Quando uma empresa, não importando o segmento ou porte precisa mover seu data center, seja para um novo data center externo, um ambiente novo para ampliar sua infraestrutura, muitas vezes adiam essa mudança por um motivo: Receio

A movimentação de seus equipamentos é uma atividade sensível e de risco. É uma missão crítica que necessita de muito conhecimento técnico, planejamento e experiência.

Quando escolher um fornecedor de move, é interessante avaliar sua real experiência e modo de trabalho

O Moving do Data Center deve ser feito em três etapas:

Pré-moving

Mudança de data centerNessa etapa o planejamento é fundamental, é importante que o parceiro entenda como é o funcionamento do seu data center, e como deve ser documentado, realizando o mapeamento e inventário dos equipamentos e seus ambientes. Esse planejamento garante o mínimo de downtime durante a movimentação.

É importante conhecer o tempo que o cliente tem disponível para parar os sistemas, o ambiente de produção e realizar o planejamento de equipe, estrutura para realizar a movimentação dentro desse tempo, sem prejudicar a empresa. Quando a indisponibilidade dos sistemas, serviços é planejada com antecedência do dia D (data de movimentação do data center), é possível realizar o double check, garantido a consistência da documentação.

Na etapa de pré-moving é feito o mapeamento e identificação dos equipamentos e serviços do Data Center, gerando a documentação e registro fotográfico do ambiente de origem e destino, nessa etapa é examinado o posicionamento de racks e equipamentos, corredores, escadas que será utilizado para transporta os equipamentos e suas restrições nos locais.

Por que isso é importante?

É a momento de analisar os processos que podem ser aprimorados e, assim, atualizar a documentação, corrigindo as possíveis falhas e garantindo que tudo funcione, sem prejudicar a movimentação do Data Center.

Moving (Dia D)

No momento da mudança do data center, é importante que o fornecedor de serviços de moving, execute o plano de ação, de acordo com a estratégia acorda com o cliente, e em conformidade com o mapeamento e documentação realizada. Tudo para que o moving seja eficiente e garantindo a integração com demais fornecedores envolvidos no projeto, mantendo o plano de trabalho e sinalizar a equipe quando um ponto de atenção possa comprometer o prazo fixado.

Pós-moving

Quando o processo de Data center moving é finalizado, quando todos os equipamentos são instalados e religados, uma equipe técnica fica de plantão para que eventuais problemas possam ser resolvidos de forma ágil.

Uma movimentação de data center nunca é igual a outra. Uma empresa é diferente da outra, tem configurações, sistemas, conexões diferentes, forma de operar única. Sem assim, é importante levar em consideração no planejamento do move data center.

Um ponto de atenção, é o risco de conduzir o moving por conta própria. Por mais que a equipe interna conheça bem o ambiente, é normal que esquecimento aconteçam, detalhes essências sejam perdidos causando riscos para o pleno funcionamento do data center após a movimentação

Mover o Data Center é realmente uma tarefa complexa e sensível, que exige muito conhecimento e experiências. Busque um parceiro que seja referência nesse serviço e garanta a mudança do Data Center sem comprometer seu funcionamento.

Saiba como podemos ajudá-lo em sua movimentação!

Clique e Fale Conosco!

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais:
Siga-nos no Facebook Tripletech Siga-nos no Twitter, Tripletech Siga-nos no Linkedin, Tripletech