Essa é a pergunta que diariamente os gestores de TI se fazem!

Como demonstrar a verdadeira importância das decisões de TI para diretoria e presidência, além de justificar o investimento anual?

Um bom exemplo é a história da pata e da galinha. Aonde se diz que quando a galinha bota ovos começa a cacarejar “cantar” e anuncia sua obra. Já a pata é discreta, não “canta”, desta forma ninguém fica sabendo sobre seu ovo maior.

Da mesma forma, que na história da pata e da galinha, TI deve “cantar” seus feitos e conquistas.

Embora, geralmente a área de tecnologia, seja mais parecida com a pata. Discreta e com certa dificuldade de demonstrar suas ações de forma palpável. Desta forma, não aproveitando o marketing positivo que o projeto traz. Como a área de TI basicamente apenas recebe investimento e possui custos, é de grande importância o gestor “cantar” seus feitos e o sucesso dos projetos para diretoria e alto escalão.

Para demonstrar o valor de TI, pode se apresentar números que geralmente não estão em planilhas ou dashboard de monitoramento. Um exemplo, é mensurar a economia mensal conquistada com a nova ferramenta de vídeo conferência, chat online, monitoramento NOC 24×7 ou contratação de serviço gerenciado de TI. O valor hora, o custo de deslocamento, hospedagem foram reduzido com o chat online, vídeo conferência. Além da alta disponibilidade conquistada com a contratação do gerenciamento de ti e NOC! Portanto, gerando horas disponíveis para realizar outras atividades ligadas ao negócio da empresa.  

Imagine uma reunião, aonde é apresentado os números positivos conquistados após a conclusão do projeto? Certamente, aquela impressão que TI é apenas custo será quebrada. Com os números obtidos o alto escalão terá um novo olhar sobre TI e sua gestão.

Desta forma, investimentos em tecnologia será visto como economia a curto, médio ou longo prazo.

Outro ponto importante é conseguir demonstrar como os custos de TI são divididos entre as áreas da empresa. É muito comum em relatórios de custo de TI não ser visualizado que uma solicitação de serviço, ou ampliação de equipamentos de TI seja para a área x ou y da empresa.

Portanto, se a empresa conseguir mostrar o valor rateado da utilização de cada porta de comunicação de voz ou dados do switch. Sobretudo os custos de licenciamento de software, uso de disco, memória, processador e outros itens que cada usuário corporativo deduz dos investimentos TI, ficará fácil monetizar os benefícios das compras e contratos de serviços de TI. Desta forma, o gestor de TI passa a ter um olhar sistemático de todas as solicitações, desde a quantidade de softwares instalados à disponibilidade de portas no switch e/ou PABX.

Quase sempre, estamos presos a gráficos e apresentações cheias de cores, aonde a cor vermelha é a menos desejada. Temos que gerar gráficos, planilhas e painéis com a maior quantidade de indicadores verdes. Vamos sair do padrão! Comece a utilizar não apenas os indicadores tradicionais, mas outros indicadores deixados de lado em nossos OPEX e CAPEX!!!

Fica a dica: Sempre esteja atualizado, participe de grupos de discussão ou fóruns com outros gestores, assim você terá mais chance de trazer para a empresa novas ideias, consolidando sua posição e tornando-se referência!  

Saiba como podemos ajudá-lo

Clique e Fale Conosco!

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais:
Siga-nos no Facebook Tripletech Siga-nos no Twitter, Tripletech Siga-nos no Linkedin, Tripletech