Para muitos de nós, o aumento do trabalho à distância não é nenhuma surpresa. Há anos que os funcionários estão abandonando suas mesas para trabalhar pela Internet em cenários menos óbvios, em um ambiente mais confortável e muitas vezes mais produtivo. Essa é uma tendência que só deve continuar crescendo. Na verdade, de acordo com a IDC (International Data Corporation), a quantidade de trabalhadores móveis dos EUA está em vias de crescer de 96,2 milhões em 2015 para 105,4 milhões em 2020. No final do período de previsão, a IDC projeta que os trabalhadores móveis representarão quase três quartos (72,3%) da força de trabalho total dos EUA.Trabalho remoto, Microsoft Office 365

Embora a força de trabalho móvel esteja se desenvolvendo há algum tempo, os gerentes ainda estão, de muitas maneiras, tentando acompanhar o desenvolvimento e determinar a melhor maneira de liderar suas equipes quando elas não apenas não estão na mesma sala, mas podem estar espalhadas por cidades, estados ou mesmo países. No entanto, como tantas organizações têm usado um modelo de trabalho à distância por tantos anos até hoje e a tecnologia avançou a passos largos, gerenciar projetos online é certamente mais fácil agora do que no passado. Claro, encontrar o próprio caminho para uma liderança de sucesso dependerá em grande parte do estilo pessoal, da cultura corporativa e dos membros da equipe. Mas se você não sabe por onde começar ou gostaria de adicionar novas técnicas e tecnologia ao que já tem, convém experimentar as seguintes dicas com eficácia comprovada:

  1. Gerenciar resultados, não estilos: funcionários remotos geralmente têm o próprio estilo de trabalho. Alguns podem trabalhar durante duas horas, depois fazer uma pausa para levar os filhos à escola ou sair para buscar/entregar algo e depois trabalhar mais quatro horas, fazer uma pausa e trabalhar as duas últimas (ou mais), enquanto outros podem manter os horários de trabalho regulares. Então, em vez de gerenciar a forma como um funcionário trabalha, concentre-se na qualidade do trabalho dele, se os prazos estão sendo cumpridos e se ele apresenta boas habilidades de tomada de decisão, por exemplo.
  2. Incentive o trabalho em equipe: estar longe dos colegas pode dar a sensação de isolamento, portanto incentive trabalhos em projetos para os membros da equipe trabalharem juntos. Desta forma, sua equipe se sentirá mais conectada entre si e seu departamento se beneficiará de ideias compartilhadas e maior comunicação entre os membros da workforce.
  3. Comunicação: como é possível simplesmente ir até a mesa de alguém ou tomar um café na sala de descanso, os gerentes precisam tomar iniciativas para estabelecer relações com as equipes. Reuniões de acompanhamento semanais ou quinzenais ajudam a tratar de projetos futuros, problemas de desempenho, entre outros. No entanto, em outras ocasiões, uma mensagem instantânea ou uma conversa por e-mail (relacionada ou não ao trabalho) pode ser a melhor forma de falar com alguém. Seja qual for a abordagem, comunique-se com clareza, mas também deixe sua personalidade transparecer. Afinal, quando você está montando e gerenciando uma equipe, é importante que todos saibam com quem estão trabalhando.
  4. Faça reuniões online (com vídeo): todos com a câmera ligada e uma visão compartilhada da sua agenda ou apresentação, assim a equipe não apenas se vê, associando nomes a rostos, mas também vê a área de trabalho do apresentador e tem uma noção clara das informações apresentadas.
  5. Ofereça a tecnologia certa: um bom gerente deve garantir que os membros da equipe tenham todos os recursos para trabalhar de forma eficiente. E quando sua força de trabalho funciona remotamente, isso significa dar suporte aos funcionários com a tecnologia certa. Ao pesquisar suas opções, procure um software que faça o compartilhamento de arquivos de forma segura e simples, funcione em vários dispositivos, como laptops e desktops, tablets e telefones celulares, e possibilite que os funcionários trabalhem nos mesmos documentos simultaneamente. Desta forma, todos terão acesso às mesmas ferramentas, você pode mitigar os problemas de compatibilidade e seus esforços colaborativos podem florescer.
  6. Dê um motivo: os trabalhadores remotos podem se sentir desconectados dos objetivos da organização e não ter uma compreensão clara do trabalho deles na missão da empresa. Se você compartilhar a visão e os objetivos da empresa com sua força de trabalho remota e tratar de como o trabalho deles contribui para o sucesso da organização, a equipe se sentirá menos desconectada da empresa. Isso, por sua vez, inspira as equipes remotas a trabalhar em direção a um objetivo comum e a ser membros produtivos da organização.
  7. Seja inclusivo e elogie: no caso de treinamentos, elogios de um trabalho bem feito e confraternizações, os funcionários externos geralmente são ignorados ou simplesmente esquecidos, o que não ajuda a incentivar a lealdade nem a cultivar relacionamentos. À medida que você gerencia sua equipe de trabalhadores remotos, tente garantir que eles tenham as mesmas oportunidades de treinamento e recebam o mesmo, e elogie prontamente um trabalho bem feito que você ofereceria a trabalhadores no local. Quanto a confraternizações e passeios em equipe, se os membros remotos da equipe não conseguirem ir a um evento, considere dar a eles um pequeno presente ou algumas horas de folga em uma semana. É um pequeno gesto, mas pode ajudar muito a fazê-los se sentir apreciados.
  8. Incentive o equilíbrio entre vida profissional e pessoal: os trabalhadores remotos podem facilmente ficar presos em um projeto ou querer trabalhar um pouco mais antes de dar o trabalho por encerrado. Também é fácil se deixar distrair por cônjuges, filhos e animais de estimação quando projetos são feitos em casa. O ponto principal é encontrar um equilíbrio entre os dois. Ao contratar novos trabalhadores remotos, fale com eles sobre o estabelecimento de uma agenda que eles consigam cumprir e a reserva de um espaço designado apenas para o trabalho. Então, ao fim do dia, eles poderão desligar os laptops e se desconectar do trabalho. Isso os ajudará a relaxar mentalmente e a curtir o tempo fora do trabalho, além de começar a trabalhar com uma cabeça descansada e uma nova perspectiva no dia seguinte.Finalmente, como acontece com a maioria das coisas na vida, você deve liderar pelo exemplo. Quando você adota uma abordagem proativa e transparente perante o trabalho, está disponível para suas equipes e se comunica de forma clara e muitas vezes com os funcionários de inúmeras maneiras, eles percebem que não apenas podem contar com você, mas também confiar em você. Eles verão pessoalmente como você quer que a equipe funcione e seguirão seus passos, ajudando a criar um ambiente virtual de apoio que seja propício para a produtividade móvel e o trabalho exemplar.

    Quer conhecer mais trabalho remoto em seu escritório?

    CLIQUE E FALE CONOSCO!

    Acompanhe a Tripletech nas redes sociais:
    Siga-nos no Facebook Tripletech Siga-nos no Twitter, Tripletech Siga-nos no Linkedin, Tripletech