

Para entender melhor, abaixo vamos descrever algumas etapas do planejamento:

Documentação: inventário e identificação de todos os componentes do data center atual, levantamento fotográfico, posição dos equipamentos e racks, topologia física e lógica de interligação dos equipamentos e sistemas. Além do trajeto dos equipamentos com a dimensão de escadas e corredores.

Previsão do tempo: probabilidades de chuvas no dia da movimentação. De tal forma que os riscos de umidade e condensação, por exemplo, sejam mitigados.

Embalagem: utilização de embalagem conforme recomendação dos fabricantes, utilizando plástico bolha antiestático e manta de isolamento térmico e caixas apropriadas para o transporte.

Trajeto: análise das rotas e tempo de percursos, interdições de vias e rotas alternativas, entre outros fatores.

Aqui foram apresentados apenas alguns itens que são levantados por nossa equipe. Nossa equipe é formada por gestores, engenheiros, analistas treinados em serviço de moving data center.

Algumas empresas realizam a mudança de seu data center com equipe própria, com o objetivo da reduzir os custos. Porém, por ser uma tarefa de missão crítica e que exige muito planejamento – não pode haver falhas.

Contar com um parceiro experiente e especializado, não tem preço. Afinal, qual o valor das informações seu data center? 

Precisa de um fornecedor de Moving Data Center?

Clique e Fale Conosco!

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais:
Siga-nos no Facebook Tripletech Siga-nos no Twitter, Tripletech Siga-nos no Linkedin, Tripletech