Infraestrutura de nuvem e alta disponibilidade para escritório de advocacia? Neste artigo vamos falar um pouco sobre os benefícios que um escritório de advocacia vai conquistar adotando essas tecnologias.

Quando você idealizou seu escritório de advocacia, você planejou um local (prédio ou sala comercial) para atender seus clientes e acomodar os advogados que vão trabalhar com você.

Você pensou nos equipamentos como impressoras, scanner, notebook, desktops, sala de reunião, recepção, o local para armazenar os arquivos e processos em papel, pensou nos softwares jurídicos que vão ajuda-lo a acompanhar os processos, sistema de GED, faturamento e outros.

Você precisa de servidores para instalar sistemas e softwares, além da infraestrutura de TI (rede local) para conectar todos os equipamentos e ter acesso à internet. Além disso, contratar alguns serviços de nuvem, como por exemplo e-mail, backup, armazenamento de arquivo, tudo isso para atender com qualidade seus clientes.

Os riscos às rotinas do escritório

tecnologia para escritório de advocaciaÉ comum pensarmos que somente esta infraestrutura seja suficiente e que estamos guardando as informações de nossas atividades em um lugar seguro. Afinal, fazemos backups dos dados diariamente e enviamos para um lugar seguro fora do escritório.

Ou, fazemos melhor ainda…. contratamos um serviço de backup em nuvem. E agora, nossas informações são enviadas diretamente para um servidor seguro e não precisamos mais nos preocupar com interrupções na operação do escritório.

Como, então poderíamos ter problemas?

Vamos propor uma hipótese possível e muito comum:

Dois dos servidores do escritório apresentaram problemas em suas peças e precisarão ser trocados. Estes dois servidores têm instalado os softwares de uso diário e as informações do escritório.

Embora os dados estão salvos em fita de backup, em um local seguro fora da empresa ou na nuvem, como não estão funcionando mais, as atividades do escritório estão interrompidas. Ninguém consegue mais trabalhar!!!!

Por quanto tempo o escritório de advocacia suportará esta parada em suas atividades?

Horas? Dias? Meses?

O processo de recuperação dos servidores e das atividades do escritório devem ter passos, como por exemplo:

  • Primeiro, trocar as peças com defeito e recuperar os servidores
  • Depois, reinstalar a aplicação em sua versão correta, realizar as atualizações de segurança e testar.
  • E então, iniciar a recuperação (restore) dos backups que podem está em fita ou em um backup na nuvem!!!!

Assim, o escritório voltou as suas atividades!

  • Quanto tempo levou?
  • Quantos clientes o escritório perdeu?
  • Durante essa indisponibilidade como ficou a imagem do escritório e sua credibilidade?

Equipamentos na rede do escritório

Equipamentos que parecem inofensivas à primeira impressão, como um smartphone ou tablet podem ser grandes consumidores de conexão de internet. De tal forma, que acessos essenciais para o dia a dia do escritório podem ficar comprometido, desta forma reduzindo a produtividade e desempenho de todos.

E, caso a sua rede interna esteja sendo usada por estes aparelhos e não tenham o básico de segurança como antivírus, firewall, controle de acesso, é alto o risco de ataque por vírus, cibercriminosos, acesso não autorizado!

Muitas vezes manter um “data center” interno torna o escritório sensível à Intempéries

Por exemplo, a simples falta de energia no local físico, pode causar a interrupção as atividades do escritório. E, novamente, o cliente está desassistido dos serviços prestados pelo seu escritório.

Com o tempo, uma simples chuva o deixará preocupado.

A Tripletech possui o serviço que pode ajudar o seu escritório superar todos estes problemas e implementar um eficiente plano de continuidade de negócio.

O primeiro passo, é criar uma proteção para que não tenha riscos de invasão, malware ou vírus.
Depois, é necessário garantir que os links estejam sendo bem utilizados e que tenha redundância em caso de falha.
O passo seguinte, é preparar o ambiente no data center cloud e conectá-lo com o seu escritório.
Depois de preparado e conectado, chegou a hora de criar uma copia do seu ambiente de TI no datacenter cloud.
Em comum acordo e de forma planejada, vamos definir qual será o melhor momento para desligar e desativar a estrutura local do seu escritório.

A partir deste momento, caso tenha um problema que antes poderia interromper suas operações, como a falta de energia ou algum tipo greve geral, baseado no plano de ação contido no plano de continuidade do negócio, cada pessoa se dirige ao local combinado para continuar seu trabalho…

E quando tudo estiver restabelecido, todos podem voltar para sua rotina no escritório.

Além disso, você ganhou mais um benefício, o acesso remoto. À partir de agora você tem a flexibilidade de trabalhar de onde estiver, de casa, de um cliente, durante uma viagem, as possibilidade são infinitas. Tendo acesso a internet e notebook, você poderá ter acesso as suas informações no momento que precisar. Porém, esse nível de acesso pode ser escalado para as pessoas que realmente precisem ou apenas em um momento de contingência.

Se precisar expandir seus negócios e, para isso, ter que ocupar outros locais físicos, não será mais necessário se preocupar em montar uma infraestrutura de servidores e em criar conexões entre estes locais. Em qualquer lugar, poderá ser montado uma nova unidade do seu escritório e conecta-lo ao data center cloud.

Toda a operação do seu escritório estará garantida em um ambiente seguro que é monitorado 24 horas por dia, durante 7 dias por semana em nosso NOC.

Já que estamos falando sobre disponibilidade e nuvem, aqui vai uma pergunta… Você sabe o que é Cloud Computing?

Se não sabe, não tem problema nós fizemos um guia contando um pouco sobre o que é Cloud Computing e quais benefícios ele fornece. Clique aqui e faça o download do material.

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais:
Siga-nos no Facebook Tripletech Siga-nos no Twitter, Tripletech Siga-nos no Linkedin, Tripletech