O Windows 8 deixou de receber suporte e atualizações desta o dia 12 de janeiro. A Microsoft anunciou que o sistema operacional lançado em 2012 não contará mais com o suporte da empresa e que os usuários que utilizam o sistema devem fazer a atualização para o Windows 8.1 o mais rápido possível.

Apesar de ser relativamente novo no mercado, o Windows 8 foi um fracasso de crítica. A nova abordagem que a Microsoft utilizou não agradou a maioria dos usuários, que tiveram que lidar com a ausência do menu Iniciar e a nova interface batizada na época de Metro. Dentre outras coisas, a mudança que a Microsoft queria implementar no Windows 8 visava aumentar a popularidade das telas sensíveis ao toque.

De acordo com a consultoria NetMarketShare, em dezembro de 2015 o Windows 8 possuía apenas 2,76% do mercado de sistemas operacionais. Apesar de ser proporcionalmente pequeno em relação às outras versões do sistema, isso significa uma grande quantidade de PCs.

Lançado em 2012, o Windows 8 poderia ter mais alguns anos de suporte, mas a companhia de Redmond considera o Windows 8.1 como um service pack do sistema e que continuará a receber suporte até 2023. Dessa maneira, os usuários que desejarem continuar a receber atualizações e pacotes de segurança em seus computadores e dispositivos devem fazer a atualização para o Windows 8.1 ou mesmo para o Windows 10.

Caso você precise saber mais sobre licenciamento, suporte e atualizações das versões do Windows, a Tripletech pode ajudar você e sua empresa, saiba mais

Além do encerramento do suporte ao Windows 8.1, a Microsoft anunciou também que o Internet Explorer 8, 9 e 10 também não receberão mais atualizações e que os usuários devem fazer o download da versão 11 do IE.