Por muitos anos, algumas organizações puderam continuar seus negócios, ainda que tivessem pouco apoio da TI.

Hoje a realidade é diferente, a Tecnologia da Informação é um fator crítico de sucesso para a organização.  Com o aumento do peso de importância dentro da organização, a TI passou a ser desafiante.

QUAIS O DESAFIOS QUE A TI DEVE ENFRENTAR?

São Eles:

  • Manter os serviços de TI disponíveis
  • Gerar valor nos projetos de TI
  • Redução de Custos e Riscos
  • Crescimento da complexidade dos ambientes de TI
  • Alinha a TI com o negócio da empresa
  • Conformidade com normas regulatórias
  • Manter segurança sobre as informações

MANTER OS SERVIÇOS DE TI DISPONÍVEIS

A disponibilidade dos serviços de TI se tornou extremamente crítica a ponto de parar o negócio.

A disponibilidade dos sistemas de informações contribui para a produtividade dos usuários e evita desperdícios e prejuízos.

Os gestores de TI devem sempre avaliar seus sistemas para assegurar a alta disponibilidade dos serviços, sem paradas e problemas.

Se a TI parar pode acarretar nos seguintes problemas:

  • Processos críticos do negócio como processamento de pedidos são interrompidos
  • O pessoal da área administrativa fica impossibilitado  de executar suas atividades diárias como envio de e-mails ou  acesso a documentos.
  • Os clientes ficam sem acesso aos call centers,.
  • Isto pode resultar ainda em perda de negócios, redução de lucros e até mesmo interferir na reputação da empresa.

GERAR VALOR NOS PROJETOS DE TI

As empresas precisam obter retorno sobre o valor investido, por isso é importante avaliar e mensurar cada etapa dos processos, verificando discrepâncias e pontos a melhorar, com o objetivo sempre de diminuir custos com qualidade.

A maioria dos projetos mal gerenciados ultrapassam o orçamento inicial ou o prazo de entrega, onde os seus principais problemas são:

  • Requisitos mal definidos
  • Sistemas complexos para serem desenvolvidos
  • Falta de pessoas capacitadas
  • Falta de treinamento interno
  • Avaliação subestimada do esforço necessário
  • Falta de Gerenciamento do Projeto
  • Falta de foco nos projetos

REDUÇÃO DE CUSTOS E RISCOS

Com uma economia instável, é preciso cautela, diminuir cada vez mais os custos de TI.

Os orçamentos estão cada vez mais apertados para a TI e isto cria uma pressão para os departamentos de TI escolherem o portfólio de serviços de TI necessários dentro do orçamento.

A TI lida com informações, medidas preventivas de segurança, sistemas e infraestrutura, fatores que são poucos mensuráveis. Com uma TI projetada e estruturada, que mostra seus benefícios e suas realizações, a empresa poderá mensurar onde estão indo os investimentos.

As principais razões para este aumento de custos são:

  • A maioria das empresas não sabem como associar os custos aos seus ativos de TI.
  • Os orçamentos operacionais aumentam a cada ano devido aos licenciamentos, manutenções e contratos de outsourcing.
  • Projetos mal sucedidos levam a perdas financeiras e perdas de tempo.
  • Os gastos relacionados a TI que são realizados não estão sendo monitorados.

CRESCIMENTO DA COMPLEXIDADE DOS AMBIENTES DE TI

Vivemos em mundo em constante crescimento, principalmente na área de TI. Hoje, existem inúmeros fornecedores e soluções disponíveis no mercado. É preciso avaliar e gerenciar para escolher o melhor prestador de serviços.

Os problemas típicos devido a este ambiente são:

  • Manter a competência técnica da equipe de TI, com treinamentos e cursos.
  • Gerenciar diversas infra-estruturas de TI em várias filiais
  • Adaptar-se a rápidas mudanças e novos desenvolvimentos
  • Gerenciar relações com provedores de serviços externo.

ALINHA A TI COM O NEGÓCIO DA EMPRESA

A TI precisa gerar resultados e consequentemente valor para o negócio. O interesse do uso de TI nas empresas e a inovação contínua propiciada pela TI criam uma vantagem tecnológica para a empresa. A utilização de tecnologias mais recentes está em alta entre as empresas qualificadas tecnologicamente. A meta estratégica para estas empresas será de obter uma vantagem tecnológica sobre os seus concorrentes.

O desenvolvimento de TI deve estar alinhado com o negócio da empresa para poder criar estas vantagens de negócio.

Entretanto na maioria das organizações as lacunas entre o que os usuários esperam e o que a TI pode fornecer continua a existir devido as seguintes razões:

  • Falta de definição dos requisitos de negócio
  • Falta de capacidade de esclarecer as prioridades
  • Complexidade dos projetos
  • Falta de comprometimento da alta direção
  • Problemas de comunicação entre o negócio e a T

CONFORMIDADE COM NORMAS REGULATÓRIAS

Existe muita pressão sobre as empresas para mostrar que elas são eficientes (conformidade com os padrões e regulamentos) e eficazes (lucrativas). Os Regulamentos que governam as operações do negócio impactam o ambiente TI da empresa.

A TI deve dar atenção aos requisitos regulatórios tanto nacionais como internacionais, os  quais se referem a:

  • Governança Corporativa e relatórios financeiros
  • Privacidade e segurança

MANTER SEGURANÇA SOBRE AS INFORMAÇÕES

O bem mais valioso não é material, são das informações existentes, por isso a segurança das informações é um ponto crucial para a TI. É preciso assegurar que todo o sistema de informações da empresa esteve protegido, seja contra problemas internos e externos.

A empresa deve treinar seus funcionários, guiados por uma política de segurança bem elaborada, como normas e regras que vão evitar problemas e prejuízos. Sempre falo, a segurança começa de dentro para fora, não adianta termos inúmeros mecanismos de proteção contra riscos externos, sem um RH consciente.

Estes riscos têm aumentado devido aos seguintes fatores:

  • Uso da Internet expondo os sistemas internos da empresa para o mundo.
  • Vírus e ataque de hackers.
  • Aumento da necessidade por informações
  • Complexidades técnicas dos ambientes de TI e problemas de segurança associados.
  • Falta de responsabilidade dos usuários em relação ao uso dos serviços de TI.

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