Entre os meses de abril e maio, o uso da banda larga móvel aumentou 30% em todo o mundo. Segundo relatório divulgado nesta terça-feira (21/07) pela Allot Communications, que fornece soluções de otimização de serviços IP, a Ásia liderou o crescimento do tráfego (+36%), seguida da Europa (+28%) e das Américas (+25%).

O relatório conclui, ainda, que os assinantes não diferenciam redes fixas e móveis e, portanto, querem a mesma qualidade de serviço em ambas. Portanto, as operadoras de celular enfrentam os mesmos desafios que seus pares na telefonia convencional mas têm de lidar com limitações tecnológicas maiores.

Ainda segundo a Allot, a navegação via HTTP é a mais popular do mundo e seu uso aumentou 21%; a transmissão de mídia contínua via HTTP, como no site Youtube, é a aplicação que mais cresce (+58%); os downloads aumentaram em 34%; e os programas de compartilhamento de arquivos (P2P) são, atualmente, responsáveis por 42% da banda utilizada.

Para o levantamento, a Allot coletou dados da ferramenta NetXplorer, seu sistema centralizado de relatórios e gerenciamento, com informações de uma base total de mais de 150 milhões de usuários.

fonte: B2B Magazine