A Citrix e a Fujitsu anunciam um acordo OEM que amplia a parceria entre as empresas para ajudar clientes a reduzir o custo e a complexidade da implementação de desktops virtuais (VDI) para clientes corporativos.

Nos termos do acordo, a Fujitsu deve ampliar seu portfólio de soluções para virtualização de infraestruturas de trabalho – peça chave para oferecer aos seus clientes infraestruturas dinâmicas.

A Fujitsu deve integrar o Citrix XenDesktop com a tecnologia de alta definição HDXT em suas soluções para virtualização de desktops, oferecendo ao cliente uma experiência rica e personalizada para usuários finais em qualquer local. A Fujitsu também anunciou planos de adicionar a virtualização Citrix XenServer aos seus produtos PRIMERGY para servidores em rack e blade. Isso deve agregar mais um benefício, especialmente para clientes que já trabalham com o Citrix XenApp.

Desktops virtuais de alta definição

O Citrix XenDesktop será uma das principais tecnologias para os produtos e serviços de Área de Trabalho Virtual e Área de Trabalho Virtual Administrada da Fujitsu, ajudando a melhorar a qualidade da oferta. Por meio da solução conjunta, os clientes da Fujitsu podem rapidamente aumentar a velocidade de implementação de desktops para usuários finais, entregando milhares de máquinas personalizadas numa fração do tempo convencional, e administrando todas as mudanças de maneira centralizada. Além disso, os clientes poderão instantaneamente reabilitar funcionários, em caso de falha de dispositivos, com alguns cliques do mouse.

Os clientes que utilizarem a solução conjunta poderão escolher entre vários sistemas, inclusive servidores PRIMERGY da Fujitsu, prontos para VDI, e thin clients FUTRO certificados pela Citrix ReadyT – todos testados e pré-integrados com o Citrix XenDesktop. A Fujitsu também oferece uma linha completa de serviços de desktop virtual para suportar seus produtos, desde consultoria até projetos e implementação, além de produção e manutenção.

“A virtualização de desktops é um dos principais focos na estratégia de infraestruturas dinâmicas da Fujitsu”, afirma Dieter Herzog, vice-presidente executivo de portfólio de soluções tecnológicas da Fujitsu Technology Solutions. “Nossa meta é criar parcerias com os players mais inovadores em cada segmento do mercado, oferecendo os melhores serviços e soluções para nossos clientes. Graças à experiência com a tecnologia de virtualização para desktops, a Citrix foi uma parceira natural para os nossos produtos e serviços das áreas de Trabalho Virtual e de Trabalho Virtual Administrado. Ao combinarmos o hardware da Fujitsu com o software de virtualização de desktops da Citrix, estamos entregando produtos e serviços completos que ajudam o cliente a aproveitar de maneira rápida e eficiente a migração e a entrega para gestão centralizada de desktops.”

Do desktop ao datacenter

Como parte do acordo, o servidores PRIMERGY RX e BX da Fujitsu também foram certificados para o Citrix XenServer. Além disso, a administração de virtualização do XenServer e do Citrix EssentialsT para XenServerT serão integradas com o gerenciamento de servidores da Fujitsu PRIMERGY, garantindo capacidade de administração e oferecendo ao cliente uma grande variedade de soluções para gestão de virtualização para seus ambientes XenServer. Como resultado, os clientes e parceiros de canal da Fujitsu podem adquirir todo seu hardware, software e serviços para criar e administrar um datacenter virtual dinâmico num único lugar.

“É uma grande satisfação dar continuidade à parceria duradoura com a Fujitsu e ampliar nosso trabalho nos mercados de virtualização de desktops e datacenters,” comenta AJ Jennings, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Citrix. “As soluções de infraestrutura de trabalho virtual da Fujitsu, baseadas no XenDesktop da Citrix com tecnologia HDX, pode reduzir o custo de administração e ao mesmo tempo oferecer uma experiência inédita de alta definição. O Citrix XenServer oferece ao cliente toda a potência de um datacenter corporativo virtual para computação em nuvem, por uma fração do custo de soluções alternativas.”

Disponibilidade

A Área de Trabalho Virtual e Área de Trabalho Virtual Administrada da Fujitsu com Citrix XenDesktop serão disponibilizadas para todos os clientes da Fujitsu por todos os canais a partir de agosto de 2009. As soluções para virtualização de datacenter da Fujitsu baseadas em Citrix XenServer e Citrix Essentials para XenServer também serão disponibilizadas nesta data. Para mais informações sobre estes produtos e serviços, visite: ts.fujitsu.com/products/standard_servers/server_solutions/citrix.html