Oito em cada dez compradores virtuais confiam no comércio eletrônico, conforme revela o Índice de Confiança do e-Consumidor. O levantamento, feito pela consultoria e-bit e o Movimento Internet Segura (MIS), aponta que 86,11% das pessoas que utilizaram a web para fazer compras no primeiro semestre do ano aprovam o canal.

Em 2008, o comércio eletrônico brasileiro movimentou R$ 8,2 bilhões e, para 2009m a expectativa é de que este valor ultrapasse a casa dos R$ 10 bilhões e registre um crescimento aproximado de 35%.

“O percentual de pessoas que declaram ter suas expectativas plenamente atendidas vem sendo sempre maior do que o mês anterior desde março”, observa Djalma Andrade, coordenador do MIS. “É um  demonstrativo de superação do setor uma vez que o comércio eletrônico tem recebido novos usuários a cada dia  com perfis sociais cada vez menos acostumados a fazer compras não presenciais”.

Metodologia

Para chegar ao resultado, a e-bit colheu mais de 635 mil questionários entre janeiro e junho de 2009 em que os consumidores avaliaram o desempenho de lojas virtuais em quesitos como: Facilidade de Comprar, Seleção de Produtos, Informação sobre os Produtos, Preços, Navegação, Entrega no Prazo, Qualidade dos Produtos, Qualidade do Atendimento a Clientes, Política de Privacidade e Manuseio e Envio dos Produtos.

fonte: B2B Magazine