Quatro passos para realizar uma boa migração do controlador de domínio em Windows Server 2000 para Windows Server 2003/2008.

O servidor Active Directory é responsável pelo gerenciamento básico de identidades para uma rede computacional. Este dispõe de um banco de dados que contem computadores pessoais, servidores, usuários e regras de acessos que estes possuem dentro da organização. Em virtude destes serviços, este servidor não deve ser compartilhado com nenhuma outra função na sua infra-estrutura de redes, a não ser algum outro serviço de rede básico como resolução de nomes.

Processo de Migração
Para migração do Windows 2000 para o Windows 2003/2008 , ambos já possuem a mesma estrutura de diretório quanto ao sistema operacional, fazendo uso da pasta Windows e não mais da pasta WINNT, e também utilizando a pasta Documents and Settings para armazenamento de perfis de usuários. Este processo acaba facilitado, porem alguns outros pontos devem ser lembrados para essa migração.

1) É importante que a equipe de suporte esteja familiarizada com as ferramentas e novas tecnologias do Windows 2003. Tanto a nível de operação quanto ao nível de suporte ao usuário (nível 2). Se este conhecimento não houver, é importante que seja adquirido antes da promoção do recurso em produção. Uma boa oportunidade é aproveitar a fase de desenho do projeto para treinamentos.

2) Quanto aos usuários estes esperam que pelo menos sua experiência atual quanto aos recursos de seu computador pessoal e quanto aos recursos de rede que utiliza sejam mantidas, absorvendo apenas melhorias, não podendo então esta mudança impactar negativamente nas atividades dos usuários.

3) Mapear as aplicações que possuem integração ou dependência do serviço de Active Directory na organização deve ser executada a fim de evitar paradas inesperadas. Este processo deve ser realizado em conjunto com todas as áreas de tecnologia, e havendo necessidade, a interação com outras áreas da organização deve ser considerada.

4) Aproveitar a mobilização de equipes internas e fornecedores é uma ótima oportunidade para se repensar em alguns pontos da operação, processos e arquitetura dos recursos em produção visando maximizar a utilização destes por usuários e administradores.

Acredito que um versionamento maior do que o descrito caracteriza a construção de um novo ambiente, devido a enorme distancia na linha de tempo, e quanto a mudanças tecnológicas, onde o mapeamento dos impactos desta mudança pode ficar dificultado devido a falta de documentação para a execução. Porem um versionamento maior, pode dar a oportunidade de implantação de processos mais atuais a serem criados durante a fase de laboratório.

Observação: Em redes Windows 2000 migradas de NT ou mesmo nativas, o sistema gerenciava os recursos de máquinas através do nome, o que a partir do Windows 2003 já não acontece. O Windows 2003 se comunica com os recursos através de um identificador de segurança (SID), um valor gerado aleatoriamente durante o processo de instalação. A equipe de suporte da Schincariol não gerava novos IDs para as estações apos o processo de imagem, o que pode ocasionar parada de alguns recursos durante um processo de migração comum.

A identificação destes pode levar muito tempo, o que demandaria um esforço enorme para mapeamento e testes de conclusão. Uma sugestão é a instalação de uma rede paralela, utilizando novos recursos, o que não afetaria em nada o ambiente de produção. Este pool de migração apos adequado irá se tornar o centro de uma nova rede. Onde os recursos existentes poderão ser reavaliados e recuperados antes de ingressarem no novo ambiente (aproveitar, e definir estas ondas junto com o processo da nova imagem).

Vantagens

Rede Paralela
Fornece um ambiente de atualização continuo
Possui sua própria velocidade de migração
Pode lidar com problemas existentes
Oportunidade para reavaliação e adequação dos recursos antes de serem inseridos ao novo ambiente

Atualização
Custos mais baixos
Mais simples de se construir, uma vez que todos os recursos já existem
Uma única rede para gerenciar
Os métodos duplos de suporte desaparecem mais rapidamente

Desvantagens

Rede Paralela
Inicialmente custos mais altos
Complexidade de instalação, pois é uma rede nova
Duas redes para gerenciar
Os métodos duplos de suporte permanecem por mais tempo

Atualização
Não possui oportunidade de atualização continua
Necessidade de migração de todos os usuários numa única onda
Obtêm apenas os recursos novos que funcionam no modo misto
Traz os problemas existentes para a nova rede

fonte: Outrolado