Os gastos globais com TI devem crescer 2,9% em 2017 em relação a 2016, totalizando US$ 3,4 trilhões, após uma pequena retração prevista para este ano, segundo estimativa feita pelo Gartner Group.

Os gastos com software e serviços são os principais impulsionadores da expansão do mercado global.

Neste ano, contudo, o Gartner projeta uma retração de 0,3% no mercado, refletindo impactos a Brexit, saída do Reino Unido da União Europeia. “O aumento das despesas em 2017 será parte dos esforços das empresas para ampliar suas operações”, acredita John-David Lovelock, vice-presidente de pesquisa do Gartner.

A expectativa para 2017 é de que o comportamento dos investimentos varie muito entre os diferentes mercados do mundo. De acordo com Lovelock, os países emergentes da região Ásia/Pacífico, África Subsaariana e Grande China devem se expandir em mais de 4,5%, enquanto o mercado de TI da América do Norte e América Latina, em apenas 2,5%.

O mercado norte-americano deve ter uma performance mediana, embora com crescimento signficativo em software e serviços de TI. A redução no ritmo, segundo o executivo, é reflete basicamente uma mudança de padrão no consumo de Pcs, laptops e telefones móveis, combinada com a saturação nos estoques de telecom, que resultaram em queda nos preços.

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais:
Siga-nos no Facebook Tripletech Siga-nos no Twitter, Tripletech Siga-nos no Linkedin, Tripletech