SD-WAN encontrará um lar em muitos segmentos onde a agilidade e a flexibilidade são importantes para redes de grande porte – mas uma indústria em que parece ser sob medida é o varejo.

O consumidor de hoje está mais exigente do que nunca e tem níveis de expectativa mais altos, e os varejistas estão sob pressão constante para melhorar a qualidade da experiência do cliente. Eles devem aproveitar a explosão de dispositivos móveis que os clientes usam e oferecem uma experiência de compras de próxima geração, aonde esses clientes amplificarão nas redes sociais e compartilharão com seus amigos e familiares.

Esse novo modelo é difícil de se fazer em um sistema tradicional de varejo distribuído, onde as filiais se conectam diretamente a Matriz. Essas filiais tendem a ser operações enxutas com a maioria dos funcionários voltados para o cliente no local e sem suporte de TI no local. Normalmente usam MPLS para fornecer acesso a aplicativos corporativos que estão no datacenter privado e, se tiverem sorte, alguma banda larga para acesso a serviços on-line. Se houver uma interrupção, eles dependem de suporte local.

Isso faz com que as redes de filiais sejam essencialmente híbridas em sua natureza e, como tais pontos potenciais de vulnerabilidade – outra área em que o uso de abordagens tradicionais requer uma reconsideração. O varejo precisa de um novo tipo de rede.

Novos clientes, novos dispositivos, novos aplicativos

Como os consumidores se tornaram cada vez mais cidadãos digitais, também sua abordagem de compras foi digitalizada. Em lojas de varejo físicas ou de rua, o uso de banda larga na loja está explodindo à medida que os varejistas colocam tablets, vídeo, som ambiente, sinais digitais e outras tecnologias para funcionar. 

A maioria dos varejistas modernos possui um sistema de ponto de venda em rede que também depende do tipo de configuração de rede que a empresa está usando: e o tipo de configuração de rede que um varejista usa pode ter um impacto significativo na eficiência dos negócios.

Além de novos dispositivos e sistemas na loja, os varejistas fizeram outras melhorias, como adicionar e-commerce e habilitar transações móveis.

Essas podem ser aplicações adicionais que sobrecarregam a rede de um varejista. Não é simplesmente alterar a velocidade da Internet para resolver o problema de desempenho, além disso é uma opção potencialmente cara e que também pode adicionar mais complexidade e mais requisitos de segurança à infraestrutura existente.

Alterar o tipo da rede é o caminho a seguir para os varejistas – tornando a rede definida por software. Esta é a maneira de evoluir a WAN para que a WAN acompanhe as demandas do negócio e as expectativas do cliente.

Por que SD-WAN?

O sucesso com a transformação digital depende da infraestrutura, principalmente da modernização da rede. As empresas precisavam de uma rede ágil e dinâmica capaz de suportar quaisquer aplicativos ou serviços implantados sobre ela. Um SD-WAN é construído especificamente para oferecer este nível de flexibilidade em contraste com as redes legadas.

O SD-WAN é ideal para o setor de varejo, pois simplifica fundamentalmente a rede das filiais e garante que os aplicativos funcionem nos níveis necessários. Uma WAN definida por software torna a rede mais ágil, permitindo que os varejistas juntem sistemas mais distintos de forma fácil. 

Além disso, a SD-WAN oferece aos varejistas a oportunidade de controlar dispositivos conectados em um ou mais locais com software hospedado em outro local, garantindo instalação e provisionamento mais rápidos. 

Além de permitir que as empresas gerenciem suas redes a partir de um local remoto, há vários outros benefícios para os varejistas.

A tecnologia SD-WAN facilita a abertura de novas unidades; não há necessidade de reconstruir ou reprovisionar a WAN, porque a maior parte do trabalho é feita usando software de um local centralizado.

O SD-WAN também permite o uso de aplicativos pesados ​​na banda larga em tempo real, como VoIP ou videoconferência. Por exemplo, se um varejista quiser realizar uma sessão de treinamento de equipe com uma videoconferência da matriz para várias filiais, o SD-WAN permitirá que a priorização da carga de trabalho aloque a largura de banda apropriada. 

O SD-WAN também significa menos visitas as unidades para realizar manutenção ou atualizações. Novamente, graças à sua natureza centralizada e controle remoto, essas tarefas podem ser executadas remotamente.

O futuro da rede de varejo

Empresas de varejo que prosperarão nos próximos anos serão aquelas capazes de empregar aplicativos de alto consumo de banda para manter contato com os clientes em tempo real – e isso significa ter uma WAN que ofereça priorização de aplicativos, desempenho garantido e segurança necessária. Entregar uma experiência de varejo omnichannel aos clientes requer uma infraestrutura robusta e a SD-WAN fornece isso.

A SD-WAN surgiu no momento perfeito para os varejistas. Isso lhes dá a oportunidade de implementar verdadeiras estratégias de transformação digital, e assim há maior lucratividade: de acordo com a SAP, 80% das empresas que adotaram a transformação digital relataram aumento de lucratividade. 

No varejo, a criação da infraestrutura digital correta tornou-se parte essencial de uma estratégia progressiva. A capacidade do SD-WAN de fortalecer dinamicamente as lojas através da rede é um passo essencial para as empresas de varejo.

O sucesso com a transformação digital depende da infraestrutura, principalmente da modernização da rede. As empresas precisavam de uma rede ágil e dinâmica capaz de suportar quaisquer aplicativos ou serviços implantados sobre ela. SD-WAN é construído especificamente para oferecer esse nível de flexibilidade em contraste com as redes legadas.

Soluções de SD-WAN da Fortinet com o novo FortiOS 6.0 foram adotados em todo o mundo em indústrias tão diversas como finanças, varejo, fabricação e atendimento ao cliente.

Se eles precisam suportar algumas centenas de dispositivos móveis, endpoints ou dezenas de milhares de filiais, os clientes Fortinet SD-WAN estão atingindo seus objetivos com a melhor segurança e alta capacidade da funcionalidade SD-WAN.

Fale com um especialista e implemente o SD-WAN