É provável que você tenha a necessidade de mudar seu Data center de local, seja para um novo endereço, ambiente da empresa ou para um local data center externo de alta disponibilidade. Porém, uma movimentação de data center merece atenção, você está tratando com o coração da empresa! Como você fará a migração do Data center?

O processo de moving data center é uma tarefa de missão crítica, uma falha em alguma etapa da mudança pode impactar na disponibilidade ou segurança da empresa. É de extrema importância o planejamento detalhado da mudança e ter uma equipe com expertise e vivência no processo de move data center.

Migração do Data center, a importância na escolha do fornecedor

Movimentar seus equipamentos (hardware) e sistemas (software) é uma tarefa sensível e de risco. Não podemos entregar essa missão para qualquer empresa. É importante está apoiado por um parceiro que tenha anos de experiência, comprovada em centenas de movimentações de Data Center e que seja pioneira no Brasil.

O sucesso no projeto de move data center depende da integração da equipe de moving e o cliente, planejando e trocando informações, desta forma garantindo uma movimentação segura.

O desafio não é apenas “carregar” equipamentos, e sim preservar as informações, manter os equipamentos, realizar testes nos procedimentos e garantir que tudo volte ao normal sem interrupções não planejadas

Entregar seu projeto de movimentação de data center para uma empresa inexperiente além de ser um risco desnecessário, você pode ter diversos problemas como: perda de dados, equipamentos danificados, erro de conexões e muitos mais.

São riscos à continuidade da operação, causando prejuízos para a empresa.

Um parceiro experiente vai separar o projeto de movimentação do data center em fases:

Cada fase tem atividades que vão analisar, detalhar, identificar e documentar, todo o processo para que não tenha riscos as informações e equipamentos, visando maior segurança e agilidade no projeto.

Movimentação de Data center

Local de origem: Antes de começar o processo de mudança, ainda na origem, a equipe realiza a análise dos backups, identifica todos os equipamentos, interface, cabos e conexões, realiza o procedimento de shutdown dos equipamentos, desmonta os equipamentos e faz a limpeza especializada e externa. Além disso, é desmontado e identificado os trilhos e racks, embalados com material antiestático e transportado com seguro e escolta armada.

Local de destino: Chegando no novo espaço físico, a equipe de moving prepara o ambiente aonde ficará os equipamentos inicialmente, realiza a movimentação especializada dos equipamentos sensíveis, desembala. Com a documentação posiciona os racks e monta os trilhos e equipamentos. Também nesta etapa, após o double check são feitas as conexões elétricas e lógicas, power-on, testes de funcionalidade física e acompanhamento dos testes de funcionalidade dos aplicativos junto com o cliente, além da organização e documentação final do cabeamento.

Pós-Moving: Nossa equipe permanece no local por um período determinado, garantindo a eficiência e qualidade do processo. Ao final é realizado a reunião de encerramento, com a entrega de documentação, com desenhos, topologia, plantas baixas, mapa das conexões e fotos.

movimentação de data centerOutro ponto importante e muitas vezes esquecida é avaliar se a empresa escolhida tem todas as documentações (plantas, bayfaces dos racks e planilhas de controle de conexão) para fazer um acompanhamento rigoroso da migração.

Avalie todos esses pontos antes de definir o fornecedor de moving do Data Center e tenha a certeza que seus dados e sistemas estarão protegidos.

 

Procurando um parceiro para movimentar seu Data Center?

Clique e Fale Conosco!

Acompanhe a Tripletech nas redes sociais:
Siga-nos no Facebook Tripletech Siga-nos no Twitter, Tripletech Siga-nos no Linkedin, Tripletech