Importância da documentação do seu datacenter

O crescente volume de dados e a demanda para acessar essas informações requer uma infraestrutura de TI cada vez maior, com mais servidores, switches, racks, com isso precisamos manter a documentação do datacenter atualizada.

Documentação de Datacenter 

A documentação ou As-built de um Datacenter é de vital importância para as empresas e os funcionários que vão trabalhar direta ou indiretamente em sua operação. No entanto, muitas vezes esta etapa do projeto não é executada ou após algum tempo não é atualizada.  Como resultado, uma simples mudança ou alteração de equipamentos, ou configurações, podem gerar uma falha na operação que pode levar a uma parada no negócio de sua empresa.

Em todo projeto, seja de movimentação, organização, realocação de Data Center, a documentação pode dar ao responsável de TI uma medida bastante detalhada de como foi implementado cada ambiente deste Data Center.  Esta documentação contém informações concisas/detalhadas para que todos os envolvidos nas equipes de manutenção/utilização do Data Center possam se comunicar.

Um dos segredos de sucesso de um bom As-buit é no comprometimento da  equipe de movimentação/documentação de datacenter na execução da documentação alinhado com as equipe de TI do cliente, desta forma temos um As-built fácil de ser interpretada pelo cliente e demais envolvidos.

Vantagens obtidas através da uma documentação/as-built no projeto do Data Center:
  • Identifica e documenta todas as modificações/desvios no projeto original;
  • Fornece importantes recursos para a manutenção e planejamento futuro;
  • Possibilita uma visão instantânea do projeto existente;
  • Verifica e confirma os ativos, passivos e demais componentes existentes no projeto original, bem como aqueles adquiridos posteriormente;


Está gostando do artigo? temos uma dica de leitura para você:

eBook: Guia de Cloud Computing?
eBook: Guia de Cloud Computing?

Alguns componentes fornecidos pela documentação do Data Center:
  • Planta baixa do datacenter
  • Bayface de Origem/Destino
  • Documentação dos servidores, ativos de rede e demais
  • Topologia de interligação dos ambientes

Com a documentação adequada o cliente possui a ferramenta de comunicação mais importante para o gerenciamento do seu Data Center. Apesar disso, com certa frequência percebemos que esta etapa do projeto é negligenciada.

Profissionais de TI que trabalham diretamente em um Data Center devem saber quão atual está a sua documentação, se os seus registros do projeto implantado poderão ajudá-lo a planejar o crescimento da estrutura e também oferecer um histórico de tudo que foi executado dentro do ambiente do TI.

Estas informações deverão ser suficientes para que as tomadas de decisões sejam feitas da maneira mais segura e correta possível.

Você está com a documentação do seu datacenter em dia? Você ainda não tem uma documentação? Houve mudanças de última hora em seu Datacenter?

Saiba como podemos ajudá-lo com seu Data Center

Clique e Fale Conosco!