IaaS – Infrastructure as a Service (Infraestrutura como um Serviço) Neste modelo você contrata sua infraestrutura de TI como serviço, com uma vantagem muito interessante ao modelo tradicional, que é a contratação de servidores virtuais (e outros dispositivos de infraestrutura) ao invés de comprar servidores, roteadores, racks e outras “caixas” de hardware. Aqui você é tarifado por alguns fatores, como o número de servidores virtuais, quantidade de dados trafegados, dados armazenados e outros itens, dependendo de como e com quem (fornecedor IaaS) você trabalha.

IaaS – Infrastructure as a Service (Infraestrutura como um Serviço)

No IaaS, obviamente também é utilizado o modelo pay-per-use, onde a cobrança é baseada no serviço e não em licenciamento de produto, ou seja, se você precisa de 10 servidores para o próximo mês, você contrata a utilização destes servidores por este período determinado e depois, simplesmente cancela a utilização.

O modelo IaaS é apoiado em soluções de virtualização (Ex. VMware, Microsoft, etc.) que são amplamente utilizadas atualmente, adicionando ingredientes extras muito importantes relacionados ao gerenciamento do ambiente. Geralmente num ambiente virtualizado “in company” a questão do gerenciamento fica limitada aos recursos mais básicos como memória, armazenamento e processamento, porém, no modelo IaaS é esperado que o gerenciamento vá além do básico, entregando maior capacidade de provisionamento do ambiente, melhor disponibilidade (por tratar-se de ambiente mais robusto e mais complexo), além do ponto fundamental que é a gestão do custo, pois, o IaaS é comercializado baseando-se na utilização dos recursos, então se não houver um sistema eficiente que gerencie todos os recursos, alguma das partes sairá prejudicada.

Exemplo:

FortiGate – Firewall  e UTM – IaaS/SaaS

Seja qual for a sua necessidade, um Firewall para datacenter de alta performance, um Firewall next-generation para sua empresa ou um dispositivo UTM para o seu ambiente com filiais ou pequeno, médio e grande porte –  existe um appliance FortiGate que vai atender as necessidades específicas de segurança da sua rede.

Para determinadas situações nas quais não é vantajoso para o cliente empenhar budget para compra de equipamentos, licenças, serviços de startup e administração, ou para situações nas quais o cliente não deseja se responsabilizar por esses itens, nem por nenhum item da solução de firewall para focar seus esforços em outras vertentes de negócio, a Tripletech pode ajudar da seguinte maneira:

Nessa modalidade de contrato, toda a responsabilidade de fornecimento dos equipamentos, licenciamento, treinamentos, startup, administração, troubleshooting e renovações, entre outros itens, é de nossa responsabilidade, mediante acordo e contrato com pagamento mensal de serviços com SLA definido e respeitado.

Se o cliente quer dar maior foco em seu core business e não deseja ter preocupações com a solução de segurança na camada de firewall, essa é a modalidade ideal. Saiba mais

Microsoft Azure

Através da Plataforma Windows Azure, além de seus servidores Windows, Linux e outros Sistemas Operacionais x86 e 64 bits é possível criar do ponto zero ou ainda estender sua infraestrutura para o modelo Cloud Computing / IaaS transferindo parte dela para a nuvem, incluindo o Active Directory, armazenamento / backup, aplicações web internas ou externas hospedadas em IIS, Apache etc.

Através de várias soluções integradas na plataforma Azure é possível criar conexões seguras pela Internet e tornar sua infraestrutura flexível, tirando proveito de uma infraestrutura na Nuvem. Você terá uma extensão da sua infraestrutura atual, sem se preocupar com o hardware.

Recomendo o acesso ao site do Windows Azure, pois, existe muito conteúdo em português, e cada um dos itens da solução possui uma grande biblioteca de informações, além de eventos e a comunidade Microsoft que é uma ótima fonte de obtenção de conhecimento. Creio ser mais interessante e objetivo obter as informações diretamente na fonte. Também não deixe de acessar a calculadora disponível no Site do Windows Azure, pois, esta lhe fornecerá uma excelente base para entender como os custos são aplicados.

Saiba mais