Já não é novidade que a tecnologia está em nossa vida diária, e não seria diferente nos escritórios de advocacia. As soluções de TI vieram para agilizar, flexibilizar e aumentar a segurança, integrando as atividades do escritório com sistemas, software que garantem que as informações estão salvas e disponíveis no momento que quiser.

Os serviços jurídicos estão conectados a tecnologia, através de consulta de processos digitais, desta forma os serviços de TI estão ganhando importância no meio jurídico.

Existe escritório que preferem contratar um profissional de TI e outros preferem terceirizar o departamento de TI e dar foco em seu negócio.

A responsabilidade de TI no escritório de advocacia

Serviço gerenciado de TI para escritórios de advocaciaTodos os escritórios, de pequeno à grande porte, tem que lidar com possíveis falhas de segurança ou de equipamentos, que podem comprometer significativamente as informações confidencias de seus clientes!

Os advogados trabalham no limite, com prazo justo e muitas vezes não tem tempo para exercer suas atividades com excelência. Concluindo, o processo judicial eletrônico (PJE) necessidade de condições específicas para seu acesso.

Essas são, algumas das dificuldades que os advogados passam em seus escritórios que são relacionadas à TI. Porém, com o serviço de TI adequado esses problemas são resolvidos, melhorando as rotinas do escritório.

Atualização de sistemas governamentais

Os sistemas governamentais não têm uma padronização adequada, visto que atualizações são liberadas sem maiores testes de compatibilidade, aumentando e muito as dificuldades de TI. Como acessar o PJE sem problemas?

O governo geralmente implementa e/ou atualiza seus sistemas deixando de lado as especificações técnicas que maximização a compatibilidade, ele acaba adotando regras próprias, desta forma sendo necessário atualizações constante e especialmente o Java, para reduzir esse tipo de problemas é fundamental ter uma equipe que já tenha experiencia com esses sistemas.

Gestão de dados confidenciais

O departamento de TI nos escritórios de advogados deve realizar uma gestão segura das informações, que são, em maioria, sigilosas.

A gestão de dados deve ser completa e possuir estratégias de segurança eficientes. É preciso deixar as informações íntegros e disponíveis. Só é possível com atividades rotineiras de preventiva e manutenção dos servidores e com uma política de backup sólida.

Gestão de TI para escritórios de advogados

Essas e outras dificuldades podem ser superadas com o serviço gerenciado de TI focado para escritórios de advogados. Essas atividades são essenciais para a segurança das informações e manter o ambiente funcionando. Sem suporte aos equipamentos, algumas falhas podem comprometer as atividades do escritório.

Já pensou o prejuízo de perder provas de determinado processo, porque o HD deu defeito e não havia backup automático?

Sendo assim, A importância e responsabilidade de TI na advocacia é essência. Quando o escritório possui seu próprio servidor e um profissional de TI, acaba por acumular todas as atividades sobre ele. Isso não é eficiente e pode ser um grande problema, pois, a sobrecarga acarretara em gestão deficiente. Sem contar que esse profissional precisar tirar férias ou se ausentar da empresa, e não terá a experiência e conhecimento das novas tecnologias para manter o escritório atualizado e competitivo.

Uma boa solução para isso é a terceirização do TI para escritórios de advocacia.

Vantagens da terceirização do TI para escritórios e advogados

Beneficios de TI para seu escritório

A terceirização (ou gerenciamento) dos serviços de TI traz, em geral, cinco principais vantagens:

  • Redução de custos: o outsourcing do TI implica em contratação on demand. Conforme as necessidades do escritório, são sugeridas as soluções que se adequam à necessidade. Assim, evita-se o desperdício e reduzindo os custos.
  • Produtividade: os profissionais são certificados e tem conhecimento multidisciplinar, desta forma solucionando os problemas dos advogados de forma mais ágil. Assim, aumentando a produtividade e o lucro do escritório.
  • Agilidade: Com uma TI terceirizada e com anos de experiente em escritórios de advocacia, as rotinas operacionais serão realizadas com agilidade.
  • Segurança: Trabalhando com as melhores práticas da segurança da informação, sistema de firewall, antivírus, controle de acesso seu escritório está protegido.
  • Qualidade: a equipe terceirizada é qualificada para realizar rodinhas diárias, como atualizações automáticas, monitoramento 24×7 NOC, visita técnica programada e quando necessário acesso remoto e/ou visitas emergência.

O outsourcing dos serviços de TI para escritórios de advocacia é muito positivo, pois entrega maior segurança, produtividade e performance, resultando em mais lucro. Com uma equipe especializada terceirizada, o escritório pode lidar com qualquer imprevisto.

Quando é falado sobre TI, sempre surge a seguinte pergunta: Será que a minha empresa precisa de TI para crescer?

Para te ajudar a responder essa pergunta, nós fizemos um ebook falando sobre como o TI ajuda a sua empresa a crescer. Clique aqui para fazer o download do material.

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais:
Siga-nos no Facebook Tripletech Siga-nos no Twitter, Tripletech Siga-nos no Linkedin, Tripletech