Antes de mais nada, é importante termos em mente o que é uma infraestrutura de TI…

Infraestrutura de TI são todos os softwares, instalações, redes e hardwares que são necessários para entregar, monitorar, testar, desenvolver ou até mesmo suportar  aplicativos e serviços de TI.

Já que a infraestrutura de TI abrange todas essas coisas dentro da empresa, ela precisa de um gerenciamento adequado.

Os objetivos do gerenciamento da infraestrutura de TI são:

  • Garantir e aumentar a disponibilidade da infraestrutura de TI;
  • Maximizar o nível de desempenho dos serviços;
  • Assegurar a flexibilidade no atendimento da demanda;
  • Ter maior eficiência na hora de resolver problemas;
  • Reduzir os custos com falhas;
  • Diminuir o custo dos serviços de TI;
  • Conseguir prever falhas na TI da empresa antes que a mesma aconteça.

Deste modo, o que vamos lhe mostrar aqui é o que torna uma infraestrutura de TI ineficiente, o que ela pode causar para a sua empresa e quais as vantagens de ter uma infraestrutura de TI sempre bem atualizada.  

De acordo com um estudo feito, foi comprovado que 92% das vulnerabilidades de uma infraestrutura de TI estão relacionadas com falhas de atualizações. Muitas dessas falhas podem comprometer a infraestrutura de TI, causando assim grandes danos financeiros e danos a imagem da empresa.

Infraestrutura de TI

Sendo assim, o que vamos falar aqui é:

  • O que torna uma infraestrutura de TI ineficiente;
  • O que uma infraestrutura de TI ineficiente pode causar para a sua empresa;
  • Quais as vantagens de ter uma infraestrutura de TI sempre bem atualizada.  

Normalmente, as empresas só dão a devida atenção para a infraestrutura de TI quando acontece algum problema. Quando na verdade a melhor coisa a se fazer é evitar que esse problema ocorra, ou ao menos ter um processo bem definido para consertar uma falha.

Cada vez mais as empresas investem em novas tecnologias, sendo assim, as necessidades de soluções de gerenciamento também acabam aumentando. Se você está lendo este artigo, certamente, em algum momento da sua caminhada, algum setor da sua empresa ficou parado por alguns minutos, ou até mesmo durante horas, tudo isso por que?

Por causa de uma indisponibilidade da infraestrutura de TI…

É válido termos em mente que, quando há a perda de informações e serviços, mesmo que temporariamente, isso afeta a continuidade do seu negócio e até mesmo a produtividade da sua equipe.

Agora vamos falar de maneira mais detalhada sobre os itens deste artigo…

O que torna uma infraestrutura de TI ineficiente

Existem alguns pontos simples dentro da sua empresa que podem fazer com que sua infraestrutura de TI torne-se ineficiente e desatualizada. Sendo esse pontos:

  • Lentidão e queda do servidor;
  • Indisponibilidade da internet;
  • Softwares ilegais ou desatualizados, com versões antigas;
  • Equipamentos antigos e fora da garantia;
  • Entre outros…

Esses são alguns dos principais pontos que contribuem para que você tenha uma infraestrutura de TI ineficiente e desatualizada, dar uma atenção especial para esses pontos vai fazer com que você evite problemas futuros.

O que uma infraestrutura de TI ineficiente pode causar para a sua empresa

Infraestrutura de TI

Ter uma infraestrutura de TI ineficiente, pode impactar de diversas maneiras dentro da sua empresa. Ela pode atrapalhar os processos da sua equipe em uma linha de produção, por exemplo. Uma tarefa que demorava meia hora para ser concluída acaba demorando uma hora, ou até mesmo fica parado por um dia inteiro, por conta de alguma falha.

E convenhamos que ninguém quer que isso aconteça, não é mesmo? Sabemos o prejuízo que um dia sem produzir nada pode causar para a empresa.

Os dano causados por uma infraestrutura ineficiente não são só na linha de produção, mas até mesmo nos escritórios. Como por exemplo o envio ou recebimento de email.

O que quero que você entenda com esse tópico é que ter um problema na infraestrutura de TI não é algo que deve acontecer, pois ela causa um impacto de maneira geral na sua empresa, atingindo diversos setores, causando diversos prejuízos…

Quais as vantagens de ter uma infraestrutura de TI sempre bem atualizada

Quando a sua empresa possui uma infraestrutura bem atualizada, você possui algumas vantagens, sendo elas:

  • Garantia de que os seus equipamentos e softwares estão sempre todos bem atualizados;
  • Caso aconteça algum problema dentro da empresa, o tempo de indisponibilidade e lentidão vai ser bem menor. Ao contrário do tempo que levaria se a sua infraestrutura fosse desatualizada.
  • Garante a lucratividade da sua empresa, uma vez que você não vai perder tempo tentando arrumar uma saída para o problema que você teve por conta de uma falha, seja ela qual for.

Para resumir o que foi dito nesse artigo:

  • Lentidão e queda do servidor, indisponibilidade da internet, softwares ilegais ou desatualizados, com versões antigas, equipamentos antigos e fora da garantia, são fatores que tornam uma infraestrutura ineficiente e desatualizada. Além de comprometerem a produtividade da sua empresa, podendo causar prejuízos, sejam eles relacionados a equipes que não conseguem dar continuidade ao seu trabalho, funcionamento de equipamentos e até mesmo falhas ao tentar contatar fornecedores, clientes ou até mesmo colaboradores de sua empresa.
  • Mantenha a sua infraestrutura de TI sempre bem atualizada, para que não haja problemas.

Bom, esperamos que de alguma forma este material tenha lhe ajudado a entender o que uma infraestrutura de TI ineficiente pode causar a sua empresa.

Quer otimizar o seu TI?

Fale gratuitamente com um dos nossos especialistas e saiba quais são as melhores soluções de TI para a sua empresa. Clique aqui e fale conosco.